O lançamento do Motorola Edge 2021 marcou o retorno da empresa ao segmento de celulares intermediários premium, após um longo período estagnado em dispositivos de entrada ou intermediários básicos como os modelos das linhas G e E. O aparelho oferece especificações eficientes para o público mais exigente, mas não deve agradar na hora de fazer um reparo. Pelo menos é o que diz o canal norte-americano PBKreviews após desmontar o aparelho.

"O Motorola Edge 2021 não é fácil de consertar"

Com a premissa de identificar o nível de dificuldade para abrir e realizar possíveis reparos no aparelho, o youtuber desmontou o Edge 2021 por completo para expor a ausência de otimizações que favoreçam o trabalho dos técnicos na hora da manutenção.

Seguindo padrão instituído pela indústria, não é de hoje que a tampa traseira dos smartphones não são de fácil remoção,o que contribui inclusive para a segurança dos componentes internos dos aparelhos. Mas no caso deste em específico, o vídeo mostra que a Motorola não se preocupou em adicionar um mecanismo que facilite o acesso para os componentes internos, depois que a tampa foi removida.

Além disso, quando for necessário remover a bateria do aparelho é preciso utilizar algum tipo de solvente, como álcool isopropílico, por exemplo, já que o componente está literalmente colado ao corpo do aparelho. Problemas que geralmente seriam de fácil solução em determinados modelos passam por uma carência de otimização no Edge 2021, como é o caso do botão de alimentação e as teclas de volume. Se algum dos componentes apresentarem defeito, para a troca, será necessário desmontar o aparelho completamente, havendo a necessidade de se retirar inclusive a tela.

Sempre há um pior

Apesar dos obstáculos mencionados acima, o Motorola Edge 2021 recebeu a nota 5,5 de 10; uma nota mediana, já que 10 é indicado para modelos de fácil manutenção. Mas não há com o que se preocupar, afinal, vários outros modelos passaram pelas mãos do testador e levaram pontuações piores. No iFixit, outro canal que avalia essas condições, deu ao iMac M1 a nota 2 de 10 — uma verdadeira dor de cabeça para quem precisar realizar algum reparo.

Fonte: GSM Arena