A Haylou, marca de eletrônicos da Liesheng que, por sua vez, é uma subsidiária da Xiaomi, anunciou na semana passada o Haylou RS5 — seu mais novo relógio inteligente com capacidade de integrar alta performance, acabamento impecável, excelente ergonomia e excelente preço. Depois de alguns dias testando o produto, apresentamos a análise completa do Haylou RS5. Afinal, será que vale a pena? Vamos conferir!

Especificações do Haylou RS5

Haylou RS5
Haylou RS5

O novo Haylou RS5 é leve e confortável, com cerca de 10,5 mm de espessura e pesando apenas 51 gramas. Ele tem um formato retangular com bordas curvas, feita com metal premium de qualidade aeroespacial. Ele é resistente à água e poeira, certificado com IP68. Além disso, oferece mais de 100 opções de personalização para o mostrador, incluindo duas pulseiras coloridas: uma de silicone e outra de tecido.

Especificacções do Haylou RS5
Especificacções do Haylou RS5

Equipado com uma tela AMOLED de 2,01 polegadas, o RS5 proporciona cores vibrantes, brilho excepcional e uma navegação suave. As bordas oferecem um aproveitamento frontal de 75%, e a tela possui uma taxa de atualização de 60 Hz para uma experiência fluida. A resolução atinge 410 x 502 pixels.

Ele ainda conta com Bluetooth 5.2 para uma conexão estável e suporte a chamadas, além de uma bateria de 300 mAh promete até 20 dias em standby ou 7 dias em uso básico, com carregamento fácil através do encaixe magnético incluso. O relógio também monitora a saúde 24 horas por dia, incluindo saturação de oxigênio no sangue, rastreamento automático de estresse e checagem dos batimentos cardíacos. Ele também oferece mais de 150 modos de exercício, incluindo corrida, ciclismo, natação, yoga e esportes variados como basquete, futebol e skate.

  • Dimensões: 50.5 x 38.5 x 10.5 mm
  • Peso: 51 g
  • Resistência a água: IP68
  • Display - tipo: AMOLED
  • Display - tamanho: 2.01
  • Display - resolução: 410 x 502
  • Bateria: 300 mAh
  • Redes de dados: Não possui
  • Wi-fi: Não
  • Bluetooth: LE e 5.2
  • GPS: Não
  • NFC: Sim
  • SIM Card: eSIM
  • Sensores: Batimentos cardíacos, Barômetro, Giroscópio, Pulsioxímetro, Acelerômetro e Luz ambiente

Haylou RS5 - Veja aqui a ficha técnica completa

O que vem na caixa?

O que vem na caixa do Haylou RS5
O que vem na caixa do Haylou RS5
  • Smartwatch Haylou RS5 com pulseira de silicone
  • Pulseira adicional de tecido trançado
  • Manual de instruções
  • Cabo magnético para carregamento

Design e construção

Quando retiramos o Haylou RS5 da caixa, a primeira sensação que temos é a de que é um produto bem feito e elegante, mesmo sendo um modelo de preço acessível e com especificações intermediárias.

Traseira do Haylou RS5
Traseira do Haylou RS5

Ele tem uma forma retangular com bordas curvas ao redor da tela, fugindo daquele conceito quadradão e transmitindo uma discreta inovação. Na lateral, há um único botão que pode ser usado para ativar a tela (se a opção de movimento do pulso estiver desativada) ou para acessar as opções do sistema no dock. Esse botão é também uma coroa giratória que, ao rolar para cima ou para baixo, te permite navegar entre as opções do menu ou os mostradores disponíveis.

Na parte de trás, feita em plástico, há dois polos magnéticos para carregamento no topo da tampa. No centro, há um módulo circular que abriga os sensores para monitorar a condição física. Em termos mais simples, é nesse local que estão os LEDs que emitem a luz verde.

Haylou RS5 é leve e compacto, apesar da sua telona de 2,01 polegadas
Haylou RS5 é leve e compacto, apesar da sua telona de 2,01 polegadas

O relógio é bem compacto e fino. São apenas 10,5 mm de espessura e pesando só 51 gramas. Diferente do RS4 Plus, um querido antecessor dessa nova geração de relógios da Haylou, o RS5 não tem pulseira magnética, o que para mim é uma excelente notícia. Assim como outros lançamentos recentes da marca, ele vem com uma pulseira de silicone moderna com passador embutido, mas acompanha também uma pulseira de tecido trançado que combina muito bem em ocasiões mais casuais.

Pulseira de tecido do Haylou RS5 com feixe de velcro
Pulseira de tecido do Haylou RS5 com feixe de velcro

Sensores

Como qualquer relógio inteligente, o Haylou RS5 integra os recursos mais básicos para o monitoramento de sinais vitais e condicionamento físico. Dentre eles, temos os sensores que monitoram os batimentos cardíacos, nível de oxigênio no sangue, contador de passos e monitor de sono.

E atenção mulherada: algo que eu cobrei bastante em outros lançamentos da Haylou foi o sistema para vocês poderem acompanhar o ciclo menstrual. Embora eu não use esse recurso (por motivos óbvios), na minha opinião é uma função muito útil e indispensável, mesmo em relógios mais baratinhos. Como uma grata surpresa, o Haylou RS5 conta com essa opção e, se você manter ele conectado via Bluetooth com seu celular, pode acompanhar também seu ciclo também pelo app Haylou Fun no celular.

Funções

Monitor de oxigênio no sangue
Monitor de oxigênio no sangue

Além dos sensores, vamos falar também das funções que o Haylou RS5 oferece — e são realmente muitas. Abaixo, vou listar os recursos na mesma ordem em que eles aparecem no dock e farei um breve resumo da minha impressão durante o teste. Destaque para algumas delas:

SOS: similar com o Apple Watch, você pode configurar um telefone de contato para o relógio ligar quando você precisar. Imagine um ciclista ou um corredor que sofre um acidente em seu percurso e precisa chamar o socorro ou avisar alguém. Basta apertar o botão do relógio três vezes e ele fará a chamada configurada SOS.

Controlador de voz: como ele tem microfone e alto-falante embutido, é possível acionar o Google Assistente do seu celular direto pelo relógio, um recurso muito útil.

Senha: para quem desejar manter a segurança e privacidade dos seus dados, é possível configurar uma senha para poder acessar as principais funções do relógio.

Controlador de Música: foi o recurso que mais utilizei e que funciona muito bem com qualquer um dos reprodutores de músicas disponíveis atualmente. Testei com Spotify e Deezer e funcionou muito bem. É possível ver o nome da música, pausar, pular para a próxima faixa, voltar para a anterior, iniciar a reprodução e controlar o volume.

Esportes: ao todo, são 150 modos suportados entre esportes e atividades físicas. Alguns deles são Caminhada, Ciclismo, Pular Corda, Hipismo, Dança, Boxe, Remo, Futebol, Basquete, entre outros.

Clima: esse recurso permite acompanhar a temperatura climática de forma precisa e ainda exibe uma previsão do tempo para os próximos sete dias.

Calculadora: nem todos os relógios permitem isso, mas pode ser uma mão na roda ter um relógio com calculadora, mesmo em 2024.

Cronômetro: esse recurso funciona como um cronômetro simples e permite iniciar a contagem do tempo da forma que todos nós já conhecemos. Durante a contagem, é possível pausar ou marcar um determinado tempo.

Ele ainda tem outros recursos comuns em relógios como Timer, Cronômetro, Despertador, além de outros recursos extremamente uteis, como Lanterna, controlador remoto de Câmera e a função Me Encontre, que serve para procurar seu celular perdido ou vice-versa. Também dá para acompanhar nível de respiração, humor e pressão, um conjunto bastante completo.

Aplicativo

App Haylou Fun tem opções de respostas rápidas para chamadas e configuração de Chamada de Emergência SOS
App Haylou Fun tem opções de respostas rápidas para chamadas e configuração de Chamada de Emergência SOS

Para configurar, controlar e até mesmo parear o Haylou RS5 com o seu smartphone, é necessário utilizar o aplicativo Haylou Fun. O app é bonito funciona muito bem. Dentre os relógios que já testei, é um dos melhores aplicativos que já vi.

A partir dele, é possível alterar o idioma do relógio, configurar o tempo de exibição da tela, escolher quais as notificações serão transmitidas para o relógio, ativar o aviso de sedentarismo, acompanhar os dados coletados pelos sensores, nível de bateria do relógio e muito mais. Além disso, gostaria de aproveitar esse tópico para elogiar o trabalho que a Haylou tem feito. Esse é o primeiro relógio chinês que todas as funções estão corretas, com o nome certinho. Isso signfica que não temos o botão "Desporto" para as funções de esportes. Ponto para a Haylou!

Bateria

A bateria do Haylou RS5 tem incríveis 300 mAh que, segundo a fabricante, é capaz de durar até 7 dias longe da tomada, dependendo do seu tipo de uso. A autonomia de bateria é um fato muito relevante para mim, afinal, quem gosta de ter que recarregar a bateria todo dia?!

Se você se preocupa com isso também, saiba que pode ficar tranquilo. O meu tipo de uso envolve um nível de brilho próximo a 20%, ativação da tela com movimento do pulso ativada durante o dia, nível de vibração médio e Modo Não Perturbe ativado durante a noite. Desse modo, consegui fazer o Haylou RS5 durar 5 dias longe da tomada. Então, não é um vislumbre, mas dá para passar de ano. Além disso, com apenas 40 minutos na tomada é possível encher o tanque da bateria.

Haylou RS5 conectado ao carregador magnético
Haylou RS5 conectado ao carregador magnético

Pontos positivos

Vamos então listar os pontos positivos do Haylou RS5 e é claro que eu não poderia começar sem falar da tela. Temos aqui um telão AMOLED de 2,01 polegadas de altíssima qualidade. A escolha da tela contribui muito para uma excelente autonomia de bateria, já que o preto é extremamente puro, nível de brilho excelente mesmo em ambientes claros e atende. A taxa de atualização básica de 60 Hz não permite um movimento suave e a impressão que dá é que a sensibilidade ao toque não é tão boa quanto do Haylou RS4 Plus e o recém-lançado Watch R8, mas também funciona muito bem.

O segundo ponto positivo fica mesmo por conta da bateria. Como eu disse, ninguém merece ter que ficar recarregando a bateria todos os dias. A proposta da Haylou é oferecer uma semana longe da tomada, o que já é suficiente para o meu tipo de uso e atende muito bem a minha necessidade. Até poderia ser melhor, mas OK, são muitas funções e isso gasta energia, e compreensível.

Haylou RS5 carregando
Haylou RS5 carregando

Mas eu não posso terminar esse review sem falar de novo do cuidado da Haylou ao consertar tudo o que tinha de errado em outros produtos, como é o caso da tradução do app e dos menus no próprio relógio. É realmente emocionante ver que as avaliações do Oficina da Net funcionaram, pois a gente falou muito sobre isso aqui.

Pontos negativos

Não é exatamente um ponto negativo, mas a única observação que eu queria fazer é que a opção chamada de "Pressão" deveria ser chamada de "Estresse", pois isso pode causar confusão para quem não está lendo esta análise. Não é um erro de tradução, apenas uma escolha não tão comum da empresa ao se referir a uma função que analisa a pressão não arterial do usuário. Aqui no Brasil, é comum as pessoas pensarem que essa função de Pressão é para medir a pressão arterial, mas não é o caso aqui.

Para ficar melhor compreendido, a função Pressão podia se chamar Estresse
Para ficar melhor compreendido, a função Pressão podia se chamar "Estresse"

Afinal, vale a pena comprar o Haylou RS5?

Haylou RS5 é um baita relógio, moderno, completo e barato
Haylou RS5 é um baita relógio, moderno, completo e barato

Lindo, moderno e um Apple Watch barato: essa é a descrição perfeita para o Haylou RS5. Durante o meu teste, consegui perceber as mudanças que a Haylou fez após as diversas avaliações que fizemos aqui de outros produtos da empresa. O RS5 é confortável, muito elegante e tem uma pulseira adicional, um diferencial bem bacana para quem gosta de brindes. Tudo funciona muito bem, inclusive as chamadas e controle de voz direto pelo relógio.

Dito isso, o meu veredito final é SIM, vale muito a pena comprar o Haylou RS5, especialmente por conta do seu preço. Ele custa menos de R$ 240 no AliExpress, um preço muito bom para tudo o que ele oferece. Vale lembrar, porém, que o AliExpress não está exibindo o calculo das taxas de importação para este produto, então é possível que ele seja taxado quando chegar aqui no Brasil. No meu caso, a taxa foi de R$ 88, então o relógio saiu por R$ 328, ainda um preço bom na minha opinião, até por que tem frete grátis.

Haylou RS5
9.4
Prós
  • Excelente acabamento
  • Muitas funções úteis
  • Tem duas opções de pulseiras
  • Tela grande
  • Alto-falante e microfone de boa qualidade
  • Aplicativo muito bom
  • Preço interessante
Contras
  • Eficiência da bateria podia ser um pouco melhor
  • Tela podia ter 90 Hz

Como comprar o Haylou RS5?

O Haylou RS5 está disponível em pré-venda, e pode ser adquirido pelo AliExpress ou site oficial da Haylou. O preço oficial é de R$ 479, mas durante esse período de lançamento, você pode adquirir o seu com 50% de desconto, saindo então por exatos R$ 239,55. Confira abaixo o preço e link do AliExpress:

👉 Comprar o Haylou RS5 por R$ 239,55

Para mais informações, acesse o site oficial da Haylou.