Nesta época do ano, é normal já projetarmos o que vem pela frente e isso inclui a próxima geração de celulares. Dentre os principais lançamentos para o próximo ano, a linha Galaxy S22 da Samsung surge como uma das que mais chamam a atenção. Todo início de ano, a gigante sul coreana anuncia a sua linha carro chefe que nos traz o que há de melhor em processamento, pacote de câmeras, conectividade e um design arrojado. Em 2022 não será diferente!

O Galaxy S22 e S22 Ultra chegam para substituir o S21 e S21 Ultra, e por isso são os lançamentos mais esperados para o ano que vem. Todo esse prestígio nos leva a uma porção de rumores que são ventilados na rede, dando detalhes sobre as suas especificações. Se você é um dos curiosos que quer ficar por dentro das novidades, fizemos um compilado de todos os vazamentos do Galaxy S22 Ultra até o momento.

"Vale lembrar que todas essas especificações dispostas pelos sites especializados são rumores e podem sofrer alterações, já que ainda não houve nenhum anúncio oficial da Samsung."

O que esperar do Galaxy S22 Ultra?

Galaxy S22 Ultra: o que já sabemos. (Crédito: LetsGoDigital/Reprodução)
Galaxy S22 Ultra: o que já sabemos. (Crédito: LetsGoDigital/Reprodução)

Tela "de cinema"

Ao utilizar a expressão "tela de cinema", não queremos dizer que você deve esperar um celular com tela de 300 polegadas, afinal, isso seria impossível. Mas se você gosta de assistir filmes no celular, então deve entender o que eu quero dizer. De acordo com o vazamento de especificações disposta pelo GSM Arena, o Galaxy S22 Ultra deve chegar com uma tela de 6,8 polegadas com resolução de 1440 x 3200 pixels.

Essa qualidade é simplesmente mais que suficiente para assistir seus filmes e séries em apps de streaming. De toda forma, vale lembrar que esta mesma resolução Quad HD já está presente no S21 Ultra. A boa notícia então, é que a Samsung decidiu manter a resolução na nova geração.

Memórias, processamento e bateria

No departamento interno, o site GSM Arena também sugeriu que a Samsung vai aumentar a configuração de memória RAM oferecida em seu novo flagship. O Galaxy S21 Ultra conta com 8GB, o que já é suficiente para a maior parte das atividades exercidas por um dispositivo high end. Mesmo assim, o seu sucessor poderá oferecer 12 GB ou quem sabe até 16 GB.

Quanto ao armazenamento interno, a fabricante deve continuar oferecendo versões com a configuração de 256 GB e 512 GB. O mesmo se aplica à bateria de 5.000 mAh que também encontramos no modelo de 2021. Ao que se sabe, a gigante sul coreana não vê a necessidade de ampliar o tanque energético, ou simplesmente não quer comprometer o design fino do aparelho, particularidade importante para um dispositivo desta categoria.

O Galaxy S21 e companhia chegou com o Snapgragon 888, que na época, era o mais avançado processador da Qualcomm. Agora, esse posto é defendido pelo Snapdragon 8 Gen 1, lançado recentemente pela fabircante de suprimentos. O S22 Ultra deve ser equipado com este chip conforme já antecipamos aqui no Oficina da Net.

Câmeras poderosas

As câmeras são fortes candidatas a serem o principal destaque do aparelho. Também divulgado pelo site GSM Arena, o vazamento sugere a presença de um módulo de quatro lentes na traseira do celular. A lente principal deve ser formada por um lente de 108 MP, acompanhada de duas de 10 MB e uma última lente ultrawide de 12MP.

Rendeização do Galaxy S22 Ultra. (Crédito: LetsGoDigital/Reprodução)
Renderização do Galaxy S22 Ultra. (Crédito: LetsGoDigital/Reprodução)

Com essa configuração, os rumores apontam que será possível gravar vídeos em altíssima resolução de até 8K com 24 quadros por segundo (fps) usando as lentes traseiras. A lente para selfies também não deixa a desejar, e deve contar com uma lente de 40 MP capaz de gravar vídeos em até 4K a 60 fps.

A Samsung é conhecida por melhorar o software das câmeras a cada ano, o que de acordo com o vazamentos, deve ficar incrivelmente melhor no Galaxy S22 Ultra. Segundo o site Android Central, o smartphone pode ser o primeiro da fabricante a vir com o recurso "Detail Enhancer". Sua função é permitir captar mais detalhes ao usar a resolução total de 108 MP da câmera principal traseira.

Android 12 e One UI 4

Não somente o Galaxy S22 Ultra, mas toda a geração de smartphones de modelos intermediários e topo de linha da Samsung devem vir com o Android 12, versão mais recente do sistema operacional desenvolvido pela Google. Com essa versão, a Samsung deve empregar também a interface proprietária de última geração, conhecida como One UI 4.

5G e NFC garantidos

O site GSM Arena ainda expõe detalhes sobre a conectividade empregada no Galaxy S22 Ultra. Ele com certeza virá com suporte a internet mais rápida 5G, algo que já está presente na linha S21. Além disso, deve receber também o suporte a tecnologia NFC, recurso que permite o aparelho interagir com sistemas de pagamentos por aproximação.

S Pen

Uma imagem produzida em 3D pelo site LetsGoDigital revela o possível design do Galaxy S22 Ultra, que no geral, não deve mudar tanto em relação ao seu antecessor, com exceção do módulo de câmeras que tem um visual menos destacado. O destaque da imagem fica mesmo por conta do suporte para S Pen, acessório fabricado pela Samsung que funciona como uma caneta para fazer anotações e interações na tela.

Rendeização do Galaxy S22 Ultra em verde junto com a S Pen. (Crédito: LetsGoDigital/Reprodução)
Renderização do Galaxy S22 Ultra em verde junto com a S Pen. (Crédito: LetsGoDigital/Reprodução)

Até o lançamento do Galaxy S21 Ultra no início de 2021, a S Pen era um recurso exclusivo apenas dos aparelhos da linha Galaxy Note, bem como dos tablets da marca. Mas diferente do seu antecessor, a Samsung parece ter criado um slot exclusivo para o usuário guardar a S Pen junto ao celular. No caso do S21 Ultra, o usuário tem que comprar uma capa com o espaço para guardar a caneta.

Cores

De acordo com as renderizações divulgadas pelo site LetsGoDigital, o S22 Ultra deve ser oferecido nas mesmas cores que seu predecessor, como preto, prata, titânio, azul marinho e marrom. Mas além dessas, uma nova cor deve ser adicionada com um tom mais moderno puxando para uma coloração mais próxima do cobre ou um tipo de rosado.

Quando o Galaxy S22 Ultra será lançado?

O site Tomsguide, conhecido por fornecer informações de celulares antes mesmo das fabricantes revelarem detalhes oficiais, revela que o lançamento de toda a linha S22 deve fugir do tradicional em 2022. Geralmente, a Samsung costuma anunciar seus flagships da linha Galaxy S no início do ano, logo nas primeiras semanas.

Entretanto, por conta de problemas no recebimento de suprimentos, é possível que o evento de revelação dos novos tops da Samsung aconteça apenas no dia 9 de fevereiro de 2022. Essa data deve também ser o dia do início da pré-venda dos aparelhos , que devem começar a ser entregues aos clientes e lojas parceiras a partir do dia 25 de fevereiro. Vale lembrar que essa data se aplica apenas aos Estados Unidos.

No Brasil, o smartphone pode demorar um pouco mais para ser lançado.