Durante o evento Apple Wonderlust, a Apple surpreendeu o mundo ao anunciar oficialmente seus mais recentes dispositivos: os novos iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro e 15 Pro Max, além dos novos AirPods agora com a tão esperada porta USB-C. Essa é uma mudança histórica, já que com a Maçã finalmente adotando a porta USB-C em todos os seus modelos, teremos o fim do padrão Lightning.

Adeus Lightning: iPhone 15 agora tem USB-C

iPhone 15 agora tem USB-C
iPhone 15 agora tem USB-C

A mudança é resultado de uma luta antiga entre a União Europeia e a Apple, que determinou que até o final de 2024 todos os smartphones vendidos em países do bloco devem utilizar a porta USB-C. Isso marca uma grande virada para a Apple, que utilizou a porta Lightning por anos.

Com a mudança, os usuários poderão contar com uma compatibilidade com outros dispositivos mais fácil, como também permitirá uma carga mais rápida e uma experiência geral mais conveniente para todos os usuários. É verdade que a novidade deve ser mais motivo de festa para os consumidores europeus, mas também terá impacto em todo o mundo, inclusive no Brasil.

USB-C nos AirPods

Fones AirPods agora tem USB-C
Fones AirPods agora tem USB-C

A novidade deve afetar também os fones da marca, entretanto, de forma gradual. Os modelos "normais" e os AirPods Max devem receber a atualização no próximo ano. No entanto, a mudança será mais demorada para os modelos não-Pro dos AirPods, pois eles provavelmente passarão por uma atualização mais abrangente.

Na prática, os fones com fio terão um conector USB-C, enquanto os fones sem fio terão o estojo com a entrada USB-C.