De vez em quando aparece aqui no estúdio uma Smart TV que me impressiona demais. Esse é o caso da Samsung QN90C, uma TV gamer com tecnologia Mini LED, resolução 4K e 120 Hz na taxa de atualização. Ela surpreendeu bastante, principalmente na qualidade de imagem. É um produto com vários pontos positivos, mas será que vale a pena pagar o alto preço que a Samsung está pedindo?

Samsung QN90C Review: Vale a pena Mini LED topo de linha?

Design e construção

.
Samsung QN90C 55" - Estrutura traseira em plástico

Eu gosto de começar as análises comentando brevemente sobre o design e a construção externa da TV. A QN90C tem a construção bem parecida com outra TV gamer que testamos ano passado, a QN85B. É uma estrutura de plástico texturizado, com um espaçamento para você guiar os fios. A espessura da TV é bem fina, garantindo que você consiga instalar ela bem rente a parede.

Pés

Samsung QN90C 55 - Base de aço
Samsung QN90C 55" - Base de aço bem pesada

A mudança principal dessa aqui para os modelos de 2022 é a base, que consiste nessa chapa enorme de metal parafusada direto na estrutura da TV. Apesar de eu sempre elogiar aquele clássico sistema de montagem por pressão, eu prefiro que essas TVs maiores e pesadas tenham um suporte igual a esse aqui, parafusado e bem firme.

Samsung QN90C 55 - Nosso movel da sala não cosnegue tankar o peso da TV!
Samsung QN90C 55" - Nosso movel da sala não cosnegue tankar o peso da TV!

Mas apesar de bonita e sólida, essas bases centrais têm um ponto negativo: diferente das bases com pés de cada lado, o peso dessas aqui fica concentrado num lugar só, e pode acabar envergando o móvel, como vocês podem ver acontecendo aí no nosso móvel de testes.

Então eu recomendo mesmo montar ela na parede, a furação VESA dessa TV é 200 por 200.

Entradas

Nas entradas nós temos duas USB, uma entrada Ethernet, saída óptica de áudio digital e entrada RF. Nas HDMI, temos quatro, e todas elas são HDMI 2.1, então não importa qual delas você utilize no seu PC ou console de última geração, todas são capazes de atingir os 120 Hz em resolução 4K. Entretanto, só a terceira porta HDMI é eARC, como indicado pelo adesivo.

Qualidade de Imagem

.
Samsung QN90C 55" - Painel QLED Mini LED VA

Antes de a gente falar aqui sobre a qualidade da imagem, eu preciso avisar você que o tipo de painel da QN90C muda conforme o tamanho da TV.

Todas são QLED e Mini Led, mas as versões de 43 e 50 polegadas tem um painel LCD do tipo VA. Já as de 55 e 65 polegadas tem um painel LCD do tipo ADS. Isso interfere muito na qualidade da imagem, são dois tipos diferentes de tela.

Nessa análise, nós testamos a de 55 polegadas, ou seja, um dos modelos com painel ADS. Então se você está planejando comprar essa TV nos tamanhos menores, saiba que a sua experiência pode ser bem diferente da minha, já que cada tipo de painel tem seus pontos positivos e negativos.

Samsung QN90C 55 - HDR em ação!
Samsung QN90C 55" - Mini LED em ação!

No caso do painel ADS, o maior ponto negativo dele é que o backlight impede a reprodução precisa de tons escuros. É comum telas ADS ficarem com aquele aspecto de TV ligada, com muito vazamento de luz. Mas é aí que o Mini LED entra para resolver esse problema: Ao invés de utilizar barras de luz para iluminar a tela, o Mini LED é composto por centenas de pequenos LEDs em zonas de iluminação independentes. Isso significa que partes da tela podem ficar ligadas, com o brilho no máximo, e outras completamente apagadas.

Um exemplo dessa tecnologia em ação é nessa cena do primeiro episódio do Anéis do Poder: o brilho da TV fica no máximo nessa região do sol, mas as bordas pretas continuam apagadas - sem nenhum vazamento de luz.

.
Samsung QN90C 55" - Mini LED em ação!

Outra cena boa para ilustrar o Mini LED ocorre um pouco depois no episódio - os dois personagens estão segurando tochas numa caverna - o pior pesadelo de uma TV LCD comum - mas a QN90C dá conta do brilho das tochas e ilumina apenas os personagens, mantendo o resto do cenário completamente escuro.

Esse é um efeito que, antes do Mini LED, a gente só conseguia experienciar mesmo nas telas OLED, então é bem legal ver o quão longe chegou o desenvolvimento das tecnologias LCD - os contrastes da QN90C são quase perfeitos.

HDR10+

O tipo de painel que a TV usa é só metade da história, tem também toda uma estrutura de software e algoritmos que precisam calcular quais partes do painel devem ser ligadas e desligadas.

.
.

É aqui que entra o HDR10+, tecnologia de alcance dinâmico rival ao Dolby Vision.

Para ter a melhor qualidade de imagem possível nessa TV, a gente precisa assistir os conteúdos em HDR10+ sempre que possível, e a boa notícia é que grande parte do catálogo da Netflix e principalmente Prime Vídeo já suportam esse formato.

Diferente do sinal de TV aberta e até mesmo blu-ray, o HDR envia todas as informações necessárias para que a TV consiga deixar os tons escuros completamente apagados, sem escurecer o restante do painel.

Ângulos de visão e reflexos

Já em conteúdos que não estão HDR, como os canais da Samsung TV Plus e quase todos vídeos do YouTube, a TV também funciona bem. Eu gosto de testar essa parte aqui no estúdio com as cortinas abertas: entra muita luz de fora, simulando um dos piores cenários possíveis para se assistir TV.

Samsung QN90C 55 - Reflexo
Samsung QN90C 55" - Reflexos

Aqui, o brilho é essencial, já que uma TV com pouco brilho vai acabar perdendo para a luminosidade ambiente, resultando em reflexos e imagem escura.

A QN90C tem sim brilho de sobra, mas o acabamento do painel é extremamente reflexivo. O lado positivo disso é que as cores e contrastes ficam excelentes, e o lado negativo é o reflexo.

Samsung QN90C 55 - Ângulos de visão
Samsung QN90C 55" - Ângulos de visão

Já no quesito ângulos de visão, não temos aquela perda de qualidade e nitidez que geralmente vemos em outras TVs LCD. A imagem continua surpreendentemente nítida, mesmo assistindo num ângulo bem extremo, o que atrapalha mesmo são os reflexos.

O brilho intenso e excelentes ângulos de visão tornam a QN90C uma boa recomendação de TV para deixar na sala, assistindo esportes, filmes de animação ou qualquer outro conteúdo com bastante brilho. Mas se você for uma pessoa sensível aos reflexos na tela, vale a pena dar uma conferida na The Frame, outra TV QLED que analisamos recentemente.

Jogos

Samsung QN90C 55 - Jogando
Samsung QN90C 55" - Jogando Dirt Rally 2

A QN90C é uma TV gamer, feita para jogar. Mas você pode estar se perguntando, qual a diferença de uma TV gamer para uma TV normal? Olha só, tem dois fatores bem importantes:

  • O primeiro deles é a taxa de atualização, no caso da QN90C de 55 polegadas nós temos 120 Hz, que é o dobro da frequência que vemos nas TVs comuns;
  • O segundo fator é o tempo de resposta, já que não adianta nada o painel ter uma alta frequência se os pixels não conseguem atualizar rápido o suficiente.

Claro que, para atingir essa performance em jogos pesados, você vai precisar de um console de última geração, como o Playstation 5 e Xbox Series X. No nosso caso, a gente utilizou o Storm Two, um notebook caríssimo que Avell emprestou para testes. Ele tem uma RTX 4080 da Nvidia, uma das poucas placas de vídeo que conseguem performance suficiente para aproveitar bem essa TV gamer.

Samsung QN90C 55 - Jogando 2
Samsung QN90C 55" - Jogando Lord of the Fallen

Falando em jogos pesados, eu baixei Lords of the Fallen para testar aqui. Não sei nada sobre a história desse jogo, só sei que os efeitos ficaram muito bonitos na QN90C. Esse game tem opção de jogar com HDR ligado, é só ir lá no menu do jogo e ativar, e eu recomendo que você faça isso, já que sem ele ativado o jogo fica com um aspecto bem sem graça.

Samsung QN90C 55 - Jogando 2
Samsung QN90C 55" - Jogando Baldurs Gate 3

Outro jogo que a gente sempre curte jogar aqui é o Dirt Rally 2. Não só esse aqui, mas todos jogos de corrida se beneficiam muito de telas com altas taxas de atualização. O jogo fica muito mais fluido, melhorando a sensação de velocidade de modo geral. A gameplay é bem satisfatória aqui na QN90C, eu não notei nenhum atraso de input, ghosting ou qualquer coisa do gênero.

Samsung QN90C 55 - Teste de Ghosting
Samsung QN90C 55" - Teste de Ghosting

Apesar de eu não ter notado nenhum atraso durante as jogatinas, eu gravei o teste de Ghosting UFO para vocês verem, só para ter certeza mesmo. A QN90C teve um resultado bem satisfatório nesse teste, praticamente nenhum rastro visível, como já era de se esperar.

Gaming Bar

Nas TVs gamers da Samsung a gente tem acesso a Gaming Bar, é só segurar o botão de play no controle por alguns segundos. Aqui podemos trocar as cores da imagem. Caso você não esteja satisfeito com os presets, tem modos personalizados também. De resto, eu não uso a Gaming Bar para mais nada.

Samsung QN90C 55 - Teste de Ghosting
Samsung QN90C 55" - Jogando LOL com o minimapa ampliado

Tem um jeito aqui de jogar com proporções ultra-wide, deixando o mini mapa do jogo ampliado na lateral da tela. Eu não consigo imaginar alguém realmente jogando desse jeito, mas a opção está aqui.

Cloud Gaming

Caso você não tenha um PC ou console, é possível sim jogar pela nuvem, basta ir no Gaming Hub, assinar um dos serviços Xbox ou GeForce Now e jogar. Com a internet aqui da minha cidade eu não consigo jogar direito, o atraso de input prejudica muito a experiência, mas se você estiver numa capital com internet boa, esse sistema de jogar pela nuvem provavelmente vai funcionar melhor.

Sistema Operacional e Performance

Samsung QN90C 55 - Sistema operacional Tizen
Samsung QN90C 55" - Sistema operacional Tizen

A QN90C está rodando o sistema operacional que a Samsung utiliza em todas as suas Smart TVs, o Tizen. Eu não vou gastar muito tempo aqui já que não tem nenhuma mudança visual ou de funções, é o mesmo Tizen de sempre.

A única diferença é que aqui na QN90C o Tizen nunca trava, já que a Samsung sempre coloca um processador bem potente nessas TVs mais caras. Mesmo eu estressando ao máximo o sistema, tudo continuou funcionando sem travamentos.

Controle

Olha quem está aqui, o controle Solar Cell. Nas TVs de 2023 ele vem com esse design atualizado e tamanho reduzido. Eu senti também que os botões estão mais satisfatórios de apertar.

Samsung QN90C 55 - Controle
Samsung QN90C 55" - Controle

Para quem nunca viu esse controle antes, a Samsung já fabrica a um tempo esse modelo que não tem pilhas, ele fica o tempo todo carregando com a luz ambiente da sala. Caso a sua TV fique num cômodo onde nunca entre sol, pode carregar ele também pela entrada USB-C, igualzinho a um celular.

Som

Eu quase sempre me decepciono com os sons das TVs, principalmente nos modelos lançados em 2023, mas a QN90C foi uma surpresa bem agradável. Temos aqui 4.2.2 canais de áudio, somando 60W de potência sonora. O som é bom e tem um grave satisfatório. Ainda é necessário colocar uma soundbar? Eu digo que não, mas se você quiser, tente comprar uma soundbar da própria Samsung numa promoção, já que essa TV tem um sistema de áudio que pode ser utilizado em conjunto com soundbars da Samsung.

Vale a pena comprar QN90C?

A QN90C é uma TV com muitos pontos positivos, como um design bonito, com bordas finas e uma base sólida, qualidade de imagem excelente com ótimos ângulos de visão, controle sem pilhas, taxa de atualização alta e, para coroar, um sistema de som bem coerente com o resto da TV.

Então já sabe, né? O preço dela é extremamente alto. O nosso modelo de 55 polegadas está custando R$ 6.174 à vista, e apesar de eu ter curtido muito testar ela em jogos, assistir filmes e séries, eu não tenho como recomendar a compra nesse preço. O que eu recomendo é você ficar atento nas promoções. Ainda estamos no ano de lançamento dela, e comprar TV lançamento é uma grande furada, já que o preço tende a cair muito.

Já nas TVs concorrentes a essa aqui a gente tem as Mini LED da TCL, como a C835 que analisamos no começo do ano. Vou deixar o link na descrição se você quiser conferir a review dela.

Vídeo incorporado do YouTube

Tem também a LG C2, que é OLED e está num preço muito próximo a essa aqui, vale a pena dar uma olhada nela se você procura uma TV para jogar.

Vídeo incorporado do YouTube

No mais era isso, muito obrigado por ter assistido e até o próximo vídeo.