O Google deixou o mundo em choque ao anunciar recentemente que seus telefones Pixel, começando com a nova linha Pixel 8, serão atualizados por incríveis sete anos. Este anúncio foi feito durante o evento de lançamento do "Made by Google", marcando uma mudança radical nas políticas de suporte de software da empresa.

Pixel 8 vai ser atualizado até o Android 21

O Pixel 8 estreou o Android 14 e vai continuar atualizado até 2030, quando lançar o Android 21
O Pixel 8 estreou o Android 14 e vai continuar atualizado até 2030, quando lançar o Android 21

Para os fãs dos telefones Pixel, esta notícia é um verdadeiro presente. Agora, você poderá desfrutar do seu Pixel 8 por um tempo muito maior, já que o Google se comprometeu a fornecer atualizações por sete anos, ou seja, até o lançamento do Android 21. Isso significa que mesmo com o avanço da tecnologia, seu dispositivo Pixel continuará a receber as últimas funcionalidades e correções de segurança, garantindo uma experiência de uso mais longa e satisfatória.

A Apple já é muito bem reconhecida por oferecer um bom tempo de suporte para seus modelos de iPhones e iPads, com cerca de cinco a seis anos, o que é respeitável, mas agora superado pelo Google.

E as outras empresas?

Enquanto o Google sobe a régua com seus sete anos de suporte, é importante dar uma olhada ao redor e ver como outras empresas estão se saindo nesse quesito. No mundo Android, a maioria dos fabricantes fornece atualizações por aproximadamente dois anos, obrigando os usuários a comprar novos smarphones toda vez que esse tempo for terminado.

Samsung

Galaxy S23 FE vai receber atualizações até o Android 17
Galaxy S23 FE vai receber atualizações até o Android 17

A Samsung, por exemplo, progrediu bastante neste assunto, e hoje promete suporte de quatro gerações do Android e cinco anos de atualizações de segurança. O exemplo mais recente é o Galaxy S23 FE que chegou agora com Android 13, mas vai ser atualizado até o Android 17.

Motorola

Moto Edge 40 deve receber até três grandes atualizações de sistema
Moto Edge 40 deve receber até três grandes atualizações de sistema

A Motorola, por exemplo, avalia cada dispositivo antes de decidir quantas atualizações oferecer. Mas no geral, os seus flagships estão recebendo de duas a três gerações de Android, como é o caso do recém lançado Edge 40 Neo. Os Moto G recebem apenas uma grande atualização e os Moto E, nenhuma atualização de sistema, somente atualizações de segurança.

Xiaomi

Esse é o Redmi Note 12s, modelo que deve chegar a ter o Android 15 ou Android 16
Esse é o Redmi Note 12s, modelo que deve chegar a ter o Android 15 ou até o Android 16

A Xiaomi oferece até três atualizações de Android para a maioria dos seus smartphones, mas a empresa pretende mudar isso. Desde que foi anunciado o Redmi K60 Extreme Edition em agosto deste ano com o Android 13, a gigante chinesa também garatiu um tempo de suporte até o Android 17. Além desses updates do sistema operacional, os novos Xiaomi's devem receber até cinco anos de atualização de segurança.

realme

O realme 11 Pro+ é um dos principais contemplados dentro do catálogo da realme
O realme 11 Pro+ é um dos principais contemplados dentro do catálogo da realme

A realme, por sua vez, considera que oferecer até três grandes atualizações do Android e quatro anos de atualizações de segurança é o ideal para garantir a melhor experiência do usuário. Entretanto, isso tem acontecido apenas com os seus modelos mais poderosos.

A verdadeira pergunta que permanece agora é se outras empresas seguirão o exemplo do Google. O que você acha? Deixe seu comentário abaixo!

Assista também...