As smart TVs com o sistema operacional da Amazon (Fire TV) da Hisense, TCL e Xiaomi surgiram após o acordo entre o Google e a "gigante do e-commerce" para permitir que fabricantes parceiras lancem modelos com SO Amazon Fire TV, que é baseado no AOSP (Android Open Source Project). Esse anúncio vem logo depois da Samsung e da LG liberarem seus sistemas operacionais desenvolvidos para TVs para outras fabricantes implementarem.

Amazon e Google fazem acordo permitindo que fabricantes de smart TVs utilizem o Fire OS. Fonte: Aayan Arts (business insider)
Amazon e Google fazem acordo permitindo que fabricantes de smart TVs utilizem o Fire OS. Fonte: Aayan Arts (business insider)

Anteriormente Google tentou evitar que outras fabricantes de TV obtivessem o SO da Amazon

O site TechCrunch relata que a Amazon chegou a receber da Panasonic e da Foxconn propostas de parceria. Entretanto, é necessário que haja primeiro a autorização do Google para utilizar o Fire OS, pois o sistema operacional é baseado no Android. Entretanto, não houve sucesso devido, segundo o relato da "gigante do e-commerce".

A Amazon explorou o trabalho com OEMs/ODMs/CMs mobile que também fabricam dispositivos de mídia inteligente não móveis, como TVs inteligentes, para permitir que esses fabricantes distribuam dispositivos de mídia inteligente não móveis (incluindo TVs inteligentes) executando o Fire OS (por exemplo, Fire TV Edition (FTVE) para TVs inteligentes).

Nessas discussões com OEMs, pelo menos sete OEMs indicaram que sua capacidade de entrar em um relacionamento de fabricação desse tipo com a Amazon está totalmente bloqueada ou significativamente limitada (por exemplo, em termos de escopo geográfico) por seus compromissos contratuais com o Google e o preocupação de que o Google retaliaria contra outra empresa do OEM que produz dispositivos Android.