A Haylou, empresa parceira do Oficina da Net já de longa data, nos enviou desta vez o Haylou Watch R8 — o novo relógio inteligente da marca, capaz de integrar dezenas de funções, algumas até inesperadas, design esportivo, tela de altíssima qualidade e bateria para ninguém botar defeito. Mas e os pontos negativos? Será que vale a pena comprar o Haylou Watch R8 por menos de R$ 150? Confira a resposta nessa análise completa.

O que vem na caixa?

O que vem na caixa do Haylou Watch R8. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
O que vem na caixa do Haylou Watch R8. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
  • Smartwatch Haylou Watch R8
  • Manual de instruções
  • Cabo magnético para carregamento

Especificações do Haylou Watch R8

O Watch R8 é equipado com uma tela AMOLED de 1,43 polegadas e uma taxa de atualização de 60 Hz, além de ser mnuito resistente, proporcionando o máximo conforto e segurança aos usuários em suas aventuras mais extremas, suportando temperaturas que variam de -40°C a 55°C e apresentando resistência à água no padrão 3ATM.

Além disso, o Haylou Watch R8 oferece recursos avançados de monitoramento de saúde, incluindo sensores para rastreamento dos batimentos cardíacos, sensores de movimento para monitorar atividades físicas e um sensor SpO2 para medir a saturação do sangue.

Ele também tem conectividade Bluetooth 5.3 e suporte a assistentes de voz, bateria de 300 mAh que segundo a fabricante, é capaz de durar aproximadamente 7 dias com o monitoramento da frequência cardíaca ativado 24 horas por dia. No mais, o relógio pesa apenas 85 gramas e possui uma pulseira de 22 mm de largura.

Design e construção

Design do Watch R8. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
Design do Watch R8. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

O Haylou Watch R8 é um relógio esportivo, então ele não é tão fino e compacto como a maioria dos smartwatches que eu já testei por aqui. Ele lembra muito o design dos relógios G-SHOCK, com uma armadura protetora na parte frontal, feita justamente para proteger a tela de batidas, quedas e outros acidentes. Ele possui um formato circular com bordas espessas ao redor da tela que, inclusive, é de altíssima qualidade.

Coroa giratória e um dos dois botões do Haylou Watch R8. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
Coroa giratória e um dos dois botões do Haylou Watch R8. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

Na lateral, ele possui um três botões que servem para acionar ou apagar a tela (se a opção de movimento do pulso estiver desativada), abrir rapidamente o menu de esportes e uma coroa giratória que serve para navegar entre os menus do sistema ou trocar os mostradores da página inicial. Nessa borda lateral, encontramos o speaker do alto falante, enquanto o microfone está posicionado na parte de trás do relógio, bem próximo aos sensores.

Traseira do Haylou Watch R8. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
Traseira do Haylou Watch R8. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

Falando na traseira, encontramos uma plataforma circular com acabamento em vidro onde estão posicionados todos os sensores e os polos magnéticos para o sistema de carregamento por indução. As pulseiras são em silicone mantém o tamanho 22 mm. Com isso, você pode trocar facilmente a pulseira do relógio por qualquer uma com essa medida.

Sensores

Sensor de saturação do sangue. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
Sensor de saturação do sangue. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

Como qualquer relógio inteligente, o Haylou Watch R8 integra os recursos mais básicos para o monitoramento de sinais vitais e condicionamento físico. Dentre eles, temos os sensores que monitoram os batimentos cardíacos, nível de oxigênio no sangue, contador de passos e monitor de sono. Também tem a opção de aferimento de pressão, nível de estresse e para as mulheres, o relógio oferece ainda o acompanhamento do ciclo menstrual.

Funções

Controlador de música do Watch R8. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
Controlador de música do Watch R8. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

Além dos sensores, vamos falar também das funções que o Haylou Watch R8 oferece — e são muitas. Abaixo, vou listar os recursos e farei um breve resumo da minha impressão durante o teste.

Menu de chamada: recurso que permite acessar a lista telefônica, o registro das últimas chamadas e o teclado número para fazer uma nova chamada. Vale lembrar que para isso, é necessário que o relógio esteja pareado com o celular via Bluetooth.

Desporto: a tradução correta seria "esportes", mas é aqui que você acessa as opções de exercícios suportados. Dentre as opções, temos corrida, esteira, caminhada, ciclismo, escalada, basquete, badminton, futebol e ioga, além de treino customizado.

Frequêcia cardíaca: aqui é possível acompanhar os seus batimentos cardíacos.

Esforço: aqui você acessa o gráfico das suas últimas atividades, como se fosse um histórico.

Pressão arterial: também é possível aferir a pressão arterial, o que é um recurso interessante, claro, mas que eu não consegui usar.

Oxigênio sanguíneo: aqui você acompanha o nível da sua saturação sanguínea.

Voz: é possível sincornizar o relógio com um assistente virtual do seu smartphone e acioná-lo diretamente do relógio.

Função Voz só funciona se tiver pareado com o seu celular. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
Função Voz só funciona se tiver pareado com o seu celular. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

Também tem outras funções comuns em outros relógios, como cronômetro, encontrar telefone, controlador da câmera do celular, tempo, controlador de música, alarme e calendário. Vale lembrar ainda que arrastando o dedo de cima para baixo na tela inicial, é possível acessar opções como modo noturno, nível de brilho da tela e outras configurações.

Aplicativo

Para configurar, controlar e até mesmo parear o Haylou Watch R8 com o seu smartphone, é necessário utilizar o aplicativo Haylou Watch. A maioria dos relógios da marca funcionam com o app Haylou Fun, que é muito bom por sinal e já estou bastante acostumado, mas fiquei feliz em ver que existe um app prório para os relógios topo de linha — um carinho especial por parte da Haylou.

App Haylou Watch. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
App Haylou Watch. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

A partir do app, então, é possível alterar o idioma do relógio, configurar o tempo de exibição da tela, escolher quais as notificações serão transmitidas para o relógio, ativar o aviso de sedentarismo, acompanhar os dados coletados pelos sensores, nível de bateria do relógio e muito mais.

O Haylou Watch R8 — assim como vários outros relógios da marca — conta com muitas opções de mostradores disponíveis. Alguns bonitos, outros lindos, alguns infantis e outros sem chance nenhuma de utilização. O relógio já vem de fábrica com 10 mostradores na memória e mais uma porrada no app, o que é simplesmente sensacional.

Bateria

Haylou Watch R8 carregando. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
Haylou Watch R8 carregando. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

A bateria do Haylou Watch R8 tem 300 mAh que, segundo a fabricante, é capaz de durar aproximadamente 7 dias com o monitoramento da frequência cardíaca ativado 24 horas por dia. A autonomia de bateria é um fato muito relevante para mim, afinal, quem gosta de ter que recarregar a bateria todo dia?! Se você se preocupa com isso também, saiba que pode ficar tranquilo.

Durante os testes que fiz, usei o relógio de maneira bem frenética, com o brilho em 80%, ativação da tela com movimento do pulso ativada durante o dia, nível de vibração médio e monitoramento de frequência cardíaca ativado. Mesmo assim, consegui aproveitar o relógio por 6 dias completos e 4h30 aproximadamente. Com isso, ele não durou os sete dias que a empresa promete, mas dá para passar de ano. Aprovado!

Carregador conectado. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
Carregador conectado. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

Pontos positivos

Tela AMOLED de altíssima qualidade, menu de Apple Watch e muitos mais. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
Tela AMOLED de altíssima qualidade, menu de Apple Watch e muitos mais. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

Primeiro grande ponto positivo que gostaria de destacar sobre o Haylou Watch R8 fica por conta da sua tela. Além de ter uma resolução perfeita, onde tudo se encaixa com o máximo de precisão, as cores são vivas e nítidas, mesmo se você preferir configurá-lo com um nível de brilho menor. Falando nisso, mesmo no sol, dá para enxergar tranquilamente o que tem na tela. Também vale falar de sensibilidade ao toque na medida certa — nem de mais e nem de menos. E mais um detalhe: ele tem a função Always on Display, que deixa a tela sempre mostrando a hora.

Para o meu tipo de uso, outra coisa que adorei no Watch R8 é a quantidade de itens para personalização. São muitas opções de mostradores, um aplicativo bastante completo e funcional, bem como uma grande quantidade de funções nativas do relógio e também do seu aplicativo. Falando em funções extras, o relógio tem a opção de configurar uma senha, garantindo segurança e privacidade. Se ativado, toda vez que você tentar entrar no menu, será solicitado a senha.

Por fim, uma coisa que me incomodava muito em outros relógios da Haylou era a pulseira que acompanha o dispositivo. Acontece que era curta demais ou tinha um passador embutido na própria pulseira que limitava o acesso para quem tem um braço mais largo, como eu. Esse não é o caso do Watch R8. Por ser um modelo esportivo, a Haylou inseriu aqui uma pulseira grossa, resistente e que combina perfeitamente com o relógio em si.

Pontos negativos

Um GPS deixaria esse relógio perfeito. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
Um GPS deixaria esse relógio perfeito. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

Como nem tudo são flores, o Haylou Watch R8 tem também alguns fatores negativos. Por exemplo, senti falta de um GPS, talvez o principal recurso que o faria competir frente e frente com outros grandes players do mercado, como o Galaxy Watch, Huawei Watch GT e Apple Watch. Sem esse recurso, caso você queira realizar alguma atividade física em ambientes externos, como uma corrida ou caminhada, vai precisar sempre levar o celular contigo para monitorar rotas, distância percorrida e velocidade média.

O segundo problema que me incomodou está relacionado com a tradução dos recursos para o português brasileiro. Assim como diversos relógios chineses, o Haylou Watch R8 não é tão preciso na descrição das funções para o nosso idioma. Um exemplo, a função "Desporto" deveria de chamar "Esportes", e isso pode confundir muita gente que não está lendo este review.

Afinal, vale a pena comprar o Haylou Watch R8?

O Haylou Watch R8 é um baita relógio, melhor que todos que eu já testei em sua categoria. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
O Haylou Watch R8 é um baita relógio, melhor que todos que eu já testei em sua categoria. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

Não tem como não indicar o Haylou Watch R8, ainda mais por que ele está com preço especial de R$ 141 no AliExpress durante esse período de Black Friday. O preço original dele fica na casa dos R$ 400, e aí seria díficil indicá-lo, até por que existem outro modelos com GPS embutido com preço próximo a esse. Mas por menos R$ 150 atualmente, podemos dizer que ele é imbátivel.

"O Haylou Watch R8 é um relógio completo, perfeito para quem ama personalização, boa tela e excelente bateria. Eu afirmo: não existe opção mais linda por essa faixa de preço! É o meu mais novo relógio favorito da marca, superando o querido RS4 Plus."

— Adalton Bonaventura

Haylou Watch R8
9.0
Prós
  • Tela de altíssima qualidade
  • Muitos recursos extras
  • Excelente autonomia de bateria
  • Tem acompanhamento de ciclo menstrual
  • Faz e recebe ligações
Contras
  • Recursos traduzidos de forma errada
  • Sem GPS
  • Sem sistema para instalar apps

Como comprar o Haylou Watch R8?

Haylou Watch em oferta na Black Friday do AliExpress sai por menos de R$ 150. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net
Haylou Watch em oferta na Black Friday do AliExpress sai por menos de R$ 150. Foto: Adalton Bonaventura/Oficina da Net

O Haylou Watch R8 está disponível no AliExpress por apenas R$ 141 até o dia 30 de novembro, ás 4h59 (horário de Brasília). O link abaixo é da própria loja da Haylou na plataforma, com frete grátis para todo o Brasil:

👉 Comprar o Haylou Watch R8 por R$ 141