O Mibro Lite, novo smartwatch com foco em custo-benefício, foi anunciado pela Xiaomi nesta sexta-feira (8), mas enviado de antemão para a equipe do Oficina da Net. Testamos o relógio por aproximadamente duas semanas e conseguimos extrair o que ele oferece de melhor nos quesitos de design, recursos de proteção, além da interação com o smartphone e sensores para acompanhamento de sinais vitais e outros recurso que aprimoram a experiência.

Mas será que ele é bom? Vale a pena comprar o Mibro Lite? Se liga nesse review que fizemos, onde apontamos os pontos positivos, pontos negativos, concorrentes e ainda um desconto especial para caso você queira adquirir o novo smartwatch do ecossistema Xiaomi.

Especificações do Xiaomi Mibro Lite

O que vem na caixa do Xiaomi Mibro Lite. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
O que vem na caixa do Xiaomi Mibro Lite. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

O que vem na caixa?

  • Smartwatch Xiaomi Mibro Lite;
  • Cabo magnético para carregamento;
  • Manual de instruções.

Design e construção

Mibro Lite no pulso. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Mibro Lite no pulso. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Começando pelo design, o Mibro Lite tem um corpo circular de 43 mm, um visual bem similar ao Galaxy Watch 4 anunciado recentemente pela Samsung. Sua tela é composta por um painel AMOLED com vidro 2,5D e mede 1,3 polegada. Além disso, o relógio tem 9,8 mm de espessura e pesa apenas 48 gramas, um dos mais leves da categoria dentre os modelos disponíveis no mercado atualmente.

Esse peso também tem ligação com o tipo de material escolhido para a construção. Já que estamos falando de um modelo de entrada, a matéria prima do corpo do relógio é feita em um tipo de plástico, o que não deixa de garantir um visual extremamente bonito, moderno e bem acabado, sem rebarbas ou outros defeitos.

Traseira do Xiaomi Mibro Lite. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Traseira do Xiaomi Mibro Lite. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Ele também conta com certificação IP68, construção capaz de garantir resistência à água, seja em respingos ou até mergulhos. Por último, mas não menos importante, há um botão físico na lateral direita do relógio que pode ser utilizado para ligar a tela e abrir o menu de recursos e funções.

Funções e sensores

O Mibro Lite tem todas as principais funções que outros modelos de smartwatches de entrada, como pareamento com smartphones Android e iOS por meio do Bluetooth. Por meio desta conexão, o usuário pode controlar a reprodução de músicas, acompanhar o clima, visualizar mensagens de texto, atender ou recusar chamadas e até acionar a câmera do celular direto da tela do relógio.

Saturação de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e informações sobre o clima são algumas das funções do Mibro Lite. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Saturação de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e informações sobre o clima são algumas das funções do Mibro Lite. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Mesmo sem estar com o Mibro Lite conectado com o celular, ainda é possível utilizar o temporizador, cronômetro e até a calculadora, um recurso bem interessante para quem costuma fazer muitas contas ,dispensando a necessidade de se ter o celular por perto toda vez. Para aliviar o estresse, o relógio ainda oferece uma opção que combina uma série de técnicas de respiração.

Quanto aos sensores, o relógio se resume ao oxímetro, capaz de apurar a saturação de oxigênio no sangue (SpO2), além de monitorar os batimentos cardíacos, contagem de passos, queima de calorias e o sono do usuário. Todas as informações coletadas nessas atividades podem ser acessadas por meio do aplicativo Mibro Fit, bem como de forma resumida pela tela do próprio relógio na opção Dados de exercícios.

Falando nisso, o Xiaomi Mibro Lite oferece suporte nativo a 15 diferentes tipos de atividades físicas, o que inclui corrida interna, corrida ao ar livre, ciclismo, caminhada, futebol, badminton, tênis, basquetebol, máquina elíptica, yoga, treino de força e treino livre.

Software

O software do relógio é desenvolvido pela própria Mibro, tem um visual que agrada aos olhos, além de ser bem funcional, responsivo e de fácil usabilidade. Um dos pontos que devem ser levados em consideração nesse quesito é a dificuldade na transcrição das funções que, em algumas vezes, não possuem uma tradução fiel ao que falamos no Brasil. Por exemplo, você pode encontrar a palavra Desporto onde na verdade deveria estar Esportes.

Captura de tela do aplicativo Mibro Fit. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Captura de tela do aplicativo Mibro Fit. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Isso também se aplica ao aplicativo Mibro Fit, software utilizado para controlar as opções e funções do relógio pelo smartphone. Assim como outros apps chineses, a tradução para o português nem sempre é exata, mas em ambos casos não dificultam a usabilidade do produto.

Pelo relógio é possível configurar o nível de brilho, vibração, alterar o idioma, tempo de exibição da tela, além de alertas de sedentarismo, lembrete para tomar água e frequência cardíaca periodicamente. Já pelo celular, você pode acompanhar todas as atividades, como sono, passos e saturação no sangue, bem como personalizar a tela inicial do smartwatch com cerca de 25 diferentes mostradores, além da opção de configurar uma foto do seu gosto, o que abre centenas de possibilidades.

Bateria

O Mibro Lite mantém o baixo preço oferecendo uma bateria de 230 mAh, que segundo a fabricante, é possível manter o relógio por até oito dias longe da tomada, dependendo do uso. Durante os nossos testes, o maior tempo alcançado foi de 10 dias de duração, graças às configurações que fizemos, diminuindo o nível de vibração, brilho e tempo de tela ligada.

Quando for necessário recarregar a bateria, isso pode ser feito com a ajuda de um conector magnético, que é acoplado na parte de trás do relógio, similar ao Apple Watch e Galaxy Watch. Esse item é incluído na caixa, diferente do adaptador, isto é, a caixinha que vai na tomada que precisa ser adquirida separadamente, ou pode ser dispensada se o relógio for carregado em portas USB de computadores, notebooks, TVs e assim por diante.

Pontos positivos

Não podemos falar dos pontos positivos do Mibro Lite sem destacar a qualidade da tela. O display tem um tamanho considerado excelente, especialmente para quem tem o braço fino, além da ótima taxa de brilho com cores bem vivas e nítidas, que torna possível a visualização mesmo debaixo de luz solar. Ainda sobre a tela, vale destacar a alta sensibilidade ao toque, talvez a melhor de todos os modelos de entrada que já testei. É possível navegar entre as opções apenas com as pontinhas dos dedos.

A qualidade da tela é um dos principais destaques do wearable. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
A qualidade da tela é um dos principais destaques do wearable. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

O peso é outro destaque do smartwatch. Enquanto diversos modelos da categoria possuem um peso que chega até a incomodar, o Mibro Lite é simples, confortável e muitas vezes você nem percebe que está com o relógio no pulso.

A autonomia de bateria que o Mibro Lite oferece também não é algo que se jogue fora. Embora existam modelos da mesma faixa de preço e que são capazes de se manter ativos por muito mais tempo longe da tomada, uma bateria que dura mais de uma semana já pode ser considerada como ponto positivo.

Pontos negativos

Todavia, apesar da bateria oferecer um tempo razoável de duração, podemos dizer que era possível melhorar. Um dos pontos negativos que não contribuem tanto para a autonomia do Mibro Lite está na limitação de opções para economia de energia. Por exemplo, assim como outros modelos do mercado, o relógio pode facilitar a ativação da tela apenas pelo movimento de levantar o pulso, o que é muito interessante.

Mas isso vale também para quando o usuário está dormindo. Assim, se você se mexer muito na cama, é possível que o relógio ligue a tela por diversas vezes durante a noite, o que impacta diretamente no consumo de energia. Diferente de alguns concorrentes, ele não possui a configuração de desativar a função temporariamente. Se você quiser economizar energia neste caso, configure o relógio para ser ativado apenas quando você pressionar o botão.

Por se tratar de um modelo de entrada, outro ponto negativo é a ausência do GPS embutido, o que limita a utilização do relógio fora de casa quando o usuário não estiver com o celular. Além disso, ele também não possui suporte nativo com nenhum aplicativo de terceiros, como Strava ou Google Fit. Outra ausência sentida é o suporte a atividade Natação, embora você possa utilizar o modo de Treino Livre e mergulhar tranquilamente, já que ele conta com certificação IP68.

Concorrentes

Abaixo você confere dois modelos que podem disputar mercado com o Xiaomi Mibro Lite.

Blulory Glifo 5 Pro

Blulory Glifo 5 Pro. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Blulory Glifo 5 Pro. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Se você prefere um dispositivo que possua GPS embutido e suporte para o sistema Strava, o Glifo 5 Pro é uma ótima recomendação. Ele conta com sensores para monitoramento de batimentos cardíacos, saturação de oxigênio no sangue, além de suporte para diferentes esportes, o que inclui natação, ciclismo, corrida e caminhada. Seu design é bonito, a qualidade da tela é indiscutível e a fabricante ainda envia uma pulseira adicional de brinde.

Honor Band 6

Honor Band 6. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Honor Band 6. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

No caso da Honor Band 6, o destaque fica para a bateria que é de altíssima qualidade, acabamento perfeito, além da certificação 5ATM que garante resistência à água, poeira e suor. O principal destaque desse modelo, porém, fica por conta da sua bateria de 180mAh que durante os nossos testes chegou a alcançar 16 dias longe da tomada. Imagine ter que recarregar a pulseira apenas duas vezes ao mês - é algo surreal!

Afinal, vale a pena comprar o Xiaomi Mibro Lite?

O Mibro Lite se destaca por tela de altistíssima qualidade, boa autonomia de bateria e preço acessível. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
O Mibro Lite se destaca por tela de altistíssima qualidade, boa autonomia de bateria e preço acessível. (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Levando em consideração sua faixa de preço (algo em torno de R$ 330 na importação) o Mibro Lite é uma excelente recomendação por tudo que ele oferece. A minha experiência com o relógio durante as últimas duas semanas foi muito legal, o que inclui a precisão nas informações coletadas pelos sensores de sinais vitais, como batimentos cardíacos e saturação de oxigênio no sangue, ainda mais durante esta época de pandemia que ainda vivemos.

Embora ele não seja fabricado pela própria Xiaomi, e sim pela Mibro, uma empresa subsidiária da gigante chinesa, o acabamento no design do dispositivo e a coleção de recursos e funções extras do Mibro Lite são facilmente expostas pela excelente qualidade já conhecida nos produtos que a marca produz.

Minha nota para o Mibro Lite é 8.

Onde comprar?

Lançado na última sexta sexta-feira (8), o Mibro Lite chegou cedo aqui no Oficina da Net graças a AliExpress, empresa que está oferecendo um desconto para os 500 primeiros compradores. Basta clicar nesse link e adquirir o seu Mibro Lite por apenas R$ 284,95.

No Brasil, o relógio não é vendido de forma oficial, mas há quem o ofereça por até R$ 440. Neste valor, eu não recomendo. Então se você se sente à vontade em fazer importação, essa é uma grande oportunidade para adquirir seu novo smartwatch.