No geral, a grande maioria dos dispositivos eletrônicos com foco em custo-benefício vem da China, sendo boa parte desses modelos pertencentes ao portfólio da Xiaomi, seja de forma direta ou não. Uma das parceiras da gigante chinesa é a IMILAB, empresa que anunciou recentemente o W12, smartwatch de entrada com foco em baixo orçamento, mas que entrega as principais funções de outros modelos do mercado.

O relógio foi enviado para o Oficina da Net, que agora faz a análise para apontar os pontos positivos, negativos, quais os concorrentes à altura e se vale ou não a pena comprar o wearable. Sem mais delongas, confira o review do IMILAB W12!

Especificações do Xiaomi IMILAB W12

O que vem na caixa do IMILAB W12? (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
O que vem na caixa do IMILAB W12? (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

O que vem na caixa?

  • Smartwatch Xiaomi IMILAB W12;
  • Cabo magnético para carregamento;
  • Manual de instruções.

Design e tela

Começando pelo aspecto visual, estamos falando de um smartwatch que ostenta um visual moderno, ao mesmo tempo que é também elegante, construído de uma forma eficiente e com acabamento sem defeitos. Seu design tem um formato circular com um tamanho bem maior em relação a outros modelos da mesma categoria, mas vem equipado com a mesma tela comum de 1,32 polegadas e resolução HD.

Os dois botões físicos na lateral do W12. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Os dois botões físicos na lateral do W12. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Em relação aos materiais escolhidos para a construção do relógio, encontramos alumínio nas laterais, garantindo leveza e elegância, porém a traseira é feita de plástico. Ainda sobre a traseira, encontramos os sensores de monitoramento de sinais vitais no centro da tampa, e os dois pontos magnéticos para carregamento no topo do casco.

As pulseiras são feitas em silicone, mas não possuem tanta elasticidade. No geral, tem um tamanho bom, mesmo para agradar usuários com o pulso mais grosso. Na ponta da pulseira temos o feixe que aloja o logotipo da IMILAB, além de dois passantes para guardar o restante da pulseira em torno do pulso.

Por último, mas não menos importante, o IMILAB W12 possui dois botões físicos na sua lateral direita, sendo um para ligar e desligar a tela e outro que funciona como atalho para abrir os modos esportivos. Vale lembrar também que ele possui certificação IP68, mas não pode ser mergulhado, apenas respingos.

Funções e sensores

Quando pareado com o smartphone, é possível receber notificações de diferentes aplicativos, bem como aceitar ou recusar chamadas, ler mensagens de texto, obter informações sobre o clima, ativar a câmera do celular e controlar a reprodução de música, o que inclui pausar, avançar ou retroceder, mas não é possível controlar o volume.

Na seção Funções, há três opções de aplicações nativas, sendo uma para localizar o smartphone por meio de um toque, e duas opções de cronômetro: uma que conta de forma crescente e outra que faz em contagem regressiva a partir de três opções de tempo determinada, sendo 1, 5 ou 15 minutos, mas também existe a possibilidade de personalizar com o tempo que desejar.

Dentro da opção Treinamento, encontramos as 13 atividades físicas suportadas pelo smartwatch, o que inclui corrida, caminhada, ciclismo, escalada, bicicleta ergométrica, yoga, pular corda, ginástica, badminton, tênis de mesa, remo, sit-ups (abdominais) e treino livre.

Em relação às Configurações, sentimos falta de mais opções, como a de escolher o tempo de exibição da tela. Pelo relógio, é possível configurar apenas os mostradores, o nível de brilho da tela e a ativação do modo silencioso.

Os sensores funcionam muito bem e mostram os resultados de forma precisa. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Os sensores funcionam muito bem e mostram os resultados de forma precisa. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Quanto aos sensores, o W12 conta com suporte a contagem de passos, monitoramento de sono, SpO2 para apurar a saturação de oxigênio no sangue, bem como para monitorar a frequência cardíaca.

Software

O software instalado no relógio não é otimizado e nem tão responsivo quanto o de outros modelos da mesma categoria, porém, não deixa a desejar. O destaque, nesse sentido, fica para o aplicativo GloryFit que é o responsável por gerenciar as funções do IMILAB W12 no smartphone.

O aplicativo entrega todas as informações como contagem de passos no dia, período de sono leve e pesado, e histórico de batimentos cardíacos durante aquele dia de forma precisa e de fácil entendimento. Por ele você pode realizar configurações mais específicas, como definir os apps que serão notificados no relógio, idioma e até o tempo de exibição da tela que não está disponível no relógio.

O aplicativo GloryFit é um dos melhores entre os dispositivos de entrada provenientes da China. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
O aplicativo GloryFit é um dos melhores entre os dispositivos de entrada provenientes da China. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Por fim, o IMILAB W12 agrada os usuários que priorizam as opções de personalização, já que são 6 tipos de amostradores instalados direto no relógio e um total de 83 opções pelo aplicativo, além da opção de configurar a tela principal do smartwatch com uma foto da sua galeria, abrindo assim infinitas possibilidades.

Bateria

A bateria empregada nesse smartwatch tem 300 mAh que, segundo a fabricante, garante uma autonomia de até 30 dias em modo stand-by. Durante os nossos testes, configuramos as opções que otimizam o consumo de energia, com o objetivo de esticar o máximo de tempo possível longe da tomada. Com baixo brilho de tela, modo silencioso ativado durante a madrugada e baixo nível de vibração, conseguimos alcançar 13 dias com apenas uma carga.

Quando for necessário recarregar a bateria, basta conectar o cabo com a ponta magnética na parte de trás do relógio, similar ao Apple Watch e Galaxy Watch. Depois disso, você pode conectar o outro ponto do cabo a um adaptador de tomada, ou qualquer outra porta USB disponível em computadores, notebooks, TVs, aparelhos de som e por aí vai.

Pontos positivos

O principal destaque do IMILAB W12 é a grande quantidade de opções de personalização. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
O principal destaque do IMILAB W12 é a grande quantidade de opções de personalização. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

O IMILAB W12 me agradou nos quesitos de autonomia de bateria, aplicativo que funciona de forma clara e com muitas opções de personalização.

Um dos principais pontos que levo em consideração na hora de escolher um relógio para uso está relacionado à capacidade de bateria. É horrível ter que recarregar o relógio a cada um ou dois dias, o que não acontece com o IMILAB W12. Se economizar o máximo de energia, mas mantendo as principais funções ativas, você vai precisar recarregá-lo apenas 3 vezes em um mês.

Quanto ao aplicativo, a experiência oferecida é uma das melhores. Tudo funciona de um jeito organizado e fluido, mesmo se tratando de um app chinês que sofre com traduções para o português. Os gráficos que são exibidos na tela inicial do app reúne todas as informações de sono, frequência cardíaca, saturação de oxigênio no sangue e contagem de passos de uma forma muito clara e de fácil entendimento.

Além disso, não posso deixar de destacar o número de mostradores que o app oferece. Já que estamos falando de um relógio de entrada, que se resume a poucas opções de interação, as 83 opções de personalização chamam a atenção de usuários como eu.

Pontos negativos

Mas como nem tudo são flores, está na hora de falar dos pontos negativos do IMILAB W12. Posso dizer que uma das maiores decepções é a ilusão de ser um relógio com uma tela maior, quando ele não é. A tela dele até possui uma definição de imagem interessante, mas poderia ter um maior aproveitamento de toda a área frontal. Além disso, a sensibilidade ao toque não é muito precisa. Você tem que arrastar o dedo mais de uma vez na tela para chegar na tela/opção que desejar.

A tela do IMILAB W12 não é tão grande quanto parece. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
A tela do IMILAB W12 não é tão grande quanto parece. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Embora ele ofereça muitas opções de watchfaces para personalização, encontrei dificuldades para instalar esses mostradores no relógio. Não sei se isso está relacionado com alguma incompatibilidade com o meu smartphone principal, mas o procedimento de instalação é muito demorado, chegando a até 4 ou 5 minutos.

Se você for uma pessoa indecisa sobre qual a melhor watchface para seu relógio, é possível que você leve muito mais tempo do que o necessário na hora instalar os mostradores. Espero que uma atualização corrija esse problema.

Concorrentes

Abaixo listamos outros dois modelos de smartwatches que possuem a mesma faixa de preço do Xiaomi IMILAB W12.

Blulory Glifo 5 Pro

O mais barato relógio com GPS e Strava nativos. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
O mais barato relógio com GPS e Strava nativos. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Durante a nossa análise, você deve ter percebido que em nenhum momento falamos sobre a disposição de GPS embutido no IMILAB W12. Isso significa que se você quer um relógio para acompanhar suas atividades, mesmo sem ter o celular por perto a todo momento, ele não deve ser o modelo ideal para você. Nesse caso, o Blulory Glifo 5 Pro oferece um design diferente, conta com suporte para GPS e Strava, e ainda vem com uma pulseira de brinde.

Xiaomi Mibro Lite

Mibro Lite tem uma tela AMOLED, o que garante cores mais vivas e alta sensibilidade no toque. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Mibro Lite tem uma tela AMOLED, o que garante cores mais vivas e alta sensibilidade no toque. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Recentemente analisado aqui no Oficina da Net, o Mibro Lite é outra opção de modelos que compõem o ecossistema da Xiaomi, porém com alguns detalhes que se sobressaem em relação ao IMILAB W12. Ele também tem um design circular, tela AMOLED de 1,32 polegadas de altíssima qualidade, um acabamento mais minimalista e a capacidade de poder mergulhar em piscinas, por exemplo, já que ele conta com a certificação 5ATM.

Afinal, vale a pena comprar o Xiaomi IMILAB W12?

O IMILAB W12 pode não agradar quem pratica natação. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
O IMILAB W12 pode não agradar quem pratica natação. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

O IMILAB W12 foi anunciado pela Xiaomi no início do mês de outubro e atualmente está custando algo em torno de R$ 310, se importado pela AliExpress. Por esse preço, eu não recomendo a compra e vou explicar o motivo.

É verdade que o relógio oferece um acabamento interessante e se destaca por ter um número considerável de opções para personalização. Mas isso é muito pouco para um relógio desta faixa de preço. Os modelos que citamos como concorrentes, por exemplo, oferecem tudo o que o IMILAB W12 tem e um pouco mais, e custando menos que ele.

O IMILAB W12 é um bom smartwatch de entrada, mas deve ser adquirido apenas se você procura um relógio com um visual parrudo, já que ele é bem grande, oferecendo todas as principais funções de outros relógios da categoria, com um bom número de esportes suportados, mas sem a possibilidade de mergulhar com o relógio já que ele não garante resistência debaixo d'água. Se ele chegar à faixa de R$ 250, aí podemos dizer que realmente vale a pena.

Prós

  • Boa autonomia de bateria
  • Aplicativo funcional
  • Muitas opções de personalização

Contras

  • Lentidão ao instalar watchfaces
  • Pouco aproveitamento de tela
  • Sem suporte para Natação

Nota: 6,9/10.