É um corredor ou ciclista amador iniciante com vontade de monitorar suas atividades e não sabe qual relógio comprar? Eu testei o Watch Fit, um smartwatch retângular da Huawei e te conto tudo que ele pode oferecer em termos de monitoramento diário de seus batimentos cardíacos, sono e também as atividades físicas. Será que vale a pena investir 800 reais para comprar, ou concorrentes como o Amazfit GTS tem preferência? Seja bem-vindo, sou Nicolas Muller e você está no canal Oficina da Net.

Ficha técnica

Vamos passar rapidamente pelos benefícios e funcionalidades que o Watch Fit tem para te oferecer. Começamos pela tela de 1.64 polegadas, bem grandinha, com resolução de 280x456, formato retângular. Ela é AMOLED, com muito boa qualidade para um dispositivo deste porte.

Ele tem apenas um botão físico para ativar o relógio, o restante você faz usando a tela. As pulseiras são removíveis, mas não seguem um padrão, portanto, não pode trocar na relojoaria. Ele é levíssimo, pesa 21g sem a pulseira, o motivo é a construção do relógio ser feita em plástico, com exceção da tela de vidro. Têm proteção ATM5, para atividades físicas em águas rasas, até 50m de profundidade.

Em conectividade temos bluetooth 5.0, GPS nativo e sensores como luz ambiente, acelerômetro, batimentos cardíacos, giroscópio e sensor capacitivo.

  • Dimensões: 46 x 30 x 10.7 mm
  • Peso: 21 g
  • Resistência a água: 5 atm
  • Display - tipo: AMOLED
  • Display - tamanho: 1.64
  • Display - resolução: 280x456
  • Bateria: 180mAh
  • Wi-fi: Não
  • Bluetooth: BLE e 5.0
  • GPS: GLONASS
  • NFC: Não
  • Sensores: Luz ambiente, Acelerômetro, Sensor Capacitivo, Batimentos cardíacos e Giroscópio

Huawei Watch FIT - Veja aqui a ficha técnica completa

Pontos fortes

Vamos ver agora os pontos fortes do Huawei Watch FIT.

Leve e confortável

Leve e confortável, Huawei Watch Fit
Leve e confortável, Huawei Watch Fit

Um dos benefícios que mais gostei foi a leveza dele e o conforto, parece que você não está usando relógio algum. Essa é uma das características do relógio que mais me impressionaram.

Medições diárias

As medições diárias também marcam, o contador de passos e batimentos cardíacos são dois marcadores fiéis. Temos ainda medidor de oxigenação sanguínea, o SpO2. Para as meninas, têm o acompanhamento de ciclos, além é claro do monitor de sono, que uso com frequência. O monitoramento do sono é qualificado em tempo de sono profundo, sono leve e mais alguns índices, no final do período ele cria uma nota para a noite dormida. Geralmente quando tenho duas horas de sono profundo, me sinto bem descansado para enfrentar o dia.

Tela e tamanho

A tela do Huawei Watch FIT
A tela do Huawei Watch FIT

A tela grande de 1.64 polegadas, é AMOLED, com resolução HD, bem legal. Tem várias opções de mostradores, inclusive você pode colocar uma foto no fundo. Outro benefício da tela grande, foi a Huawei colocar animações de várias modalidades de exercícios.

Pontos fracos

Agora vamos aos pontos fracos do produto.

Sem aplicações terceiras

A Huawei continua com a bolha fechada. Apesar do software de monitoramento ser muito completo, aliás o mais completo que já usei, gostaria muito de poder exportar as informações para o Strava, onde virou mais uma rede social do que propriamente um centro de treinamentos. E não é pejorativo isso, ver seus amigos praticando atividades, melhorando números te incentivando a ir além é ótimo.

Sem barômetro

Sem barômetro, sem medições de altitude.
Sem barômetro, sem medições de altitude.

Barômetro é um sensor utilizado para medir a pressão do ar, isso em um dispositivo móvel é responsável por identificar sua atual altitude em relação ao mar, ou seja, ele serve para monitorar a altitude em suas atividades físicas. Agora imagine você subindo a Serra do Rio do Rastro de bike, percurso de 25km com altimetria de 1400m, aí você chega lá em cima e a atividade vai marcar apenas 25Km. Sim, é isso que você verá nos resultados do app da Huawei.

Para mim, a remoção deste recurso em relação aos outros smartwatches da Huawei, para deixar o produto mais barato inviabiliza o negócio como um atleta amador.

Bateria abaixo do padrão Huawei

Bateria é outro ponto fraco. Sabe que desde que a Huawei enviou o primeiro Watch GT, onde a bateria chega a durar duas semanas sem muitas atividades, você fica acostumado. O Watch Fit tem 180 mAh de bateria, contra mais de 400 mAh de toda a linha da Huawei. O que isso significa? Se você pratica atividades ao ar livre com GPS ligado, cerca de 1 hora ao dia, vai ter bateria para no máximo 5 dias. Isso não é o pior, as primeiras versões do Galaxy Watch duram apenas 2 dias. Mesmo assim, a Huawei construiu meio que um império da bateria, e por essa redução drástica me deixou desanimado, pois realmente gostei do produto.

Concorrentes

Vou agora trazer dois concorrentes para esse smartwatch.

Amazfit GTS

O concorrente principal que vejo é o Amazfit GTS, também já testado aqui no canal. Em comparação entre os dois, temos tela amoled, com mesmo tamanho, bateria de 220mAh no GTS, conta com barômetro e também sincroniza com Strava. O GTS você vai encontrar ofertas entre 660 a 700 reais.

Entre os dois, eu iria de Amazfit, apesar dele não contar com leitura de oxigenação sanguínea, coisa que o FIT faz. Barômetro tanto para corridas, quanto para ciclismo, é extremamente necessário para quem gosta de números.

Huawei Watch GT 2

Vídeo incorporado do YouTube

A Huawei tem um concorrente para seu próprio FIT, aliás, são outros quatros modelos, mas vamos pegar apenas o GT 2, já testado por aqui também. O GT2 foi lançado em 2019, com exceção das animações de exercícios ele conta com tudo que o FIT tem, ainda com barômetro e dobro de bateria. A variação de preços deles é de cerca de 300 reais, mas para quem já usou os dois, verá que vale a pena gastar um pouco mais, ficar longe da tomada por praticamente o dobro de tempo e ter um acabamento bem mais sofisticado.

Qual valor vale a pena pagar pelo Huawei Watch Fit?

Vamos passar agora por alguns preços que considero valer a pena ou não pagar pelo FIT.

  • Não vale a pena: Acima de R$ 900 é um valor muito alto para pagar por este smartwatch.
  • Vale a pena comprar: Valores entre 650 a 900 reais. Por esta faixa de preço é valores que julgo ser um negócio razoável.
  • Vale muito a pena: Se encontrar ofertas abaixo dos 650 reais, é uma excelente oportunidade.

Onde comprar?

Veredicto

Huawei Watch FIT
7.2
Prós
  • Leve e confortável
  • Medições diárias
  • Tela e tamanho
Contras
  • Sem aplicações terceiras
  • Sem barômetro
  • Bateria abaixo do padrão Huawei

O Huawei Watch FIT é um smartwatch bem confortável, tem limitações para tornar ele mais barato, mas pecou demais pela bateria muito menor do que o padrão da Huawei. Mas em compensação essa bateria chega a ser melhor que os Galaxy Watchs.

Outro problema que encontrei nele foi a falta de barômetro, que no meu caso é um chamado deal breaker. Não compraria um smartwatch sem capacidade de medir altimetria das atividades.

E por fim, o software da Huawei precisa melhorar em um quesito fundamental que é auto pause. Quem pedala sabe quão importante é pausar automaticamente a atividade, assim você não perde o ritmo médio e evita de esquecer de reativar a atividade. Questão essa que pode facilmente ser corrigida com software em todos os smartwatches da Huawei.

Minha nota para ele é 7.2, existem melhorias para o próximo FIT que a Huawei deve implementar.