Não sei vocês, mas eu estou cansado de ver sempre o mesmo mouse com visual "gamer", que se resume basicamente a preto fosco com RGB. O mesmo vale para teclados e headsets: o mercado brasileiro de periféricos inova pouco - é mais seguro ir no "de sempre" do que tentar vender um produto com um visual mais excêntrico que talvez não agrade a todos.

Já a fabricante chinesa Dareu não tá nem aí pra isso. Por exemplo, os caras lançaram um mouse amarelo e roxo, com o número 24 no lado, usando imagem do Kobe Bryant nas publicidades - obviamente, sem pagarem um centavo para os Lakers. 😂

Dareu A960
Dareu A960, o mouse xing-ling do Kobe

Eu já estava procurando um mouse dessa marca para comprar e trazer aqui para vocês há algum tempo, mas não encontrava um modelo que justificasse a compra. Estava de olho principalmente nesse mouse aí mesmo, o Dareu A960: sensor bom, visual exótico e preço ridiculamente baixo. Mas quando vi outro mouse da marca, o EM 901X, nas cores Sakura Pink, foi amor à primeira vista!

Wow!
Simplesmente o mouse gamer mais bonito do mundo 🤩

Comprei-o sob a justificativa de ser um presente para minha namorada, e realmente é o caso, mas ela está tendo que batalhar pela guarda comigo. Simplesmente não consigo manter minhas garras longe desse mouse!

  • Modelo do Sensor: ATG 4090
  • Switches principais: Dareu Blue
  • Codificador do Scroll: Mecânico TTC
  • Switch do scroll: Huano Red
  • Peso: 86g
  • Taxa de atualização: 1000Hz
  • Possui software?: Sim
  • Botões extras: 3 Botões Extra
  • Pegada: Claw, Finger e Palm

Dareu EM901X - Veja aqui a ficha técnica completa

Construção Externa e Design

Na pintura branca e no desenho foram usadas tintas texturizadas, e não senti os dedos escorregadios durante o uso. Essa pintura ornamental é extremamente bem feita, analisei minuciosamente e não encontrei defeitos. Já nos botões laterais, existe um vão considerável entre eles e o mouse. Obviamente não é um defeito (hoje em dia, buraco em mouse é redução de peso), mas podiam ter preenchido essa parte com plástico para o mouse ficar com um aspecto mais atraente.

Folgas extremas nos botões laterais
Folgas extremas nos botões laterais

Acessibilidade

A Dareu arriscou no visual, mas não no formato. É bem convencional e confortável, principalmente nas pegadas Claw e Fingertip. Não curti para Palm, como sempre, meus dedos sobram na frente, mas isso depende do usuário.

O mouse possui formato ambidestro simétrico, mas os dois botões laterais só podem ser acessados confortavelmente por usuários destros, como de costume nos mouses hoje em dia.

Pegadas - Claw, fingertip e palm, respectivamente
Pegadas: Claw, fingertip e palm, respectivamente

Iluminação

A iluminação RGB encontra-se na parte inferior do mouse, no estilo "underglow", igual aos neons embaixo dos carros nos primeiros filmes "Velozes e Furiosos". É bem bonito e combina bem com o restante do mouse.

As configurações de iluminação podem ser feitas através do software próprio do mouse, ou alternando entre os modos num botão da parte inferior. O produto acompanha uma base recarregável USB tipo C e essa também é RGB, combinando com o mouse. Mas não temos uma configuração complexa de efeitos ou alguma forma de sincronizarmos ambos. Os efeitos da base só podem ser alterados através de um botão na parte inferior da mesma.

Pés e botões

Na parte inferior do mouse temos 4 feets de plástico ABS que podiam ser melhores/maiores. Um switch de on/off para o modo wireless (desligue-o se quiser utilizar o mouse cabeado) e um botão que muda os modos de cor do RGB. Temos também uma portinha conveniente para guardarmos o dongle 2.4Ghz.

Parte inferior do mouse
Parte inferior do mouse

Conexões

O EM901X é wireless, conectado através de um dongle USB 2.4Ghz. Vem acompanhado de uma base recarregável com uma entrada USB tipo C e uma saída USB 2.0. Temos um cabo USB tipo C para realizarmos a conexão entre o computador e a base. Esse mouse NÃO É BLUETOOTH.

Dareu EM 901X completo
Dareu EM 901X completo

Também o podemos utilizar de forma cabeada. Para isso, desligamos o switch on/off e conectamos a entrada USB tipo C no mouse e no computador. Quase esqueci de mencionar que o cabo de nylon trançado é branco, EXTREMAMENTE FLEXÍVEL e tem quase 2 metros de compriento. Sério, por quê diabos colocar um cabo de tamanha qualidade num mouse wireless? Dareu me surpreendeu nessa parte.

Bateria e carregamento

Para carregá-lo, podemos usar a própria base recarregável da Dareu ou utilizar o mouse cabeado (conectado ao PC) por algumas horas.

Carregando na base
Carregando na base

A bateria suporta até 930mAh e a empresa promete até 40 horas de uso sem RGB e 20 horas com o RGB ligado, e eu posso confirmar estes números. O tempo de carregamento total é de aproximadamente 4 horas. Uma forma efetiva de aumentar a autonomia da bateria em mouses wireless é baixando a taxa de pooling do mouse quando não estamos jogando, de 1000 Hz para 500 Hz.

Componentes

Por ser um mouse chinês, as pessoas podem ficar meio receosas na questão dos componentes internos. Então vamos abrir e dar uma olhada? Retiramos os feets cuidadosamente e desparafusamos quatro parafusos.

A patroa me deixou abrir o mouse!
A patroa me deixou abrir o mouse!

Sensor

O sensor é misterioso, um tal de ATG 4090. Tem o DPI máximo de 10000. Só encontrei mouses da Dareu que o utilizam, o que me faz crer que é um sensor proprietário da marca. Na parte dos testes de desempenho da review veremos do que ele é capaz.

Componentes internos do mouse: No centro, o sensor misterioso
Componentes internos do mouse: No centro, o sensor misterioso

Switches

No caso do EM901X, foram utilizados switches azuis proprietários da Dareu. Não posso jurar pela durabilidade deles, já que é minha primeira experiência, mas sinto uma sensação de click similar aos Kailh Reds. Caso eu enfrente problemas futuros com os clicks desse mouse, atualizarei a review, como de costume.

Interruptores do mouse
Interruptores Dareu Blue e Huano Reds

Todos os outros interruptores do mouse são Huano Reds, incluindo o seletor de DPI e click do scroll. Um problema que encontrei foi nos botões laterais. Eles afundam muito depois de acionados - o famoso post-travel. Pelas reviews que vi, outros mouses da Dareu apresentam a mesma característica.

O click do seletor de DPI é bem satisfatório, mas infelizmente não consegui programá-lo para outras funções no software.

Scroll-Wheel

A rodinha do mouse é de plástico com um emborrachado texturizado rosa. O rolamento é um dos mais suaves que já vi. Não chego a acidentalmente rolar linhas, mas quase. O click do scroll é normal, nem muito duro e nem suave demais. No geral, estou bem satisfeito com a scroll-wheel do EM 901X.

Scroll wheel
Scroll wheel

Desempenho

Antes dos testes, já escrevo aqui que não notei discrepâncias no sensor do mouse durante o uso cotidiano e em jogos. Então vamos tirar a prova disso no Mouse Tester?

Consistência

Nesse teste de consistência, as bolinhas azuis devem seguir a linha o mais próximo possível - indicando um bom rastreio do mouse.

Compilei os testes numa galeria pois foram vários. Primeiro testei o mouse usando a conexão sem fio, em DPIs diferentes e em 1000 Hz, depois em 500 Hz. Logo de cara vejo que não é o melhor sensor que já passou por aqui. Principalmente em 1200 DPI temos variações bem estranhas no teste. Quando mudamos para 500 Hz, o gráfico fica um pouco melhor, então eu recomendo manter-se nessa taxa de pooling. Em modo cabeado o mouse criou gráficos melhores no teste, mas não sei dizer ao certo o quanto essa diferença é aplicável em uso real.

Aceleração

Teste de aceleração
Teste de aceleração

Em todas as taxas de atualização, DPIs, cabeado ou não - o mouse apresenta uma significativa aceleração positiva. Significa que, dependendo da velocidade que você executa o movimento, o resultado muda.

Esses defeitos na implementação do sensor no mouse são perceptíveis durante o uso? Digo que não. Antes dos testes, eu o utilizei por vários dias e joguei bastante Counter Strike. No meu caso, o problema continua sendo nas habilidades do jogador, e não do mouse. Mas na dúvida, não compre esse mouse para jogar FPS competitivo!

Software

Irei resumir a parte do software. Aqui não temos recursos faltando, tirando o botão de DPI que não salva a reprogramação. É um software simples, podemos baixá-lo direto do site da empresa, aqui.

Na tab "Main" podemos checar a porcentagem da bateria e remapear os botões;

.
Dareu EM 901X - Main

Em "Advanced" podemos alterar as taxas de DPI e as três configurações de mouse do Windows;

.
Dareu EM 901X - Advanced

Em macro podemos... Exatamente, criar macros! É o mesmo software que temos em centenas de outros mouses, e funciona bem;

c
Dareu EM 901X - Macro

Aqui configuramos os efeitos de RGB do mouse. Infelizmente a base carregável não acompanha os efeitos (ia ser pedir demais, não?);

.
Dareu EM 901X - Lighting

Conclusão

Sempre há o risco de taxação ao comprarmos periféricos no Aliexpress. Mas, na maioria dos casos, mesmo que aconteça, ainda sai mais barato que comprar direto no Brasil. É o caso do nosso EM 901X. Obviamente, não podemos comprá-lo direto no mercado nacional, mas no preço que paguei importando, R$ 170, simplesmente não existem mouses gamers sem fio no Brasil nessa faixa de preço. O mais próximo que temos é o Logitech G305, que custa quase o dobro do preço!

Logitech G305 - Daily driver do Nicolas aqui no escritório!
Logitech G305 - "Daily driver" do Nicolas aqui no escritório!

Os mouses sem fio que entregam bastante qualidade estão num patamar de preço mais próximo aos quinhentos reais, como o HyperX Pulsefire Dart e o Logitech G603 Lightspeed. Os sensores de mouses nesta faixa de preço são superiores, de fato. Mas você só irá notar diferença ao jogar jogos de tiro em primeira pessoa competitivamente. Para todas as outras funções, esse mouse rosinha funciona muito bem.

É isso que chamam de pegada palm?
É isso que chamam de pegada "palm"?

A Dareu é uma marca de periférico bem antiga e estabelecida no mercado. Mesmo assim, desconfio do sensor utilizado. Foi aqui que economizaram. Novamente, não encontrei problemas ao jogar, mas não posso recomendá-lo para jogos competitivos.

No geral, estou muito feliz usando este mouse para a review, e será difícil largá-lo quando terminar.