O USB-C já se tornou popular e é utilizado amplamente entre os dispositivos. Embora a maioria das pessoas pense que todos os cabos USB-C são iguais e comprar o mais barato não traz nenhum risco para seus celulares e tablets, isso é um pensamento errôneo. Dependendo do modelo do aparelho utilizado e a qualidade do cabo, um cabo USB-C comprado no Aliexpress ou "Camelô" pode danificar seu smartphone.

De que forma um cabo USB-C ruim e/ou barato pode danificar o celular ou tablet?

Cabos USB-C podem danificar o celular ou tablet. Fonte: Vitor Valeri
Cabos USB-C podem danificar o celular ou tablet. Fonte: Vitor Valeri

O ideal seria que todos os celulares e tablets USB-C contassem com recursos de segurança integrados para evitar que um carregador tente transmitir 60 W ou mesmo 100 W para um cabo inadequado. Entretanto, isso não é a realidade e dependendo da qualidade do cabo utilizado, a situação pode piorar consideravelmente.

Além de existir cabos certificados para transmitir 20W, 30W, 60W, 100W, entre outras capacidades, nem todos são seguros para se utilizar em seu celular ou tablet. Caso o seu smartphone não tenha recursos de segurança para evitar uma sobretensão, a única coisa que poderá evitar danos no aparelho é a presença do E-Mark no cabo USB-C.

O que é E-mark e qual sua importância?

Os cabos USB-C 3.1 trazem todos os recursos descritos nas especificações do padrão. Um deles é a marcação eletrônica, chamada de E-Mark, que realiza a função de controlar a entrega de energia transmitida para o dispositivo em que o cabo USB-C está conectado.

Se o cabo USB-C não possuir o E-Mark, há o risco de haver danos no celular ou no tablet devido ao excesso de potência transmitida. Por exemplo, pode haver danos caso você utilize um carregador de 100W em conjunto com um cabo sem E-Mark em um celular que suporta somente 30W.

Como descobrir se o meu cabo tem E-Mark?

Para saber se um cabo tem E-Mark é necessário possuir um testador específico para a detecção deste recurso. Adrian Kingsley-Hughes, do site ZDNET, relata que utilizou o modelo CT-3 da marca AVHzY para realizar seus testes e detectar a presença do E-Mark.

Testador de E-Mark para cabos USB-C AVHzY CT-3. Fonte: zdnet (Foto por Adrian Kingsley-Hughes)
Testador de E-Mark para cabos USB-C AVHzY CT-3. Fonte: zdnet (Foto por Adrian Kingsley-Hughes)

Caso não queira depender de testadores de E-Mark, faça isso

Se você não está interessado em adquirir um testador de E-Mark para atestar se o seu cabo USB-C tem ou não o recurso necessário para recarregar a bateria do seu celular com segurança, há duas soluções. A primeira é utilizar o cabo original, que veio junto com o seu celular ou tablet. A segunda é comprar cabos de fabricantes confiáveis como, por exemplo, a Anker e a Ugreen. Pessoalmente, eu prefiro os da Anker por achar que são mais bem construídos.

Cabo USB-C Anker 643. Fonte: Vitor Valeri
Cabo USB-C Anker 643. Fonte: Vitor Valeri

Sobre o USB-C

Os cabos USB-C são conectores facilmente identificáveis pelo seu formato totalmente arredondado, que permite a conexão de ambos os lados. Além disso, a conexão atualmente permite que se carregue a bateria não só de celulares e tablets, mas também de notebooks, devido a potência fornecida.