Há aproximadamente 1 mês atrás a Apple anunciou o áudio lossless e a implementação do áudio espacial para seu serviço de streaming, o Apple Music. Na ocasião, a empresa disse que disponibilizará todas as novidades neste mês de junho. Há uma semana, durante o WWDC 2021, a Apple liberou as funcionalidades prometidas e a transmissão do áudio lossless para a sua plataforma de streaming de música, porém naquele momento a novidade ficou restrita aos dispositivos da marca, deixando o Android de lado. Felizmente, os novos recursos ganharam um sinal de que estão chegando para celulares Android devido, pois na última atualização da versão beta para Android do Apple Music, foi possível visualizar as novidades.

Como foi dito acima, a transmissão lossless e o áudio espacial estão presentes, por enquanto, somente na versão beta do Apple Music para Android. Ou seja, para ter acesso a estes recursos, é necessário a inscrição no canal beta do app na Play Store. Entretanto, ao tentar acessar, aparece a seguinte mensagem no momento:

"Agradecemos seu interesse em testar o app Apple Music. No entanto, o programa de testes do app Apple Music atingiu o máximo de participantes e não está aberto para mais testadores no momento."

Caso você tenha conseguido participar do programa beta do Apple Music, você já deve ter acesso, através da última atualização, ao áudio espacial (em dispositivos compatíveis com Dolby Atmos) e ao lossless. A Apple chegou a fazer uma seleção de músicas disponíveis em com Dolby Atmos, mas você pode procurar pelo símbolo da tecnologia que aparece logo acima das músicas do álbum ou playlist.

Telas da versão beta do Apple Music para Android. Fonte: 9to5google
Telas da versão beta do Apple Music para Android. Fonte: 9to5google

Agora, nesta última atualização do beta, também haverá a opção de alterar a qualidade de áudio para o modo de "lossless audio" ("audio sem perdas"). O usuário poderá optar entre as seguintes opções:

  • High Efficiency: AAC with low data usage [Cellular only]
  • High Quality: AAC 256 kbps
  • Lossless: ALAC up to 24-bit/48 kHz
  • High-Resolution Lossless: ALAC up to 24-bit/192 kHz

Resumo completo das atualizações do Apple Music beta para Android

Além das novidades ditas acima, o Apple Music para Android oferece agora Crossfade automático para complementar a opção "manual" (o usuário pode alterar até 12 segundos). Também houve melhorias na biblioteca. Confira abaixo o resumo completo das atualizações que chegaram para a versão 3.6-beta do Apple Music para Android:

"Nesta atualização, o Apple Music adiciona escuta espacial em dispositivos compatíveis, com milhares de faixas em Dolby Atmos disponíveis no lançamento.

- Áudio sem perdas, uma nova maneira de experimentar um som sem comprometimento, com precisão bit a bit.

- Crossfade automático, uma nova maneira de ouvir que combina cada música com a próxima para uma experiência perfeita.

- Aprimoramentos de pesquisa na biblioteca, que permitem que você encontre mais facilmente suas músicas favoritas com a pesquisa em linha."

Gostou das novidades? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!