Apesar do Galaxy Watch 3 e Active 2 serem dois dos relógios mais completos do mercado, competindo diretamente contra o Apple Watch, eles ainda não possuíam autorização para um recurso muito importante: monitor de ritmo cardíaco que permite realizar eletrocardiogramas.

Felizmente, essa situação acaba de mudar, pois a Samsung conseguiu autorização da "Food and Drug Administration" para ativar essa função em ambos os modelos. De acordo com a empresa, o recurso será integrado ao aplicativo Samsung Health, responsável por diversas outras funções, como contagem de passos, monitoramento de exercícios físicos e monitoramento de sono, por exemplo.

Através de um comunicado oficial, um representante da Samsung disse:

"A partir de 23 de setembro, os usuários terão acesso a mais um recurso de próxima geração, já que as leituras de eletrocardiograma sob demanda (ECG) chegam ao Galaxy Watch 3 e ao Galaxy Watch Active 2. Esta ferramenta recebeu recentemente autorização da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, e em breve estará disponível através do aplicativo Samsung Health Monitor quando conectado a um smartphone Galaxy compatível. O novo aplicativo ECG Monitor permite que os usuários monitorem seu ritmo cardíaco em busca de irregularidades, procurando sinais de Fibrilação Atrial (AFib)".

Vale lembrar que a certificação é de extrema importância porque assegura que o relógio não emitirá alerta sobre ritmo anormal do coração por engano, afinal, ambos os modelos agora podem ser considerados uma espécie de equipamento médico de uso pessoal.

Como fazer a medição

Se você possui um Galaxy Watch 3 ou Galaxy Active 2 e deseja fazer a medição, basta acessar o aplicativo "Samsung Health" utilizando um smartphone compatível ou diretamente pelo relógio.

De acordo com a Samsung, os usuários precisam se sentar e apertar o relógio contra o pulso em uma superfície plana, apenas dessa forma a medição será feita corretamente.