A mensagem "sem conexão com a internet" no TikTok impede os usuários de assistirem aos vídeos e utilize os recursos do aplicativo. O motivo para o aviso ser exibido pode ser diverso, incluindo a falta de conexão do celular com a internet, um defeito no app, entre outros. Confira as formas para corrigir este tipo de problema em smartphones Android e iOS (iPhone).

7 Formas de corrigir o erro "Sem conexão com a internet" do TikTok

Sete formas de corrigir o erro
Sete formas de corrigir o erro 'sem conexão com a internet' no TikTok. Fonte: Oficina da Net
ÍNDICE

1 - Verifique a sua conexão com a internet

Geralmente, a principal causa do erro "sem conexão com a internet" do TikTok é o celular não estar conectado à internet. Verifique se o seu smartphone está conectado no Wi-Fi ou na internet móvel. Feito isso, confira que a conexão está estável ou não, pois isso pode comprometer o carregamento de conteúdo no app.

Para verificar se você está conectado à internet, simplesmente abra o navegador e entre em qualquer site. Caso o endereço que você acessou carregue normalmente as imagens e texto, quer dizer que a conexão com a internet está normal.

Caso não consiga acessar os sites que você escreveu na barra de endereços do navegador, tente utilizar uma das soluções que citei no artigo "Internet travando: Como melhorar a velocidade".

2 - Veja se o TikTok está fora do ar (off-line, caiu)

Se a sua conexão com a internet está normal, mas o TikTok continua apresentando problemas para reproduzir os vídeos, verifique se os servidores da plataforma estão com algum problema. Para isso, basta acessar o site Downdetector e procurar pelo TikTok. Caso haja a confirmação de instabilidades no serviço, a solução será esperar até que os funcionários do TikTok resolvam o problema nos servidores.

3 - Feche e abre novamente o TikTok

Tem momentos em que o TikTok pode apresentar falhas durante sua execução no celular. Embora os servidores do aplicativo estejam funcionando bem, pode haver bugs. Uma maneira fácil de resolver isso e fechar e abrir o app novamente.

Para fechar e abrir o app novamente em um celular Android, acesse o aplicativo Configurações, selecione "Apps e notificações, toque em "ver todos os apps" e localize o TikTok. Depois de achar o app TikTok, selecione-o e toque em "forçar fechamento". Depois, vá até o app e toque para abri-lo.

No caso do iPhone, deslize o dedo debaixo para cima na tela até encontrar o TikTok e feche o app deslizando para cima. Depois, localize o aplicativo na tela inicial e abra-o novamente.

4 - Reinicie o celular

Caso forçar o fechamento do app TikTok não resolva o problema, pode ser que haja um mal funcionamento de algum processo no sistema operacional. Para resolver isso, deve reiniciar o seu celular Android ou iPhone. Para isso, basta segurar o botão de ligar/desligar no telefone Android até aparecer o menu com a opção "reiniciar". Já no iPhone, você deve pressionar os botões de aumentar e diminuir o volume e segurar.

5 - Apague o cache do TikTok

Pode ocorrer dos arquivos temporários (cache) do TikTok corromperem por algum motivo. Para apagar o cache do app, basta abri-lo, acessar o seu perfil, selecionar o símbolo de três linhas horizontais, tocar em Configurações e privacidade, selecionar "liberar espaço" e tocar em "limpar" ao lado de "cache". Após fazer isso, feche e abra novamente o TikTok.

6 - Atualize o aplicativo TikTok no seu iPhone ou celular Android

Caso você esteja executando uma versão antiga do TikTok em seu smartphone, podem ocorrer erros de funcionamento no app. Para isso, basta acessar a Play Store (Android) ou a App Store (iOS, no iPhone) e selecionar o botão "atualizar" depois de buscar pelo aplicativo na loja.

7 - Reinstale o aplicativo

Caso nenhuma das formas acima tenha funcionado para resolver o problema do TikTok, desinstale-o e reinstale novamente. No Android, basta você tocar no app e manter o dedo pressionando até aparecer a opção "desinstalar". Já no iOS (iPhone), você deve tocar em cima do app e manter o dedo pressionado até que apareça a opção "remover aplicativo".

Para instalar o app novamente, basta entrar na Play Store (Android) ou na App Store (iOS, iPhone) e pesquisar pelo app TikTok. Após localizá-lo, selecione o botão "instalar".