Após vários vazamentos com o codinome Realme Race, o nome do dispositivo foi finalmente confirmado como Realme GT 5G. Desde a semana passada, a empresa vem postando vários teasers para confirmar algumas das principais especificações do smartphone antes de seu lançamento.

Agora, a empresa confirmou um recurso que é bastante óbvio neste ponto, o Realme GT 5G chegará com a realmeUI 2.0 baseado no Android 11. A atualização traz notificações de bolhas de bate-papo, permissões únicas para aplicativos, novos controles de mídia e etc. Quando se trata da realmeUI 2.0, a atualização adiciona um novo modo escuro aprimorado, novos recursos de privacidade, melhorias de produtividade e muito mais.

Alguns dos modelos mais antigos da empresa ainda não receberam essa atualização. Portanto, o novo topo de linha estará entre os poucos smartphones da realme que executam atualizações do Android 11. A realme está testando alguns dos recursos de seu software no Realme GT 5G.

realme GT 5G chegará já com realmeUI 2.0
realme GT 5G chegará já com realmeUI 2.0

De acordo com os testes da empresa, o novo software melhora a utilização de recursos em 45%, acelera os tempos de resposta em 32% e melhora a estabilidade em 17%. Estamos curiosos para ver se isso ficará realmente aparente no uso diário.

O novo Snapdragon 888 traz um núcleo principal baseado na arquitetura ARM Cortex-X1 com clock de até 2,84 GHz. Existem mais três núcleos de desempenho baseados no Cortex-A78 com freqüência de até 2,42 GHz.

Além disso, temos quatro núcleos de economia de energia com baixo consumo de energia usando a arquitetura Cortex-A55 e velocidade de clock de 1,8 GHz. O chipset também traz o modem Wi-Fi 6E, um Hexagon 780 DSP e um Spectra 580 ISP. O controlador de memória integrado suporta memória LPDDR5 mais rápida com até 3.200 MHz.

Além do chipset topo de linha, o Realme GT 5G chegará em versões de até 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno. No entanto, acreditamos que outra versão pode chegar, uma com 8GB de memória RAM com preço inferior a US$465.

O smartphone certamente será um dos smartphones mais baratos com Snapdragon 888, pelo menos no exterior, precisamos ver se ele vem para o Brasil, quando e por quanto. O dispositivo também terá tela AMOLED com taxa de atualização de 120Hz, uma configuração de três câmeras com um sensor principal de 64 megapixels e uma bateria de 4.880mAh com carregamento rápido de 65W.

A julgar pela estratégia da realme, será o "topo de linha de alta performance". Nos próximos meses, a marca lançará outro topo de linha focado em câmeras com processador MediaTek Dimensity 1200/1100.