A Qualcomm lançou o Snapdragon 8 Elite Gen 5, seu novo processador topo de linha que deve equipar os principais celulares Android de 2026. E, assim como nas gerações anteriores, a Samsung já confirmou que vai usar o chip em parte de seus dispositivos premium, possivelmente nos futuros Galaxy S26 e Galaxy Z Flip 8. Só que no caso do dobrável, o chip que deve chegar é um inédito Snapdragon de 2 nm feito pela Samsung.
Samsung vai fabricar seu próprio Snapdragon?
Embora a fabricante americana tenha confirmado que o chip é produzido com litografia de 3 nanômetros da TSMC, surgiram alguns novos relatos da mídia sul-coreana indicando que uma versão especial do Snapdragon 8 Elite Gen 5, fabricada pela própria Samsung em 2 nm, pode estar em desenvolvimento. Esse modelo inédito teria como destino o Galaxy Z Flip 8, previsto para ser lançado no segundo semestre de 2026.
De acordo com fontes locais, a Samsung já teria até enviado amostras iniciais de seu processo GAA de 2 nm para a Qualcomm avaliar. Caso os resultados sejam positivos, a sul-coreana pode formalizar um contrato para fabricar parte dos chips da linha Elite Gen 5. Se confirmado, esse seria um movimento inédito, mas também marcaria o retorno da parceria industrial entre as duas empresas após anos de predominância da TSMC.
Por enquanto, a informação é tratada apenas como um rumor, mas que ganha força porque o Exynos 2600, próximo chip proprietário da Samsung, será produzido o primeiro do mundo fabricado em 2 nm GAA. Esse mesmo processo deve estrear na série Galaxy S26, o que facilitaria a produção em escala e a integração entre as diferentes linhas de chips.
Z Flip8 e Fold8 podem ser os primeiros com chip de 2 nm
Caso o projeto avance, a próxima geração de dobráveis da Samsung, formada pelo Galaxy Z Flip8 e Z Fold8, seriam os primeiros equipado com um chip da Qualcomm fabricado em 2 nanômetros. Na prática, essa tecnologia será capaz de prometer uma melhor eficiência energética, desempenho superior e menor aquecimento.
Hoje, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 padrão que já está sendo usado pela maioria das fabricantes, é fabricado pela TSMC, e versões "For Galaxy", com clocks levemente maiores, devem continuar aparecendo nos modelos da linha Galaxy S26. A diferença é que, desta vez, a Samsung pode não apenas usar, mas também produzir uma versão própria do chip.
Mais detalhes devem surgir ainda neste ano, conforme a produção de teste em 2 nm da Samsung avance e os primeiros protótipos de chips cheguem às mãos da Qualcomm.






