Nesta quinta-feira (23), a POCO anunciou o POCO F4 e POCO X4 GT, seus dois novos lançamentos para quem procura um celular com alto desempenho. Construídos para atenderem a comunidade de usuários mais exigentes, ambos modelos oferecem especificações semelhantes, com diferenças significativas em alguns aspectos. Confira neste artigo o que cada modelo oferece nos quesitos câmeras, tela, duração de bateria e muito mais.

POCO F4: o que ele oferece?

Começando pelo design, podemos dizer que a fabricante decidiu empregar uma nova identidade visual, menos extravagante e própria para utilizar em ambientes sociais e profissionais. Ele está disponível em três opções de cores mais brilhantes: Moonlight Silver, Night Black e Nebula Green.

POCO F4
POCO F4

O módulo traseiro de câmeras fica alojado em uma plataforma preta mais protuberante, com destaque para o posicionamento triangular dentro de uma grande proteção circular. Essa tampa possui um acabamento em vidro, mas conta com certificação IP53, isto é, apenas repelente a água.

Alto desempenho, baixa temperatura

O processador é uma das coisas mais importantes na hora de escolher o celular ideal. Neste caso, temos o Snapdragon 870, modelo amplamente elogiado por seu alto desempenho aliado a um baixo consumo de energia e calor. Para manter tudo na temperatura ideal, o POCO F4 conta ainda com a tecnologia VC LiquidCool 2.0, que nada mais é que uma grande câmara de resfriamento de 3112 mm² formada por sete camadas de grafite para dissipar o calor.

O Snapdragon 870 garante o alto desempenho do POCO F4 (Crédito: POCO/Divulgação)
O Snapdragon 870 garante o alto desempenho do POCO F4 (Crédito: POCO/Divulgação)

Trabalhando diretamente com o processador, a empresa oferece diferentes configurações de memórias, com 6 GB, 8 GB e até 12 GB de RAM, e ainda 128 GB ou 256 GB de armazenamento no padrão UFS 3.1. Vale lembrar que não temos slot para cartão microSD, o que é comum em aparelhos desta categoria.

Câmeras cada vez mais estáveis

As câmeras também são um fator importante para quem busca um celular completo. Pensando nisso, o POCO F4 GT integra um conjunto triplo na traseira, composto por uma câmera principal de 64 MP com a tecnologia de estabilização óptica de imagem (OIS). Isso significa que o POCO F4 é o primeiro da marca com essa tecnologia que faz muita diferença na hora de tirar aquela foto ou gravar aquele passeio de fim de semana.

O POCO F4 é o primeiro POCO com estabilização óptica de imagem (OIS).
O POCO F4 é o primeiro POCO com estabilização óptica de imagem (OIS). (Crédito: POCO/Divulgação)

Além do sensor principal, o trio é composto ainda por uma ultrawide de 8 MP e mais uma de 2 MP para efeito macro. Segundo a fabricante, é possível gravar vídeos em 4K a 60 quadros por segundo, o que é uma qualidade e estabilidade incrível. Para selfies, você pode aproveitar a lente frontal de 20 MP com suporte a HDR e gravação de vídeos em Full HD.

Tela ideal para a melhor experiência

O POCO F4 usa uma tela E4 AMOLED da Samsung de 6,67 polegadas, resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e um brilho máximo de até 1300 nits que por si só, já fazem a diferença em qualquer tipo de conteúdo e interação, desde a simples tarefa de abrir um aplicativo ou assistir um episódio da sua série favorita.

Enquanto o POCO F4 oferece uma tela AMOLED de 120 Hz, o X4 GT tem uma painel IPS LCD de até 144 Hz.
Enquanto o POCO F4 oferece uma tela AMOLED de 120 Hz, o X4 GT tem uma painel IPS LCD de até 144 Hz. (Crédito: POCO/Divulgação)

Para jogos, a tela ainda conta com a taxa de atualização de 120 Hz, alta taxa de contraste e suporte ao Dolby Vision que melhora drasticamente a qualidade das cores em exibição. Por fim, vale lembrar que o vidro conta com a proteção Corning Gorilla Glass 5.

Carregamento completo em apenas 38 minutos

Carregador de 67 watts incluso na caixa.
Carregador de 67 watts incluso na caixa. (Crédito: POCO/Divulgação)

Para quem é viciado no celular, ter um carregamento ultra rápido é importante, afinal, quanto menos tempo carregando, mais tempo você tem para se divertir. O POCO F4 vem com uma bateria de 4.500 mAh, que ainda suporta um carregamento turbo de 67 watts. Com essa tecnologia, basta manter o celular espetado na tomada por 38 minutos para que você possa carregá-lo completamente de 0 a 100%.

POCO X4 GT: o que ele oferece?

O POCO X4 GT mantém a mesma proposta de ser um smartphone para alto desempenho, mas para garantir um preço ainda mais acessível, tem trocas significativas dentre as suas especificações. O design também é diferente, mantendo um padrão mais próximo do que estamos acostumados, com as câmeras traseiras sendo posicionadas em um módulo retangular que exibe dois grandes sensores na vertical, ao lado de um menorzinho para completar o trio.

POCO X4 GT
POCO X4 GT

A traseira possui acabamento em plástico, outro fator importante para baratear o preço final, e ele também está disponível em três opções de cores — Black, Blue e Silver — todas brilhantes e sem muita extravagância.

Tela IPS, mas com altíssima taxa de atualização

É fato que a tela AMOLED é melhor que os painéis IPS LCD, e por isso, a qualidade da tela do POCO F4 é superior a do X4 GT. De toda forma, o POCO X4 GT oferece algumas especificações que seu irmão não tem. Começando pela taxa de atualização adaptativa que pode ir de 60 Hz em conteúdos mais básicos, para 144 Hz ao reproduzir jogos, por exemplo.

O POCO X4 GT integra uma ficha técnica de boa performance, mas mais modesta em relação ao POCO F4.
O POCO X4 GT integra uma ficha técnica de boa performance, mas mais modesta em relação ao POCO F4. (Crédito: POCO/Divulgação)

Também oferece suporte ao alto padrão Dolby Vision, tem pico máximo de brilho em 500 nits, tecnologia capaz de reproduzir até 1 bilhão de cores de alta fidelidade e conta com HDR10. No mais, o painel é de 6,6 polegadas e tem a mesma resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels).

Processador acessível

Para garantir o baixo custo, mas manter a melhor performance, a empresa escolheu o Dimensity 8100 da MediaTek, um dos melhores modelos da taiwanesa neste ano. Ele possui uma nova arquitetura, litografia de 5 nm e é capaz de ser 25% mais eficiente que a geração anterior. Ele trabalha em conjunto com 8GB de memória RAM e ainda tem opções de 128 GB ou 256 GB de armazenamento, mas sem slot para cartão microSD.

Segundo o NotebookCheck, o Dimensity 8100 é o processador ideal para os jogos que exigem alta performance.
Segundo o NotebookCheck, o Dimensity 8100 é o processador ideal para os jogos que exigem alta performance. (Crédito: POCO/Divulgação)

Assim como o POCO F4, o X4 GT também adicionou um sistema VC LiquidCool 2.0, com até 7 camadas de grafite de dissipação de calor. Segundo a fabricante, isso vai garantir que ele execute jogos pesados de forma mais estável, como é o caso do Genshin Impact. Será que pega um Roda Liso?

Mesmo conjunto de câmeras

Câmeras POCO X4 GT
Câmeras POCO X4 GT (Crédito: POCO/Divulgação)

Como o foco é diminuir o custo, podemos dizer que a POCO decidiu tirar o que não faz tanta diferença em relação a experiência. As câmeras do POCO X4 GT, por exemplo, não possuem a mesma tecnologia de estabilização óptica de imagem, mas também podem gravar os vídeos em até 4K.

O conjunto triplo conta com o mesmo sensor principal de 64 MP, uma ultrawide de 8 MP e uma macro de 2 MP para fechar o pacote. Até a câmera frontal possui a mesma resolução de 20 MP e também conta com suporte a HDR.

Bateria de longa duração sem ansiedade

É comum que modelos mais baratos possuam um tanque energético maior. Isso é o que acontece com o POCO X4 GT, que conta com uma bateria de 5.080 mAh. Pode parecer pouca diferença, mas como sua ficha técnica deve gastar menos energia, a bateria deve durar mais tempo que seu irmão.

Além disso, a empresa garante que ele pode ser totalmente carregado em questão de meia hora graças ao carregamento turbo de 67 watts.

O POCO X4 GT também conta com o carregamento rápido de 67 watts
O POCO X4 GT também conta com o carregamento rápido de 67 watts (Crédito: POCO/Divulgação)

👉 Compare a ficha técnica completa: POCO F4 vs POCO X4 GT

Onde comprar?

Lançados ontem (23) no mercado global, o POCO F4 e POCO X4 GT estão disponíveis para compra apenas no AliExpress. As vendas começam na segunda-feira, 27 de junho. Veja os preços oficiais da plataforma abaixo:

POCO F4

POCO X4 GT

Você gostou dos novos lançamentos da POCO?