O Tizen OS, sistema operacional para smart TVs desenvolvido pela Samsung, poderá ser utilizado em outros televisores que não são da marca. O anúncio foi feito pela empresa no início desta semana, onde é dito que fabricantes como Akai, RCA, Sunny, Vispera, entre outras, irão utilizar o sistema operacional para TVs da companhia sul-coreana.

É a primeira vez que a Samsung permite que outras empresas utilizem um sistema operacional seu, permitindo que diferentes fabricantes utilizem seu ecossistema. Ela acredita que com o Tizen, os usuários de smart TVs de outras marcas terão uma experiência mais premium. Em seu comunicado, é dito:

Para apoiar a adoção contínua do Tizen OS, a Samsung colabora com uma seleção de parceiros em licenciamento de conteúdo e otimizações de hardware. Essas parcerias dão a muitas marcas de TV acesso a um mundo inteiro de entretenimento que as Smart TVs Samsung fornecem exclusivamente, ao mesmo tempo em que permitem que a Tizen aproveite seu ecossistema em constante expansão para fortalecer suas ofertas.

Samsung permite agora que outras fabricantes de smart TVs utilizem seu sistema operacional Tizen OS.
Samsung permite agora que outras fabricantes de smart TVs utilizem seu sistema operacional Tizen OS.

Decisão ocorre meses depois da LG anunciar que o webOS poderia ser utilizado por outras fabricantes

O anúncio da Samsung sobre o Tizen OS foi feito alguns meses após sua principal concorrente, a LG, anunciar que outros fabricantes de smart TVs poderiam utilizar o webOS, sistema operacional desenvolvido pela empresa. De qualquer forma, com o Tizen, os usuários poderão acessar plataformas de streaming de forma gratuita como o Samsung TV, além de utilizar o assistente de voz Bixby para dar comandos mais facilmente.

O que achou da decisão tomada pela Samsung? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!