O USB (Universal Serial Bus ou Porta Serial Universal em português) é um padrão muito utilizado pela indústria para a transmissão de dados digitais e energia entre dispositivos através de um cabo. Entretanto, essa conexão tem mudado constantemente e sempre há o lançamento de novas versões. Agora foi anunciado o "USB4 versão 2.0", que mostra uma capacidade de transferência ainda maior comparado às gerações anteriores.

Foi anunciado pelo USB Promoter Group, um consórcio de diversas empresas como Apple, HP, Intel, Microsoft e outras, o "lançamento pendente da especificação USB4 Versão 2.0". Estima-se que a atualização do padrão será finalizada até novembro a tempo do USB Developer Days 2022.

USB4 versão 2.0: Quais as principais melhorias?

Especificações do padrão USB4 versão 2.0 são anunciadas e transferência de dados chega a 80 Gbps. Fonte: Pixabay
Especificações do padrão USB4 versão 2.0 são anunciadas e transferência de dados chega a 80 Gbps. Fonte: Pixabay

De acordo com as informações divulgadas, o padrão "USB4 versão 2.0" terá uma velocidade máxima de 80 Gbps. Essa velocidade de transferência de dados foi possível devido a uma "nova arquitetura de camada física", mas não se preocupe, pois, a nova versão do USB deverá ser compatível com os cabos existentes de 40 Gbps. Para efeito de comparação, essa capacidade é maior que a do Thunderbolt 3 e do Thunderbolt 4, que podem atingir 40 Gbps.

As principais características do novo padrão USB4 são:

  • Operação de até 80 Gbps, com base em uma nova arquitetura de camada física, usando cabos passivos USB Type-C de 40 Gbps existentes e cabos ativos USB Type-C de 80 Gbps recém-definidos.
  • Atualizações nos protocolos de dados e exibição para melhor e aumentar a largura de banda. Com isso, as atualizações da arquitetura de dados USB agora permitem que o encapsulamento de dados USB 3.2 exceda 20 Gbps. Essas atualizações ocorreram para se alinhar com as versões mais recentes das especificações DisplayPort e PCIe.
  • Compatibilidade retroativa com USB4 Versão 1.0, USB 3.2, USB 2.0 e Thunderbolt 3.

Thunderbolt 5 vem aí também!

De acordo com o site AnandTech, a Intel já está trabalhando no Thunderbolt 5, que terá uma velocidade de 80 Gbps, assim como o USB4. Acredita-se que o anúncio na nova versão da conexão não tenha sido revelada ainda pois a empresa quer esperar a finalização do USB4 Versão 4.0 para que ambas as conexões sejam compatíveis entre si.

Fonte: businesswire