O Galaxy S20 FE acaba de receber sua última atualização oficial de segurança, marcando o fim de sua jornada de suporte pela Samsung. O patch de outubro de 2025 encerra o ciclo de atualizações para esse modelo que conquistou milhões de usuários desde o lançamento. Desde que chegou ao mercado, o S20 FE rapidamente se tornou o queridinho da galera ao combinar desempenho de topo de linha com preço acessível.

Samsung encerra suporte do Galaxy S20 FE

Lançado em maio de 2021 como parte da linha "Fan Edition", o S20 FE foi pensado para entregar o melhor equilíbrio entre custo e recursos premium, herdando câmeras, tela e desempenho dos modelos mais caros da marca, que na época eram os incríveis Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra.

Samsung encerra suporte do Galaxy S20 FE
Samsung encerra suporte do Galaxy S20 FE

Agora, cinco anos depois, o aparelho se despede oficialmente das atualizações, já que foi lançado antes da nova política da Samsung, que agora oferece até sete anos de suporte para os smartphones mais recentes.

Isso significa que, embora o Galaxy S20 FE ainda funcione bem no dia a dia, ele não receberá mais atualizações de segurança, o que pode aumentar a exposição a vulnerabilidades com o tempo. O sucessor, Galaxy S21 FE, também se aproxima do fim do suporte, enquanto o novo Galaxy S25 FE inicia sua trajetória com garantia de updates até 2032.

Já está na hora de comprar o Galaxy S25 FE?

O Galaxy S25 FE, lançado em setembro de 2025, chegou com a a mesma identidade dos principais modelos da sua linha Galaxy S25, com lentes individuais na traseira, acabamento em vidro Gorilla Glass Victus+, moldura em Armor Aluminum e certificação IP68 contra água e poeira.

Galaxy S25 FE
Galaxy S25 FE

Sob o capô, a Samsung trouxe o Exynos 2400, acompanhado de 8 GB de RAM e opções de 128 GB, 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno. Segundo a fabricante, o desempenho fica no mesmo nível dos modelos mais caros da série Galaxy S25.

Na parte de câmeras, o Galaxy S25 FE aposta em um sensor principal de 50 MP com OIS, uma ultrawide de 12 MP e uma telefoto de 8 MP com zoom óptico de até 3x. Para selfies, a Samsung manteve a mesma lente de 12 MP usada no Galaxy S25.

A tela é uma Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. O brilho pode chegar a 1.900 nits, e o leitor de digitais está integrado ao display. Para completar a experiência multimídia, o aparelho traz som estéreo otimizado para vídeos, séries e músicas.

A bateria também recebeu um upgrade, passando para 4.900 mAh. Além disso, o celular agora suporta carregamento rápido de 45W, contra 25W da geração anterior, além de carregamento sem fio de 15W.

O grande problema do Galaxy S25 FE atualmente é o preço. O modelo que sempre foi o "queridinho do custo-benefício", dessa vez chegou custando incríveis R$ 5.500, e mesmo tendo passado quase dois meses desde o anúncio, o preço caiu quase nada, ainda ficando bem longe do que a gente esperava.

A real é que, por esse preço, dá pra buscar opções mais completas, que entregam mais em tudo, desde autonomia e desempenho sem pesar tanto no bolso. O Galaxy S25 é uma excelente opção para substituir o Galaxy S20 FE, mas não agora. Se você tem um S20 FE, recomendo que continue com ele por mais algum tempo tomando todos os cuidados necessários, evitando usar apps de bancos, enquanto fica de olho no preço do S25 FE.