Você já imaginou carregar a bateria de um celular em menos de 10 minutos? Essa é a nova tendência do mercado, e o exemplo mais recente é o Redmi Note 12 Pro+, lançado com suporte a 210 watts que enche a bateria de 0 a 100% em apenas 9 minutos. Em vez de tentarem aumentar ainda mais o tamanho da bateria, as empresas estão agora desenvolvendo carregadores que sejam capazes de encher o tanque em menos tempo.

Carregadores mais rápidos do mundo

Listamos apenas os modelos que já foram lançados no mercado — seja brasileiro ou internacional. Diversas empresas chinesas como a Oppo, Vivo e a própria Xiaomi já apresentaram modelos inovadores, mas que ainda não foram oficialmente lançados. Assim, descartamos a citação desses modelos por enquanto.

Atualmente, esses são os quatro modelos de carregadores mais rápidos do mundo:

Modelo Realme UltraDart Mi Turbo Charger Baseus GaN TurboPower
Fabricante Realme Xiaomi Baseus Motorola
Potência 200W 120W 65W 50W
Tempo de recarga (0 ~ 100%) 17 minutos 23 minutos 40 minutos Não divulgado

Realme UltraDart — 200 watts

O Realme UltraDart é atualmente o carregador mais rápido do mundo. Lançado pela Realme em fevereiro deste ano, o acessório conta com a tecnologia UltraDart Charging Architecture (UDCA) que é capaz de oferecer recargas em potência de 150 a 200 watts. Com essa tecnologia, a fabricante garante que a bateria de um celular compatível encha de 0 a 50% em apenas 5 minutos na tomada.

Realme UltraDart
Realme UltraDart

Até o momento, a Realme não anunciou nenhum celular que seja capaz de suportar todo o potencial do UltraDart. Na mesma época em que lançou o carregador, a empresa apresentou também o Realme GT Neo3, smartphone intermediário premium que suporta recargas de até 150 watts.

Xiaomi Mi Turbo Charger — 120 watts

A Xioami é uma das pioneiras no ramo de carregadores ultra-rápidos. Durante a MWC 2022, a empresa apresentou o modelo HyperCharge que seria capaz de completar a carga de uma bateria de 4.000 mAh em apenas oito minutos. Mas por conta do perigo iminente para o usuário, o produto ainda está passando por algumas etapas de desenvolvimento.

Xiaomi Mi Turbo Charge
Xiaomi Mi Turbo Charger

Por isso, o carregador mais rápido da Xiaomi atualmente é o Mi Turbo Charger, que oferece potência de até 120 watts. Lançado em 2020, esse dispositivo é capaz de recarregar em 100% uma bateria de 4.500 mAh em apenas 23 minutos. Se estiver com pressa, bastam cinco minutos na tomada para carregar 41% do tanque energético.

Baseus GaN — 65 watts

Embora seja de uma marca menos conhecida pela população em geral, o Baseus GaN também não deixa a desejar na hora de recarregar seu celular. Com potência de 65 watts, esse carregador é capaz de completar o tanque de uma bateria de 4.500 mAh em aproximadamente 40 minutos na tomada.

Baseus GaN — 65 watts
Baseus GaN — 65 watts

Desenvolvido com nitreto de gálio (GaN), esse carregador garante segurança e eficiência, além de um design compacto e completo ao mesmo tempo. Uma grande vantagem do Baseus GaN frente aos outros modelos desta lista é que ele é compatível com os principais protocolos de recarga do mercado atual, o que inclui até os iPhones mais recentes e celulares Android com Quick Charger 3.0 ou superior.

Motorola TurboPower — 50 watts

A Motorola não chegou a revelar o tempo de carregamento para um celular comum chegar a 100% de bateria quando utilizado o TurboPower, seu modelo de carregador mais rápido e eficiente até o momento. Construído para suprir a necessidade dos celulares que já contam com a tecnologia Qualcomm Quick Charger 4.0, como é o caso do Moto G60, o Motorola TurboPower oferece carregamento rápido de até 50 watts de potência.

Motorola TurboPower — 50 watts
Motorola TurboPower — 50 watts

Modelo bivolt, este carregador possui ainda duas portas, sendo uma USC-C e outra USB-A (essa última é mais lenta), oferecendo compatibilidade com celulares e até outros dispositivos, como notebooks, por exemplo.

Bônus! Como carregar o seu celular corretamente?