O Thunderbolt 5 teve suas especificações e recursos revelados pela Intel. Trata-se de uma conexão desenvolvida entre a Intel e a Apple, que estreou pela primeira vez em 2011. O objetivo do projeto é fornecer altas taxas de transferência de dados, além de permitir a ampla variedade de conexões de dados e de exibição utilizando uma única porta. Dentre as diversas melhorias, temos como destaque para esta nova geração o carregamento de até 240W, uma largura de banda de até 120 Gbps e o suporte a PCIe Gen4.

O que uma porta Thunderbolt 5 é capaz de entregar?

Intel anuncia especificações do Thunderbolt 5. Fonte: Intel
Intel anuncia especificações do Thunderbolt 5. Fonte: Intel

De acordo com os dados disponibilizados pela Intel, o Thunderbolt 5 fornece em sua configuração padrão uma conexão bidirecional de 80 Gbps. Entretanto, quando há a necessidade de entregar altas resoluções com uma taxa de atualização grande, é possível chegar a uma velocidade de transferência de 120 Gbps. Neste cenário de monitores, a recepção de dados pode ser ajustada entre 80 Gbps e 40 Gbps.

É interessante notar que o Thunderbolt 5 possui compatibilidade com DisplayPort 2.1, USB 4m USB 3 20GB e PCIe Gen4. O padrão de conexão permite que haja um uso maior de banda para GPUs externas, uma limitação que se tinha nos padrões Thunderbolt 3 e 4. É importante mencionar que neste caso os sistemas devem estar equipados com links compatíveis com PCIe fornecendo velocidades de 64 Gbps.

Lançamento e disponibilidade

Os primeiros notebooks a serem lançados com portas Thunderbolt 5 deverão ser lançados em 2024.