A Samsung é referência quando o assunto é fabricar smartphones com especificações extremamente equilibradas e o evento Unpacked da quinta geração de dobráveis está prestes a acontecer. Confira aqui no Oficina da Net quais novidades estarão presentes no Galaxy Z Fold 5 5G tão aclamado pelos apreciadores de celulares que dobram.

Últimos rumores sobre o Galaxy Z Fold 5 (atualizado em 5/6)

Desempenho do Galaxy Fold 5 5G

Rumores sobre o desempenho do Galaxy Z Fold 5 têm surgido, e a especulação mais segura é de que o dispositivo será equipado com o chipset Snapdragon 8 Gen 2, ou uma versão ainda mais aprimorada. Existe a possibilidade da Qualcomm lançar uma variante Plus do Snapdragon 8 Gen 2 para ser utilizado no Z Fold 5. Como exemplo, o Galaxy Z Fold 4 utiliza o Snapdragon 8 Plus Gen 1, o que proporciona uma vantagem em desempenho e eficiência energética em relação ao chip Snapdragon 8 Gen 1 padrão presente nos modelos lançados no início deste ano, como a série Galaxy S22.

De qualquer forma, o desempenho do Z Fold 5 deve ser melhor que o do Z Fold 4, que naturalmente já era melhor que o do Z Fold 3, lançado em 2021. Em nosso teste de jogos, o Fold4 se mostrou excepcional. Veja o resultado abaixo:

Câmeras do Galaxy Z Fold 5

Os rumores sobre as câmeras do Galaxy Z Fold 5 estão surgindo e trazem algumas informações interessantes. O Galaxy Z Fold 4 já possui câmeras que correspondem aos modelos mais antigos da Samsung, utilizando os mesmos sensores traseiros do Galaxy S22 e Galaxy S22 Plus. O dispositivo dobrável apresenta uma câmera principal de 50MP, uma câmera ultrawide de 12MP, uma câmera telefoto com zoom de 12x e resolução de 3MP, uma câmera de selfie externa de 10MP e uma câmera interna sob a tela de 4MP.

Câmeras do Z Fold 4
Câmeras do Z Fold 4

A má notícia é que, segundo o leaker Yogesh Brar, o Galaxy Z Fold 5deve manter esse padrão. Portanto, não devemos ver uma câmera principal de 200MP, como a presente no Galaxy S23 Ultra. Um vazamento anterior sugeriu que o Fold 5 poderia ser atualizado para uma câmera principal de 108MP, a mesma câmera presente no S22 Ultra. Além disso, o vazamento mencionou a possibilidade de o telefone receber uma câmera telefoto de 64MP com zoom óptico de 2x e uma câmera ultrawide de 12MP.

Além disso, há uma esperança de que a Samsung abandone a câmera interna sob a tela. Embora essa configuração permita aproveitar a tela por completo, a qualidade da imagem produzida não é suficiente para além de chamadas de vídeo. No entanto, não há informações que confirmem essa mudança, então é provável que a Samsung continue a manter essa configuração.

Tela e design do Galaxy Z Fold 5

Existem rumores empolgantes sobre a tela e o design do Samsung Galaxy Z Fold 5. De acordo com fontes confiáveis, como o famoso leaker Ice Universe, espera-se que o Z Fold 5 tenha poucas diferenças de design em relação ao Fold 4, mas será bem mais fino e compacto em relação ao seu antecessor. Isso vai fazer com que ele seja também um pouco mais leve.

Fonte: Oficina da NetA linha Z Fold entrega boas especificações para os usuários que curtem um dobrável
A linha Z Fold entrega boas especificações para os usuários que curtem um dobrável

Mas o quão mais fino estamos falando? De acordo com o leaker Steve Hemmerstoffer, a Samsung encontrou uma maneira de tornar o Galaxy Z Fold 5 o mais fino até agora, podendo chegar a 6,3 mm quando a tela estiver desdobrada e 13,5 mm quando fechado. Em comparação, o Galaxy Z Fold 4 tinha espessura de 15,8 mm quando fechado.

Quanto às telas, espera-se que o Galaxy Z Fold 5 apresente uma tela externa de 6,2 polegadas e uma tela interna de 7,6 polegadas, ambas com taxa de atualização de 120Hz e painéis OLED, semelhantes aos modelos anteriores. Embora houvesse expectativas de que a Samsung pudesse ampliar a tela externa, informações sugerem que isso não acontecerá, pelo menos não no lançamento deste ano.

Outro rumor interessante é a possibilidade da Samsung eliminar completamente o vinco no Galaxy Z Fold 5 com uma nova dobradiça chamada de "gota d'água". Essa nova estrutura permitiria que parte da tela interna fosse enrolada dentro do corpo principal do telefone, evitando o crescimento da linha de dobra. A Samsung teria patenteado esse design de dobradiça em 2016, e internamente ela é chamada de dobradiça tipo "haltere".

Patente de dobradiça tipo gota d
Patente de dobradiça "gota d'água" da Samsung

Além de oferecer um design mais atraente, essa nova dobradiça tipo "haltere" também pode melhorar a durabilidade do Galaxy Z Fold 5, permitindo que o dispositivo suporte mais dobraduras e aberturas ao longo de sua vida útil. Segundo relatórios, a Samsung pretende testar a nova dobradiça para 300 mil dobras, o que representa um aumento de 50% em comparação com as 200 mil dobras suportadas pelo Z Fold 4.

Bateria e carregamento do Galaxy Z Fold 5

De acordo com informações mais recentes, a bateria terá 4.400 mAh de capacidade típica. É uma capacidade pequena se considerarmos o tamanho gigante da tela interna do dispositivo e outros componentes que tendem a minar a energia da bateria mais depressa. Entretanto, é díficil acreditar que o Z Fold 5 chegue com um tanque energético maior, especialmente por que seu tamanho interno é bastante limitado e ter duas telas para funcionar.

Essa capacidade de 4.400 mAh é exatamente é a mesma do Z Fold 4 que, em testes realizado pelo Oficina da Net, rendeu 7h20min de autonomia e demorou 1h20min para completar a carga de 0 a 100%. Esperamos que a Samsung pelo menos consiga administrar melhor essa energia para que o Z Fold 5 passe mais tempo longe da tomada.

Resultado dos Z Fold 3 e Z Fold 4 em nossos testes de bateria:

#CelularesCapac.Cons. (%)StandByCargaTela Ligada
66°Samsung Galaxy Z Fold3 5G4.400100001:15h7h31min
80°Samsung Galaxy Z Fold 44.400100001:20h7h20min

Sistema e recursos adicionais do Galaxy Z Fold 5

O novo dobrável da Samsung já deve vir de fábrica com o Android 13 e One UI 5.1 além de possuir certificação IPX8 e proteção Gorilla Glass Victus 2. Outro ponto que merece destaque e vale sua atenção é o novo sistema de dobradiça apelidado de Droplet. Esse novo sistema que a Samsung vai estrear no Galaxy Z Fold 5 garantirá que o aparelho não tenha lacunas ao ser dobrado conforme mostrado na imagem abaixo.

Galaxy Z Fold 5 contará com o novo sistema de dobradiça Droplet
Galaxy Z Fold 5 contará com o novo sistema de dobradiça Droplet

É provável que vejamos algumas novas atualizações da interface One UI, especialmente projetadas para a tela interna do Z Fold 5, assim como a Samsung adicionou uma barra de tarefas na interface do Z Fold 4. A Samsung também afirmou estar trabalhando em um software que se adapte melhor à tela interna com proporção 4:3, o que é uma melhoria bastante aguardada. A maioria dos aplicativos ainda é projetada para telas retangulares, o que dificulta a utilização completa da ampla tela dobrável interna ao jogar, por exemplo.

Quando o Galaxy Z Fold 5 será anunciado?

O dobrável da Samsung deve ser anunciado antes do previsto. Ao invés de lançar o aparelho em agosto, como normalmente faz todo ano, a empresa pretende lançar o Z Fold 5 5G tal qual o seu irmão menor Z Flip 5 5G no evento "Galaxy Unpacked" entre os dias 25 e 27 do mês de julho.

Entretanto, como ainda não temos não uma confirmação oficial por parte da Samsung, estamos apenas nos baseando em rumores de fontes confiáveis. Embora a data de 26 de julho seja precisacom várias fontes citando essa data, uma publicação coreana espera que o lançamento global dos novos dobráveis da Samsung aconteça em 11 de agosto. Por enquanto, nos resta esperar o tempo passar mais um pouco.

Quanto o Galaxy Z Fold 5 vai custar?

Também não temos nenhuma informação oficial sobre o preço do Galaxy Z Fold 5, mas fontes sugerem que ele custe exatamente o mesmo preço do Galaxy Z Fold 4, seu antecessor. Quando lançado em agosto do ano passado, o Z Fold 4 chegou custando R$ 12.799 no Brasil.

Ainda achamos que a Samsung precisa de um dobrável no formato do Z Fold que seja mais barato para tentar atrair mais usuários a trocar seus modelos convencionais por aparelhos dobráveis, mas ficaríamos gratos se o preço pelo menos permanecesse igual o do ano passado.