Sabemos que todos os anos a gigante de Cupertino lança uma nova geração de smartphones para compôr o seu portfólio de flagships, porém existem alguns modelos que valem a pena ficar de olho para comprar e outros nem tanto. Vamos então conferir 5 aparelhos da marca com 256GB de espaço interno que podem se tornar boas opções para você adquirir em 2024 assim que tiverem seus valores reduzidos.

5 celulares da Apple com 256 GB pra ficar de olho em 2024

Vale ressaltar que a Apple tem uma vasta lista de smartphones com 256GB, porém nem todos eles valem a pena por já estarem totalmente defasados e muitas das vezes não receber mais atualizações nem de segurança e muito menos de iOS. Sendo assim, vamos focar nos principais modelos que são comercializados no mercado em 2024 que valem ou podem vir a valer a pena com o passar dos meses.

OBS: Vale ressaltar que algumas das opções que abordaremos aqui, podem não estar com preço bom na data de publicação dessa matéria, porém eles podem acabar por cair o valor ao longo desse ano de 2024 que está só começando. Além disso para melhor compreensão, ordenei os aparelhos citados na matéria por ordem de ano de lançamento.
ÍNDICE

1) iPhone 12 (2020)

Aparelho que ainda traz o polêmico notch, o iPhone 12 é o aparelho da linha principal mais em conta vendido em 2024
Aparelho que ainda traz o polêmico notch, o iPhone 12 é o aparelho da linha principal mais em conta vendido em 2024

O iPhone 12 é o modelo mais barato de nossa lista. Esse aparelho é excelente para quem busca pegar um iPhone com 256GB pagando menos. Ele vem equipado com o processador A14 Bionic aliado a 4GB de RAM e versões com 64GB, 128GB ou até 256GB. Sinceramente, recomendamos que CORRA da versão com 64GB, uma vez que essa capacidade não dá pra armazenar quase nada nos dias atuais.

Esse smartphone foi um marco importante na história da Apple, visto que até a geração passada (iPhone 11) a empresa colocava telas com tecnologia LCD e resolução HD+ em seus modelos base. Já a partir da 12ª Geração, todos os modelos sem exceção receberam telas com tecnologia OLED e de resolução Full HD+ (uma pena que até os dias atuais não exista nenhum iPhone "standard" com mais de 60Hz de taxa de atualização).

O iPhone SE de 3ª Geração não foi colocado na lista uma vez que seu principal destaque é apenas em desempenho. Especificações como tela e design ele possui algo parecido com o que estava presente na datada linha iPhone 8: tela LCD de resolução apenas HD+ e no antigo formato 16:9. Além disso, sua traseira conta com uma única câmera que limita o aparelho a tirar fotos sem variedade de ângulos.

2) iPhone 13 (2021)

Sendo o modelo custo-benefício da empresa, o iPhone 13 é uma boa opção para quem quer ter seu primeiro iPhone
Sendo o modelo "custo-benefício" da empresa, o iPhone 13 é uma boa opção para quem quer ter seu primeiro Apple

Um smartphone da empresa americana que sem sombra de dúvidas é o queridinho da galera é o iPhone 13. Esse dispositivo conta com um processador bem poderoso em um corpo compacto, além de versões que podem chegar a até 512GB. No momento, a única variante que se encontra em valores OK é a com 128GB de armazenamento. Vamos aguardar pra ver se pelo menos no segundo semestre do ano a empresa junto com as principais lojas varejistas do mercado consigam trabalhar em bons preços nas variantes com 256GB e 512GB de espaço.

Os iPhones 13 Pro sem dúvidas também são aparelhos incríveis, porém a Apple não costuma manter linhas anteriores dos modelos Pro em seu portfólio e por isso não os adicionamos na lista. Após o lançamento de novos dispositivos os usuários são obrigados a comprar o modelo Pro mais atual, pegar algum celular "não Pro" ou partir para os seminovos.

Os pontos negativos do smartphone ficam para o fato de possuir apenas duas câmeras traseiras (o que diminui a versatilidade na hora de tirar fotos), ao contrário de seu principal concorrente que é o Galaxy S21 5G da Samsung que possui uma 3ª câmera para fotos com zoom sem perdas. Além disso a sua tela conta com apenas 60Hz, o que é uma vergonha visto que básicos já possuem pelo menos 90Hz. Todavia enquanto houverem falas de Apple Fãs como o exemplo citado abaixo, a gigante de Cupertino não se esforçará em fazer esse upgrade em modelos "não Pro".

iOS é mais fluido que o Android, pra que colocar taxa de 120Hz? Deixa 60Hz mesmo!

3) iPhone 14 (2022)

Para agradar gregos e troianos, a Apple criou uma variante com tela menor de 6,1 e outra maior com 6,7
Para agradar a "gregos e troianos", a Apple criou uma variante com tela menor de 6,1" e outra maior com 6,7"

Os iPhones 14 e 14 Plus são voltados para o público que não faz questão de pegar um modelo Pro ou os modelos standard/plus mais atuais, porém não abrem mão pegar um aparelho com pelo menos 6GB de RAM. Esse inclusive é o principal upgrade em relação ao iPhone 13, pois até o processador é basicamente o mesmo A15 Bionic (sendo a única diferença o fato de contar com 5 núcleos de GPU assim como os modelos 13 Pro, contra 4 do modelo base anterior).

O chipset eficiente presente neles foi responsável por arrancar elogios de usuários, uma vez que a bateria consegue durar o dia inteiro sem preocupações. Além disso, foi a partir da linha 14 que a gigante de Cupertino começou a colocar autofoco na câmera frontal (novidade essa que felizmente não ficou restrita apenas aos modelos Pro, e também se faz presente por aqui).

Os modelos standard e plus da linha iPhone 14 apenas se diferenciam em tamanho de tela (6,1" contra 6,7" respectivamente) e bateria (3279mAh contra 4323mAh respectivamente), as demais especificações são exatamente idênticas em ambos.

4) iPhone 15 (2023)

Ficha técnica

Após anos usando o padrão lighning de carregamento, finalmente a Apple se rendeu ao tradicional padrão USB-C
Após anos usando o padrão lightning de carregamento, finalmente a Apple se rendeu ao tradicional padrão USB-C

O iPhone 15 é aquele aparelho pra quem busca a geração mais atual possível, mas não pode pagar muito caro em um aparelho da linha Pro. Geralmente são lançados por valores absurdos, mas são os que costumam se tornar bons custo-benefício após pelo menos 1 ano desde seu lançamento. A principal novidade dessa linha iPhone 15 é a remoção do padrão lightning e a adoção do famoso padrão USB-C presente há anos em dispositivos Android.

Equipados com o A16 Bionic, os iPhones 15 e 15 Plus são uma ótima pedida para você rodar seus jogos prediletos. Além disso, a eficiência energética desse chipset garante que você fique com o aparelho longe da tomada por longas horas consecutivas. Algo legal de ser comentado é que nessa 15ª geração todos os modelos da família já vem com o Dynamic Island (que não é maravilhoso em termos de aproveitamento de tela, mas bem melhor que o notch "bigode" utilizado pela empresa desde o iPhone X de 2017).

OBS: Assim como na geração passada, os modelos standard e plus apenas se diferenciam em tamanho de tela (6,1" contra 6,7" respectivamente) e bateria (3349mAh contra 4383mAh respectivamente).

5) iPhone 15 Pro (2023)

Ficha técnica

Os iPhones 15 Pro são o que há de melhor no mundo Apple até o momento, em breve os iPhones 16 Pro chegam
Os iPhones 15 Pro são o que há de melhor no mundo Apple até o momento, no fim do ano os iPhones 16 Pro chegam

Para finalizar a lista com chave de ouro temos eles, os iPhones 15 Pro. Os modelos mais caros e tops da empresa disponíveis atualmente são sem sombra de dúvidas a melhor opção para se comprar em 2024 (até a empresa lançar os iPhones 16 Pro mais pro fim do ano) caso dinheiro não seja problema para você. Além de versões de 256GB, eles contam também com variantes de 512GB e até 1TB de espaço interno! Definitivamente é muita folga para que você possa armazenar todos os seus jogos e salvar suas fotos e vídeos.

Geralmente a única diferença entre os modelos Pro e Pro Max é o tamanho de tela e de bateria assim como acontece entre os modelos base e plus, porém nesse ano a empresa fez diferente. Apenas o modelo maior recebeu uma câmera de zoom óptico de 5x, enquanto o modelo menor também possui uma câmera de zoom, porém com um alcance menor de 3x sem perdas. Além disso o zoom máximo que ambos conseguem alcançar também muda: são 25x de zoom no Pro Max contra 15x no Pro em fotos, já em vídeos são 15x no Pro Max contra apenas 9x no Pro.