O Zenfone 10 terá saída para fones de ouvido e sua versão padrão terá 256GB ao invés de 128GB, segundo um novo conjunto de vazamentos. A informação vem do site WinFuture, que garante uma configuração ainda com 8GB ou 16GB de memória RAM, 256GB de armazenamento interno como mínimo e saída para fones de ouvido de 3,5mm. Mais informações em nosso artigo sobre a data de lançamento, preços e rumores do Zenfone 10.

Zenfone 10 vai manter conector P2 para fones e 256GB de ROM

Saída para fones de ouvido será mantida no Zenfone 10. Fonte: winfuture
Saída para fones de ouvido será mantida no Zenfone 10. Fonte: winfuture

De acordo com o site alemão WinFuture, o Zenfone 10 contará com uma saída de 3,5mm para fones de ouvido. Além disso, versão padrão do celular terão 256GB de armazenamento interno ao invés de 128GB, que era o mínimo no Zenfone 9. Além disso, foi informado que a fabricante taiwanesa de celulares irá manter as variações de memória RAM, onde teremos uma versão de 8GB e outra de 16GB.

Segundo o site 9to5google, atualmente a grande maioria dos celulares Android que custam acima de US$ 400 (R$ 2000 na conversão direta de dólar para real) não possuem mais uma saída para fones de ouvido e essa mesma tendência está chegando aos tablets também. Essa decisão é questionável se considerarmos que nem sempre há um problema real de espaço para acomodar os componentes do smartphone. Pode ser válido no caso de celulares com tela dobrável que possuem um corpo fino, mas no caso do formato padrão dos telefones de hoje, claramente vemos que o motivo não é devido ao espaço ocupado pelo hardware interno e sim devido às vendas de fones de ouvido Bluetooth, principalmente os in-ears TWS (True Wireless Stereo).

Hoje temos somente duas fabricantes de celulares que possuem modelos que contêm um processador topo de linha da Qualcomm e uma saída para fones de ouvido: a Asus e a Sony. Como a Sony não vende mais smartphones no Brasil, os usuários que procuram smartphones de alto desempenho com saída para fones só tem a Asus como escolha. O restante dos aparelhos obriga a pessoa a utilizar os "adaptadores USB para fones de ouvido" (DAC/amps USB)", como explicamos no artigo sobre os melhores modelos para se comprar em 2023.