A linha Pixel 6 ainda nem foi oficializada pelo Google, mas nós já sabemos quase tudo sobre eles. Desde que os modelos Pixel 6 e Pixel 6 Pro surgiram no início de agosto, nada mais ficou em sigilo, e a própria fabricante começou divulgar informações oficiais para popularizar os smartphones. Desta vez, uma fonte revelou que o Google vai empregar o recurso "Live Translate" que deve reunir funções já conhecidas para traduções em tempo real.

Pixel 6 e Pixel 6 Pro terá recurso "Live Translate"

De acordo com o fórum XDA Developers, a nova geração de smartphones da gigante das buscas terá à disposição um recurso que combina o Tradutor, Assistente, Live Caption e Lens em uma ferramenta chamada "Live Translate".

Inicialmente, o objetivo deste recurso era para ser utilizado em apenas traduções de legendas geradas com o Live Caption. Entretanto, um novo vazamento revelou que dentre as suas possibilidades, haverá também tradução de mensagens e textos detectados pela lente da câmera — algo que já acontece com o Google Lens.

As imagens abaixo são capturas de tela da página inicial da aplicação e que explicam melhor como esse recurso deve funcionar.

Captura de tela do Live Translate. (Imagem: Reprodução / XDA Developers)
Captura de tela do Live Translate. (Imagem: Reprodução / XDA Developers)
Com o recurso ativado, sempre que um idioma for detectado, o aplicativo vai sugerir a tradução. (Imagem: Reprodução / XDA Developers)
Com o recurso ativado, sempre que um idioma for detectado, o aplicativo vai sugerir a tradução. (Imagem: Reprodução / XDA Developers)

Como vai funcionar?

A ferramenta já suporta 55 idiomas, incluindo o português na Câmera, Mensagens e Live Caption. Apesar disso, algumas ainda estão limitadas ao recurso de tradução apenas por meio das lentes. O Live Translate deve ter uma interface dedicada para cada uma das suas aplicações, podendo facilmente escolher o idioma e tradução, assim como ativar e desativar o recurso.

Será possível escolher o idioma e ativar ou desativar o recurso. (Imagem: Reprodução / XDA Developers)
Será possível escolher o idioma e ativar ou desativar o recurso. (Imagem: Reprodução / XDA Developers)

Ainda não se sabe ao certo como vai funcionar a tradução de mensagens de texto, mas é possível que ele utilize o sistema a partir de uma entrada no Android System Intelligence. A fonte revelou que assim que o idioma estrangeiro for detectado em uma mensagem, um pop-up com a descrição: "Obtenha traduções instantaneamente enquanto você conversa" devem ser exibidas na tela.

Também é possível que haja um botão dedicado à função de "traduzir todas as mensagens neste chat". Ainda não sabemos se esse recurso poderá ser usado com aplicativos de terceiros, como o WhatsApp, Messenger, ou até o próprio Google Mensagens.

Quando o Pixel 6 será lançado?

O Google Pixel 6 deve ser apresentado junto com o Android 12, possivelmente, no dia 19 de outubro. A empresa já começou a campanha de marketing a fim de popularizar o produto, como que colocando um protótipo do Pixel 6 e Pixel 6 Pro na vitrine de uma loja física em New York, além de estampar propagandas em jornais, revistas, vídeos e outdoors.