O realme 8 e 8 Pro foram oficializados na China há menos de uma semana, e as primeiras informações do aparelho fora do mercado nativo começam a circular a partir de então. No caso do Brasil, por exemplo, flagramos a homologação do modelo mais parrudo da série sendo certificado pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Essa informação indica que a qualquer momento, o modelo pode ser anunciado em terras tupiniquins e começar a circular em varejistas do mercado brasileiro de forma oficial.

O Certificado de Conformidade Técnica liberado no banco de dados do órgão brasileiro exibe o aparelho de código RMX3081, o mesmo que foi visto há um tempo atrás em homologação da BIS, um órgão regulador indiano. No documento da Anatel fica claro que o realme 8 Pro pode ser vendido no Brasil com cabo USB-C, capa de proteção adicional e carregador rápido incluso na caixa.

Aparelho de referência RMX3081 recebe certificado da Anatel. (Imagem: Anatel / Reprodução)
Aparelho de referência RMX3081 recebe certificado da Anatel. (Imagem: Anatel / Reprodução)

Além do certificado, tivemos acesso também ao manual de instruções em português que deve acompanhar o aparelho e fotografias que mostram as medidas que o realme 8 Pro possui, além do selo de certificação da Anatel.

Carregador de referência VCA7JAEH estará incluso na caixa. (Imagem: Anatel / Reprodução)
Carregador de referência VCA7JAEH estará incluso na caixa. (Imagem: Anatel / Reprodução)

Leia também:

Lançamento garantido?

Como costumamos dizer, a homologação de qualquer aparelho na Anatel não garante que o aparelho será de fato comercializado no Brasil. Temos acompanhado de perto as movimentações de aparelhos no sistema SCH do órgão regulador brasileiro, e encontramos exemplos de modelos que são homologados e infelizmente não foram anunciados em nenhum momento.

Contudo, parece que o caso do realme 8 Pro é diferente. Há algumas semanas, identificamos que o código de referência RMX3081 já aparecia no autocompletar do sistema, indicando a sua iminente homologação. E além disso, uma imagem promocional desenvolvida pela própria fabricante surgiu em alguns países indicando o lançamento do aparelho no Brasil.

Ao que tudo indica, a apresentação do realme 8 Pro deve acontecer na próxima terça-feira, dia 6 de abril, data que a empresa escolheu para apresentar um evento ao vivo em território nacional.

Ficha técnica: realme 8 Pro

Realme 8 Pro - Veja aqui a ficha técnica completa