Está em busca de um smartphone Xiaomi novo, encontrou o POCO F5 como uma solução e não sabe quais são os problemas? Eu testei o POCO F5 e apresento aqui três motivos para não comprar o POCO F5.

1. Construção em plástico e limitada proteção

Ao segurar o POCO F5, imediatamente percebemos sua construção em plástico, uma escolha que, embora resulte em um aparelho mais leve, levanta questionamentos sobre sua durabilidade a longo prazo. O plástico é comum em muitos dispositivos, pode ser menos resistente a impactos quando comparado a materiais mais robustos, como o vidro. Mas pelo preço cobrado no celular, deveria ter uma construção mais sofisticada.

POCO F5 frame e traseira em plástico
POCO F5 frame e traseira em plástico

Além disso, a ausência de proteção contra água é outro ponto. Em um cenário diário, onde quedas acidentais em líquidos não são incomuns, a falta de resistência à água pode ser uma desvantagem considerável. Se a durabilidade e proteção são critérios importantes para você, talvez seja melhor considerar alternativas que ofereçam uma construção mais robusta e resistência à água.

2. Inconsistência das Câmeras

A fotografia é um dos pilares essenciais para muitas pessoas que querem escolher um novo celular. O POCO F5 apresenta uma câmera principal que oferece resultados satisfatórios, capturando imagens com detalhes nítidos e cores vibrantes. Contudo, é crucial notar a inconsistência entre as diferentes câmeras do dispositivo.

Ultrawide
Ultrawide
Ultrawide
Ultrawide
Noturna
Noturna
Noturna
Selfie
Selfie noturna
Selfie
Selfie
Selfie
Selfie

Enquanto a câmera principal brilha em diversas situações, outros sensores podem não manter o mesmo padrão de desempenho. Essa disparidade pode resultar em experiências fotográficas menos uniformes, especialmente em situações de baixa iluminação ou ao utilizar diferentes modos de câmera. Além disso, a câmera selfie, um componente vital para muitos usuários, demonstra um desempenho abaixo da média em comparação com modelos no mercado. A Xiaomi têm problemas ao calibrar a câmera selfie para o público brasileiro.

3. Preço elevado

Um fator que inegavelmente influencia a decisão de compra é o preço do dispositivo. O POCO F5, com um custo de R$ 2.300, pode ser percebido como um investimento substancial. Entretanto, ao compararmos suas características com alternativas no mercado, surge uma ponderação importante.

Galaxy A54 como alternativa
Galaxy A54 como alternativa

O Galaxy A54, por exemplo, oferece uma proposta atraente com fotos superiores, proteção IP68 contra água e poeira, além de uma bateria mais duradoura, veja o comparativo entre o A54 e POCO F5. Surpreendentemente, o Galaxy A54 está disponível por um preço mais acessível, marcando R$ 1700. Essa disparidade de preço, considerando as vantagens oferecidas pelo concorrente, pode ser um fator determinante na escolha.

Há um ponto que o POCO F5 supera o A54, na performance, se essa for sua necessidade principal, saiba que para jogos o POCO F5 é superior.

Conclusão

Ao considerar a compra do POCO F5, é melhor ponderar sobre esses três aspectos. A construção em plástico, a inconsistência das câmeras e o preço elevado em relação a concorrentes diretos são elementos que impactam diretamente na experiência do usuário.

Eu testei ele, abaixo estão os pontos onde mostro o que gostei e não:

Nossa intenção ao abordar esses pontos não é desencorajar a escolha do POCO F5, mas sim fornecer uma análise aprofundada para que a decisão de compra seja informada e alinhada às suas necessidades. Cada usuário possui preferências únicas, e a escolha do smartphone ideal deve refletir as prioridades individuais.