A Apple retomou as vendas dos modelos Apple Watch Series 9 e Ultra 2, mas teve que desativar a funcionalidade de medição de oxigênio no sangue devido a uma disputa de patente com a empresa de tecnologia médica Masimo.

A mudança implementada pela Apple não remove completamente o recurso dos relógios, mas ao tentar acessá-lo, os usuários são informados de que o serviço "não está mais disponível" e são direcionados para informações adicionais no aplicativo Saúde da Apple.

A disputa legal entre a Apple e a Masimo começou em janeiro de 2020, quando a Masimo acusou a Apple de violação de patentes e apropriação indevida de segredos comerciais relacionados ao sensor de oxigenação no sangue nos modelos recentes do Apple Watch.

Revés para a Apple

A Comissão de Comércio Internacional (ITC) dos EUA constatou em outubro de 2023 que a Apple havia infringido patentes da Masimo, levando a várias batalhas legais. A funcionalidade de medição de oxigênio no sangue foi um destaque nos modelos Apple Watch desde o Series 6, lançado em 2020, e sua desativação representa um revés para a Apple.

A Apple argumenta que a estratégia legal da Masimo é parcialmente direcionada a abrir espaço no mercado de wearables para seu próprio relógio de rastreamento de saúde, que também possui um recurso de medição de oxigênio no sangue.

A solução escolhida pela empresa não remove completamente o recurso dos modelos de Apple Watch afetados - seu ícone de aplicativo vermelho, branco e azul permanece onde sempre esteve. Mas quando os usuários tentam abrir o aplicativo, o smartwatch avisa que o serviço "não está mais disponível" e os encaminha para uma página com mais informações no aplicativo Saúde da Apple.

Resposta à Decisão do Tribunal

A mudança vem em resposta a uma decisão do Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito Federal, determinada na quarta-feira (17), conforme publicado pelo jornal Washington Post. A decisão trazia que uma proibição da importação e venda do Apple Watch entraria em vigor novamente nesta semana.

Antes disso, a proibição havia sido temporariamente adiada, enquanto a empresa apelava formalmente contra uma decisão da Comissão de Comércio Internacional (ITC) dos EUA. A decisão constatou, em outubro de 2023, que a Apple tinha infringido patentes da Masimo no Apple Watch.

A Apple tentará resolver a disputa de patentes com a Masimo desativando o sensor de oxigênio dos Apple Watches Series 9 e Watch Ultra 2 — a medida só vale para os EUA.

A big tech enviou para a CBP, o órgão alfandegário dos Estados Unidos, um documento explicando que essa foi a solução encontrada para não violar a patente da Masimo.

A CBP aprovou a decisão, mas isso não significa que a Apple está livre do processo.

Buscando Alternativas

Oxigenação sanguínea Apple Watch; Foto Divulgação
Oxigenação sanguínea Apple Watch; Foto Divulgação

Para resolver o bloqueio das vendas nos Estados Unidos, a empresa da maçã tenta criar um oxímetro de tecnologia própria, que não esbarre na patente da Masimo.

Não se sabe desde quando a Apple está trabalhando nisso, mas a solução apresentada para a CBP indica que, até o momento, o sensor Made in Cupertino não saiu — o pelo menos ainda não há uma solução que não viole os direitos da Masimo.

Com a CBP aprovando a solução apresentada pela Apple, a fabricante deverá esconder a funcionalidade nos anúncios dos smartwatches.

Como a Apple ainda não entregou um posicionamento oficial sobre o caso, não há informações sobre as próximas etapas da venda do produto.

No entanto, o site da empresa seguia divulgando nos Estados Unidos que o Apple Watch Series 9 e o Watch Ultra 2 possuem sensor de oxigênio no sangue, também chamado de oxímetro.