A Samsung confirmou: o Exynos 2600 será o primeiro chip de 2nm do mercado. O anúncio foi feito durante a conferência de resultados financeiros da empresa nesta terça (30), e coloca a empresa a frente de rivais como Apple, Qualcomm e MediaTek, que ainda usam o processo de 3nm da TSMC. O novo chip deve chegar com a linha Galaxy S26 e atrair novos investidores, como o que já foi fechado com a Tesla, no valor de US$ 16,5 bilhões.
Samsung quer voltar ao topo com chips e celulares
Mesmo com os tropeços recentes da divisão de chips, o cenário para 2025 e 2026 parece promissor. O sucesso do Galaxy Z Fold 7 mostra que a linha dobrável segue firme, e a expectativa em torno do Galaxy S26 só aumenta com a chegada do novo processador.

Rumores anteriores apontam que o Exynos 2600 contará com uma CPU de 10 núcleos, sendo um núcleo principal de alto desempenho, três núcleos grandes e seis núcleos eficientes, além da GPU Eclipse 960, que promete desempenho gráfico 15% superior ao da Adreno 830 do Snapdragon 8 Elite.
Se os números se confirmarem, o Exynos 2600 pode recolocar a Samsung na briga direta pelo título de melhor chip para smartphones Android, algo que a marca busca há anos. Para isso, temos a confirmação que o novo chip já está em produção.
Agora, resta saber como ele vai se sair nos benchmarks reais. Até lá, novos vazamentos devem revelar mais detalhes sobre essa aposta ousada da Samsung.
Galaxy S25 FE pode chegar já em agosto
Durante o mesmo evento, a Samsung deixou claro que está acelerando os planos para apresentar sucessor do Galaxy S24 FE e ele pode chegar ao mercado antes do que todo mundo imaginava. Embora não tenha sido mencionada uma data específica, a declaração reforça os rumores de que o novo Galaxy S25 FE pode ser anunciado ainda em agosto de 2025, ou no mais tardar, no início de setembro. Para comparação, o Galaxy S24 FE foi revelado no fim de setembro de 2024 e só chegou às lojas em outubro.
Antecipar o lançamento pode ser uma jogada estratégica da Samsung para não sair dos holofotes. A fabricante já adiantou que pretende apresentar diversos smartphones de alto perfil até o fim do ano, incluindo seu primeiro dobrável com tela tripla. Ou seja, o Galaxy S25 FE seria apenas o começo de uma sequência intensa de novidades.