As TVs OLED necessitam que o usuário habilite o "ciclo de compensação" para aumentar a durabilidade do produto. Trata-se de um recurso criado para prevenir a retenção temporária de imagens (burn-in) na tela. Devido a sua importância, escrevi esse artigo explicando o que é o ciclo de compensação nas TVs OLED, o motivo pelo qual você deve utilizá-lo e a melhor maneira de utilizar esta funcionalidade.

O que é o ciclo de compensação nas TVs OLED?

Porque o ciclo de compensação é importante para as TVs OLED e como utilizá-lo da melhor forma. Fonte: Oficina da Net
Porque o ciclo de compensação é importante para as TVs OLED e como utilizá-lo da melhor forma. Fonte: Oficina da Net

O ciclo de compensação é um recurso utilizado em TVs OLED para garantir que os pixels do display mantenham um brilho homogêneo, evitando assim a retenção de imagem, problema popularmente chamado de "burn-in". Normalmente, esse recurso começa a ser utilizado pelo sistema da TV após 4 horas de uso e ele ocorre quando ela está no modo de espera. Em algumas televisões é possível ouvir um "clique" quando o "ciclo de compensação" é ativado e desativado.

Como funciona o ciclo de compensação?

Para realizar o ciclo de compensação, o sistema operacional da TV procura por pixels "problemáticos" e ajusta o nível de energia que é transmitido para cada pixel. Ao ajustar a voltagem do pixel, sua intensidade de brilho irá acompanhar a dos pixels vizinhos. Isso faz com que se previna a retenção de imagens (burn-in).

Note que as TVs com painel LED, QLED, mini LED e micro LED não possuem o "ciclo de compensação", pois não precisam se preocupar com o "burn-in" (retenção temporária de imagens).

Por que é importante realizar o ciclo de compensação em TVs OLED?

Como você já deve ter percebido acima, o recurso de ciclos de compensação é importante para se evitar um possível "burn-in" (retenção de imagem). Como os displays OLED acabam degradando com o tempo à medida que exibem imagens estáticas por longos períodos, pode ocorrer uma "descoloração" permanente ou "fantasmas" (ghosts). Com essa funcionalidade, haverá uma manutenção contínua para se evitar este tipo de problema, prolongando consideravelmente a vida útil das TVs OLED.

Como utilizar o ciclo de compensação na minha TV OLED?

Embora o ciclo de compensação seja uma funcionalidade automatizada, há algumas formas para garantir uma ação mais eficiente dela. Para isso, você deve:

  • Manter sua TV ligada por mais tempo: como o ciclo de compensação só começa a funcionar após um período considerável de uso (normalmente precisa de 4 horas no mínimo), tente deixar a TV ligada por mais tempo, caso você costume desligar rapidamente ela toda vez que a usa.
  • Tempo que a TV fica desligada a noite: parte do ciclo de compensação é realizado quando a TV é desligada, ou seja, é necessário que você deixe sua TV desligada por um certo tempo. Se a TV costuma ficar ligada durante a noite, considere configurar um temporizador para desligá-la automaticamente após algum tempo.
  • Evite as imagens estáticas (cenas paradas, que não mudam): mesmo que o ciclo de compensação sirva para retardar consideravelmente os efeitos das imagens estáticas, sempre é bom evitá-las o máximo possível.
  • Atualize o software/firmware da TV: a todo momento os fabricantes das TVs estão implementando melhorias nos algoritmos dos produtos e é importante que você mantenha sempre o sistema operacional ou firmware da TV atualizado.

Acabamos de testar a LG C3 OLED, confira: