O próximo grande lançamento da Samsung é o Galaxy S21 FE, mas antes mesmo disso acontecer, o aparelho já passou pelas mãos da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, que liberou o lançamento do dispositivo no Brasil. A novidade já havia sido publicada no banco de dados do órgão na última quarta-feira (22), mas só agora foi finalmente confirmada. Sem detalhes sobre a ficha técnica, cabe a nós aguardar para saber se esse aparelho será alimentado pelo processador Snapdragon 888 ou Exynos 2100.

Galaxy S21 FE é homologado pela Anatel

De acordo com a documentação disponível no sistema da agência, o aparelho homologado é identificado pelo código de referência "SM-G990E/DS". O codinome deve se referir ao Galaxy S21 FE, que também deve chegar a outras regiões como SM-G990N, SM-G990B e SM-G990B_SD. Sabemos disso porque o aparelho já recebeu outras certificações pelo mundo, como da Bluetooth SIG emitido em meados de agosto.

O documento em si não revela muitos detalhes sobre a ficha técnica do aparelho, mas dá algumas pistas interessantes. Primeiro, identificamos o modelo de bateria EB-BG990ABY, com capacidade nominal de 4.370 mAh e possivelmente com capacidade típica de 4.500 mAh. Segundo, identificamos a presença da conectividade Wi-Fi 802.11 b/g/n/a/ac/ax e tecnologia NFC embutida.

Terceiro, a documentação ainda indica cinco unidades fabris, sendo duas delas no Brasil, como em Manaus (AM) e em Campinas (SP). Por outro lado, não há nenhuma informação sobre carregador ou fone de ouvido.

O que esperar do Samsung Galaxy S21 FE?

O Galaxy S21 FE tem a importante missão de trazer os principais recursos do modelo mais avançado do ano por um preço mais acessível para o público fã da marca, o que faz jus a nomenclatura "Fan Edition". Dito isso, podemos concluir que ele deve contar com o mesmo visual do Galaxy S21, incluindo o corpo de plástico e sistema triplo de câmeras. A tela deve ser maior, com tamanho de 6,4 polegadas, resolução Full HD+ e câmera de 32 MP em um furo no centro do painel.

É possível que o Galaxy S21 Fe seja oferecido em mais cores que  modelo padrão. (Imagem: Reprodução)
É possível que o Galaxy S21 Fe seja oferecido em mais cores que modelo padrão. (Imagem:Reprodução)

Debaixo do capô, o aparelho deve vir equipado com o chip Snapdragon 888 da Qualcomm ou Exynos 2100 da própria Samsung, e essa variação vai depender do país onde será vendido, assim como aconteceu com os demais integrantes da linha S21. Também é esperado uma configuração de 8 GB de memória RAM e armazenamento de até 256 GB.

O registro do Galaxy S21 FE na Anatel desmente rumores recentes de que a Samsung estaria desistindo de lançar o aparelho por conta da crise no mercado de suprimentos. A expectativa é que ele seja apresentado globalmente até outubro, mas no Brasil isso pode demorar um pouco mais.

Ficha técnica

  • Sistema: Android 12 e One UI 4
  • Processador: Samsung Exynos 2100
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 128 GB
  • Tela - Tipo: Dynamic AMOLED 2X
  • Tela - Tamanho: 6.4
  • Tela - Resolução: 2400 x 1080
  • Tela - Frequência: 120Hz
  • Câmera principal: 12 MP, f/1.8, 26mm (wide), Dual Pixel PDAF e OIS
  • Câm. Selfie: 32 MP, f/2.2
  • Bateria: 4500 mAh
  • Carregador: 25W e 15W Wireless

Samsung Galaxy S21 FE 5G - Veja aqui a ficha técnica completa