É muito comum, encontrar computadores com Windows 10 e 11, no qual a porta USB não detecta o mouse. É provável que o problema ocorra após a atualização do sistema Windows e, de repente, a porta USB para de funcionar no sistema Windows.

Em suma, esse problema pode prejudicar e muito o acesso e uso do computador. Diante disso, é necessário concertar o mesmo. De acordo com os usuários, mesmo depois de conectar o USB em um computador de porta diferente, ele ainda é incapaz de detectar o mouse. Em geral, existem muitas razões diferentes que desencadeiam o problema. Então, confira a seguir, o que pode causar o problema, e como resolver.

O que causa o problema "porta USB não detectando mouse"?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Abaixo, confira o que pode estar causando o problema:

1. Porta USB suja: Se a porta USB do seu computador estiver suja ou houver algo dentro da porta USB, você pode ter problemas ao tentar estabelecer uma conexão com o mouse. Por isso, certifique-se de limpar a porta USB com um pano úmido macio e, em seguida, conecte o mouse.

2. Driver do mouse corrompido: Outra possível razão responsável pelo problema é que o driver do mouse está desatualizado ou corrompido. Às vezes, o driver desatualizado também pode causar esse problema de conexão com a porta USB.

3. Driver dos Controladores USB desatualizado: Se o driver dos controladores USB estiver desatualizado, você também pode encontrar problemas para se conectar. Neste caso, tente atualizar o driver controlador em seu sistema para resolver o problema.

4. Configurações de gerenciamento de energia: Se as configurações de gerenciamento de energia do computador não forem perfeitamente ajustadas, você também pode ter problemas com a porta USB. Verifique se as configurações de gerenciamento de energia estão ok, para ver se a porta USB começa a detectar o problema do mouse.

5. Bug do controlador USB: Às vezes, os bugs internos ou falhas no controlador USB começam a causar conflito e, como resultado, você começa a enfrentar problemas para habilitar e desativar o controlador USB para resolver as pequenas falhas.

6. Problemas com BIOS: Esta é uma causa rara para o problema, mas em alguns casos, devido à corrupção do BIOS, você pode começar a enfrentar esse tipo de problema. Então, é bom verificar o BIOS do seu sistema.

O que fazer quando a porta USB não detecta o mouse?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Abaixo, veja dicas do que fazer quando a porta USB não detecta o seu mouse:

1. Reinicie seu dispositivo

Antes de começar com as correções abaixo dadas, a primeira sugestão é reiniciar o seu dispositivo. Muitas vezes, por conta de falhas internas ou bugs, o sistema mostra diferentes problemas e uma simples reinicialização corrige os bugs depois de dar um novo começo ao sistema.

Então, vale a pena tentar, primeiro reiniciar o sistema e depois reectar o mouse USB para ver se ele começa a funcionar ou não. Se ainda estiver vendo o problema, vá para a próxima correção.

2. Limpe a sua porta USB

Se reiniciar o sistema não funcionar, então é recomendável limpar a porta USB do seu sistema com algo, como um pincel ou um pano úmido macio. Limpar a porta vai ajudá-lo a remover todas as partículas de poeira e qualquer coisa que possa ser um obstáculo entre a conectividade do mouse e a porta. Então, limpe a porta USB e verifique se o problema está resolvido.

3. Veja se há alterações de hardware

A varredura do recurso de mudança de hardware no Windows ajuda dispositivos externos corrompidos a funcionar novamente. Este é um recurso embutido disponível no sistema Windows que ajuda os usuários a resolver os componentes faltantes, corrompidos ou desatualizados.

E executar uma varredura se há alterações de hardware irá ajudá-lo a corrigir os problemas com os componentes de hardware. Além disso, vai permitir que você se comunique com o software para fazer o dispositivo responder novamente.

Para usar a varredura para dispositivos de hardware, siga as etapas dadas:

  1. Clique no ícone Iniciar e procure por Gerenciador de dispositivos na barra de pesquisa;
  2. Em seguida, selecione o Mouse e outros dispositivos e clique na opção Ação no canto superior esquerdo;
  3. Agora clique na opção de alterações de hardware.
  4. Por fim, veja se o problema está resolvido ou não.

4. Desative e Habilite os controladores USB

Em suma, muitas pessoas dizem que desativar os controladores USB e habilitá-los novamente pode resolver o problema. Este é um truque rápido que ajuda os usuários a resolver as falhas internas e bugs que impedem o seu sistema de detectar o mouse USB ou outros problemas com o mouse USB ou teclados.

Então, você pode tentar e verificar se ele te ajuda a resolver o problema. Para desativar e permitir que os controladores USB sigam as etapas dadas:

  1. Clique no Menu Iniciar e procure executar na barra de pesquisa.
  2. Em seguida, digite regedit.exe na caixa de diálogo;
  3. No editor de registro e siga o caminho mencionado abaixo:
    • HKEY_LOCAL_MACHINE > SISTEMA > Serviços de > CurrentControlSet > USBSTOR
  4. Feito isso, clique no arquivo Iniciar para abrir o Valor editar DWORD (32 bits) na janela;
  5. Logo após, depois de desativar a porta USB mude o valor para 4 e aperte OK;
  6. Por fim, para habilitá-lo, altere de novo o valor para 3 e aperte o botão OK.

Depois disso, reinicie o seu PC ou notebook, para deixar as mudanças entrarem em vigor e resolver o problema no seu caso.

5. Execute o solucionador de problemas de hardware e dispositivo

No Windows, você receberá uma ferramenta de solução de problemas de hardware e dispositivos embutido, que logo após a varredura, detecta e corrige o problema automaticamente.

Esta ferramenta embutida é capaz de verificar os problemas comuns e garantir que os dispositivos e hardware mais recentes conectados ao sistema foram instalados corretamente.

Então, vale a pena tentar executar a ferramenta para resolver o problema. Para isso, siga o passo a passo a seguir:

  1. Pressione as teclas do Windows e na opção de pesquisa, digite solução de problemas e toque em Solução de problemas;
  2. Em seguida, clique na opção exibir todas as opções;
  3. Feito isso, clique em Hardware e Dispositivo e toque nas instruções para executar o solucionador de problemas;
  4. Por fi, espere que o processo de digitalização seja concluído e reinicie seu sistema.

Agora verifique se a porta USB não detectando o problema do mouse está resolvida ou vá para a próxima correção potencial.

6. Modifique as suas configurações de gerenciamento de energia

Se o dispositivo estiver funcionando no modo de baixa potência ou algo assim, então ele pode restringir o computador para fornecer energia aos dispositivos externos e, como resultado, você começa a enfrentar problemas como o apresentado na questão.

Diante disso, a recomendação é verificar e alterar as configurações de gerenciamento de energia muito altas ou padrão no seu PC ou notebook. Para isso, siga os passos dados:

  1. Reinicie seu sistema e abra o Painel de Controle;
  2. Em seguida, a partir dos itens listados, escolha a opção Power e você entrará na página Selecionar um Plano de Energia;
  3. Aqui, selecione a opção de alto desempenho. Se você não ver a opção Alto desempenho, clique na seta para baixo ao lado dos planos adicionais do Show e, em seguida, altere o plano de energia.
  4. Por fim, clique na opção salvar alterações e, em seguida, clique em OK.

Aguarde que as alterações entrem em vigor e, em seguida, verifique se o problema está corrigido.

7. Atualize o driver do controlador de barramento USB

Em muitos casos, o drive desatualizado ou corrompido começa a causar o problema. Assim, você também pode tentar atualizar o driver controlador de USB. Para atualizar o driver controlador de barramento USB, siga os passos mencionados abaixo:

  1. Clique no ícone Iniciar;
  2. Em seguida, toque em Gerenciador de dispositivos na barra de pesquisa;
  3. Agora, clique na opção Universal Serial Bus Controller para expandi-lo;
  4. Feito isso, clique com o botão direito do mouse na opção hub genérico USB e clique na opção de driver atualizar;
  5. Por fim, deixe o Windows atualizar o driver e uma vez que o processo de atualização é feito, reinicie o seu dispositivo e veja se ele ajuda você a resolver o problema.

8. Desinstale e reinstale o driver do mouse

Agora, se você descobriu que o driver do controlador USB Bus está atualizado, mas ainda assim a porta USB não detectando problema do mouse, então o problema pode estar relacionado ao driver do mouse.

Se os drivers do mouse do seu dispositivo estiverem corrompidos, então ele pode causar esses tipos de problemas. Por isso é recomendável reinstalar os drivers do mouse e verificar se ele ajuda a resolver o problema.

Além disso, você pode ir até o site do fabricante e tentar instalar os drivers do mouse e ver se o problema está resolvido para ir para a próxima correção.

9. Altere o BIOS

A última correção da nossa lista é alterar o BIOS. Bem, esta é uma solução muito complicada, certifique-se de seguir atentamente os passos listados abaixo e também ler a documentação técnica da placa-mãe.

Para alterar as configurações do BIOS siga as etapas listadas:

  1. Reinicie o seu sistema;
  2. Em seguida, aperte a tecla F12 para entrar nas configurações do BIOS;
  3. Feito isso, toque nos dispositivos e clique na configuração USB;
  4. Depois disso, vá para o suporte USB Virtual KBC;
  5. Clique em Ativado e salve as configurações do BIOS;
  6. Por fim, reinicie o seu sistema, depois de salvar as configurações e verifique se o mouse pode começar a funcionar.