Comparativo Galaxy M51 vs Poco X3: 7000 mAh de bateria ou 120Hz de tela?

Galaxy M51 ou Poco X3 NFC? Vale mais a segurança de uma marca tradicional e seus 7000mAh ou a aposta no emergente mais barato. Com hardwares muito semelhantes, vamos conferir quem leva a melhor em nosso comparativo.

Qual destes dois aparelhos é a melhor opção de compra do momento? Em alta no mercado nacional, o Galaxy M51 ou Poco X3 NFC (que a partir de agora vou chamar apenas de Poco X3)? Ambos despertam dúvidas nos consumidores sobre qual seria o melhor custo/benefício. Então, nos analisamos os dois e vamos lhe ajudar nessa escolha!

Vamos analisar diversos pontos como design e construção, hardware, software e preços, para decidir qual deles se encaixa melhor no seu bolso. Vamos nessa?

Qual dos dois traz o melhor processador? E qual a melhor bateria?

Em busca de um smartphone com boa relação custo/benefício, o Poco X3 oferece um processador superior ao do Galaxy M51, mas o intermediário da Samsung esmaga o concorrente com 7000 mAh de bateria.

Antes de começar, preciso informar que a gente já tem um monte de conteúdo desses dois aparelhos aqui no site e no nosso canal no Youtube. Então se inscreva no canal pra ver mais conteúdos como este.

Design e Display

Começando pelo design, a primeira impressão que temos dos smartphones quando os tocamos com as mãos se dá em relação a qualidade de construção. Tanto o Galaxy M51 quanto o Poco X3 tem acabamentos refinados, embora produzidos em plástico, com vidro apenas na superfície frontal, ambos têm bordas arredondadas sem cantos vivos.

O Display do Galaxy M51 é SuperAMOLED Plus de 6,7" e resolução FullHD+. Já o Poco X3 vem com display LCD IPS de 6,67" FullHD+. Apesar da tecnologia AMOLED dar mais qualidade aos tons pretos e, ser meu tipo de tela preferido, o Poco X3 apresenta um diferencial que é a tela com 120Hz - que pode ser percebida quando você realiza movimentos na tela do telefone e, principalmente, quando está jogando. Analisando as duas lado a lado, em qualidade de imagem eu ainda prefiro a SuperAMOLED do M51. Na lateral direita dos aparelhos estão os botões de volume e o sensor de impressão digital.

Ah, e vale lembrar, que o Poco X3 tem proteção Gorilla Glass 5 contra o Gorilla Glass 3 do Galaxy M51.

As medidas exatas são:

  • Poco X3: 165.3 x 76.8 x 9.4 mm
  • Galaxy M51: 163.9 x 76.3 x 9.5 mm
Galaxy m51 e Poco X3 tem praticamente o mesmo tamanho
Galaxy m51 e Poco X3 tem praticamente o mesmo tamanho

Como dá para notar, a diferença de altura, largura e espessura entre eles é mínima.

Câmeras Traseiras

Tirando os detalhes na traseira mais brilhante do Poco X3 com uma faixa serrilhada ao centro e a inscrição POCO, há uma grande diferença na parte de trás dos aparelhos. Trata-se do conjunto de câmeras - enquanto no Galaxy M51 elas ficam dentro de um retângulo na vertical, contendo os quatro sensores e o flash no canto superior esquerdo do aparelho, o Poco X3 tem seu conjunto de câmeras centralizado com o retângulo na posição horizontal.

Aliás, as câmeras do Galaxy M51 ficam na mesma linha da tampa traseira, portanto, não há nenhum calombo ou protuberância. O mesmo não pode ser dito do Poco X3, que possui um calombo de 2mm para acomodar as câmeras, mas como ele é bem centralizado, o smartphone não fica cambaleando (tanto).

As gavetas de chips ficam na lateral esquerda (no Galaxy M51 é possível colocar dois chips de operadora e um cartão SD, já no Poco X3 a gaveta é híbrida, podendo receber dois chips ou um chip e um cartão de memória).

Displays tem o mesmo tamanho, mas tecnologias diferentes. O Galaxy M51 tem SuperAMOLED enquanto o Poco X3 tem LDC IPS
Displays tem o mesmo tamanho, mas tecnologias diferentes. O Galaxy M51 tem SuperAMOLED enquanto o Poco X3 tem LDC IPS

Hardware e Performance

E na performance quem leva a melhor? O Galaxy M51 é equipado com processador Qualcomm Snapdragon 730 Octa-core, GPU Adreno 618, memória RAM de 6 GB, e armazenamento interno de 128 GB. Já o Poco X3 tem Snapdragon 732G - uma variante otimizada do SD 730, cujo clock de GPU é de 2700MHz, oferecendo mais performance em jogos. Ele também possui 6GB de RAM e 128GB de armazenamento.

  • Processador: Qualcomm Snapdragon 732G (8 nm)
  • CPU: Octa-core (2x2.3 GHz Kryo 470 Gold e 6x1.8 GHz Kryo 470 Silver)
  • Sistema operacional: MIUI 12 e Android 10
  • Memória RAM: 8 GB e 6 GB
  • Armazenamento Interno: 128 GB, 64 GB e UFS 2.1
  • Tela - Tipo: IPS
  • Tela - Tamanho: 6.67
  • Tela - Resolução: 2400 x 1080
  • Tela - Densidade: 395 ppi
  • Tela - Proteção: Gorilla Glass 5
  • Tela - Extras: 120Hz, HDR10 e 450 nits
  • Câmera principal: 64 MP, f/1.9, (wide) e PDAF
  • 2ª câmera: 13 MP, f/2.2, (ultrawide)
  • 3ª câmera: 2 MP, f/2.4, (macro)
  • 4ª câmera: 2 MP, f/2.4, (profundidade)
  • Câmera Frontal: 20 MP, f/2.2
  • Bateria: 5160 mAh
  • Carregador: 33W
  • Xiaomi POCO X3 - Ficha técnica completa
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 730
  • CPU: Octa-core (2x2.2 GHz Kryo 470 Gold e 6x1.8 GHz Kryo 470 Silver)
  • Sistema operacional: One UI 2.1 e Android 10
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento Interno: 128 GB
  • Tela - Tipo: Super AMOLED Plus
  • Tela - Tamanho: 6.7
  • Tela - Resolução: 2400 x 1080
  • Tela - Proteção: Gorilla Glass 3
  • Câmera principal: 64 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.72, 0.8µm e PDAF
  • 2ª câmera: 12 MP, f/2.2, 12mm (ultrawide)
  • 3ª câmera: 5 MP, f/2.4, (macro)
  • 4ª câmera: 5 MP, f/2.4, (profundidade)
  • Câmera Frontal: 32 MP, f/2.0, 26mm (wide), 1/2.8
  • Bateria: 7000 mAh
  • Carregador: 25W
  • Samsung Galaxy M51 - Ficha técnica completa

Falando abertamente, nos testes de benchmarking, o Poco X3 levou a melhor em todos os testes que realizamos aqui, como 3Dmark, AnTuTu, Geekbench 5 e GFXBench. O Poco X3, na média, ficaria no top15 smartphones que passaram por aqui nos últimos meses, enquanto o Galaxy M51 fica no top23.

Tá, isso na teoria. Mas e na prática? Na prática você não nota desempenho ruim em nenhum dos aparelhos. É possível sim notar a diferença do display 120Hz tanto no manuseio do aparelho no dia a dia como durante a jogatina, então, se você quer um recurso desses especificamente, junto de um desempenho levemente superior nos games, o Poco X3 leva vantagem.

Câmeras

Quando falamos de câmeras, temos dois conjuntos parecidos, pelo menos nos números. O sensor principal de ambos é de 64MP, com um sensor UltraWide de 13MP para o Poco X3 e 12MP para o Galaxy M51. Já para as fotos Macro, o Poco X3 tem um sensor de 2MP contra 5MP do Galaxy M51. Os dois aparelhos têm ainda um sensor para auxílio dos efeitos de profundidade (2MP no Poco e 5MP no M51). Os vídeos de ambos chegam a 4K30fps.

A disposição das câmeras é diferente entre o Galaxy M51 e o Poco X3
A disposição das câmeras é diferente entre o Galaxy M51 e o Poco X3

Na câmera frontal, 20MP e vídeos FullHD30fps para o Poco X3 e 32MP com vídeos 4K30fps no Galaxy M51.

Selfie retrato
Selfie retrato
Selfie retrato
Selfie retrato
Selfie
Selfie ambiente interno
Selfie ambiente externo
Selfie
Foto ambiente externo
Foto ambiente externo
Selfie noturna
Lente Ultrawide
Lente Ultrawide
Foto noturna
Foto de objeto noturna - lente ultrawide
Foto de objeto - lente ultrawide
Foto de objeto - Lente principal
Moto Macro

Eu gosto das fotos do Galaxy M51, você deve ter visto eu defender a qualidade da câmera nativa do aparelho no texto em que comparo se as fotos do aparelho ficam melhores com a GCAM. Mas perante o Poco X3, tenho que admitir que o smartphone da Xiaomi faz fotos melhores. Ele foca melhor, preserva melhor as cores naturais e consegue utilizar melhor o software a fim de extrair a melhor qualidade da foto. Na galeria você vê selfies, retratos, imagens de objetos, modo macro, lente ultrawide (cujo ângulo do Galaxy M51 é maior) e fotos de noite. Ressalto que na câmera ultrawide, de noite, a qualidade da câmera do Poco X3 deixa a desejar. Já na lente principal, não vejo grandes diferenças. O que você me diz?

Bateria - Quem vence aqui?

A essa altura você já deve ter conhecimento que o Galaxy M51 tem incríveis 7000mAh de bateria, certo? O Poco X3 tem "apenas" 5160mAh - o que já é um número bem acima dos tradicionais 4000mAh da média em smartphones. No dia a dia, o M51 garante mais de 48 horas de vida sem perigo de ficar na mão. Caso você seja um gamer e passe horas com o aparelho na mão, tem ainda uma ótima autonomia (nos testes do Roda Liso, o M51 chegou a bater mais de sete horas em alguns games).

Já o Poco X3 chegou a bater 6h de game no PUBG, mas a média do Roda Liso ficou em aproximadamente 4h de autonomia. No dia a dia, você garante um dia "na boa" usando bastante. Quando for dormir, você espeta o telefone no carregador de 33W e rapidinho a carga está completa. O carregador do M51 é inferior, com 25W de capacidade, o que resulta em um tempo de carregamento superior ao do Poco X3.

Software

Outro ponto bom para a gente debater é sobre o software, mas não necessariamente sobre o Android - que todo mundo sabe que está nos dois aparelhos. A diferença entre eles está na interface do usuário de cada marca. A Samsung utiliza a sua OneUI 2.5 Core, uma versão mais enxuta da completa OneUI com menos recursos mas mais leve para rodar em smartphones modestos. Não há, no entanto, nenhuma queixa sobre o SO que não seja pela falta de alguns apps da Samsung.

Interfaces diferentes em Android 10
Interfaces diferentes em Android 10

O Poco X3 utiliza a MIUI 12.0 Global. Uma interface bem diferente do Android puro. Mas da mesma forma, não tenho queixas quanto ao funcionamento do SO, apenas uma menção aos banners de propaganda que aparecem quando você faz download de um aplicativo - o que não faz o menor sentido.

Preço e onde comprar

Enfim chegamos ao preço, um dos pontos mais importantes na hora de decidir qual smartphone vamos comprar. Aqui vale ressaltar que o Poco X3 NFC é vendido no Brasil pela loja oficial da Xiaomi, mas por valores que desafiam o limite do bom senso (R$ 3.403,99). Apesar disso é possível encontrar o Poco X3 no chamado "mercado cinza" como em sites de marketplace por R$ 1.799,00 na versão com 128GB de armazenamento. Lembro também que este tipo de comércio normalmente não oferece garantia da marca - o que pode gerar dores de cabeça, caso, por uma fatalidade, ocorra um problema com o aparelho.

O Galaxy M51, como já explicamos em outros artigos sobre ele, varia entre 1799 e 2200 reais com o passar dos dias. Quando comecei a escrever esse comparativo, o aparelho foi visto por R$ 2.138,00, mas hoje, publicação deste texto, o M51 está custando R$ 1899,00.

  • Poco X3-64GB - 6GB - 64MP - Shadow Gray (Shadow Gray) Amazon R$ 1.807,50 Ver oferta
  • POCO X3 NFC Global Version Snapdragon 732G 6GB 128GB Cobalt Blue Spell* R$ 1.919,00 Ver oferta
  • Xiaomi Poco X3 128Gb 6Gb Nfc Global Azul (Cobalt Blue) Carrefour- R$ 2.079,00 Ver oferta
  • Samsung Galaxy M51 Desbloqueado 128GB Dual Sim Android 10.0 Tela 6.67 Magazine Luiza R$ 1.844,10 Ver oferta
  • Samsung Galaxy M51 Desbloqueado 128GB Dual Sim Android 10.0 Tela 6.67” Preto Loja Samsung Oficial* R$ 1.954,02 Ver oferta
  • Samsung Galaxy M51 Desbloqueado 128GB Dual Sim Android 10.0 Tela 6.67” Submarino R$ 1.977,08 Ver oferta

O que concluímos?

São dois excelentes aparelhos para quem busca um smartphone intermediário e que não quer gastar mais de 2 mil reais agora. Sim, o M51 está constantemente acima desse valor, mas ele costuma também entrar em promoção, tendo chegado aos R$ 1.699,00 nos últimos meses.

O M51 tem suas vantagens, como os incríveis 7000 mAh de bateria, uma interface de usuário já familiar de muitos e um display que embora trabalhe em uma frequência menor que seu concorrente, tem mais qualidade na imagem, por conta da tecnologia SuperAMOLED.

Apesar disso, o Poco X3 oferece mais performance no dia a dia e em jogos, um display cuja frequência resulta numa experiência melhor na hora da jogatina, tem câmeras que eu julgo melhores que a do M51 - especialmente a câmera frontal (gostei muito das selfies dele) e um preço consideravelmente inferior, porém tem um contra pesado que é a ausência de garantia da fabricante.

Eu fico com o Poco X3 e você? Comenta aí qual deles você prefere! Um abraço.

Os 5 melhores celulares baratos Xiaomi

5 melhores celulares baratos da Xiaomi para comprar hoje, no Brasil. Procura por celular Xiaomi com melhor custo beneficio? Então, veja a lista.

Comentários

Conteúdo relacionado

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 18 a 24 de Abril de 2021
Lançamentos Netflix 2021

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 18 a 24 de Abril de 2021

Confira quais são os lançamentos desta semana na Netflix! Novos filmes, novas séries e muito mais! Fique por dentro de tudo e se programe para assistir assim que disponível!

Samsung Galaxy M51 ou Galaxy A71 - 7000mAh vale mais a pena?
Smartphones

Samsung Galaxy M51 ou Galaxy A71 - 7000mAh vale mais a pena?

Galaxy M51 ou Galaxy A71? São dois smartphones muito parecidos e da mesma marca, mas há diferenças. Qual é a melhor opção pra você comprar?

Samsung Galaxy M51: 7000 mAh, bateria para três dias? - Vale a pena comprar?
Smartphones

Samsung Galaxy M51: 7000 mAh, bateria para três dias? - Vale a pena comprar?

Vale a pena comprar um Samsung Galaxy M51 em 2021? Analisamos o design, performance, pontos fortes e fracos desse aparelho com uma bateria incrível de 7000 mAh.

GCAM + Galaxy M21s: Olha no que virou essa câmera! Teste de câmera
Smartphones

GCAM + Galaxy M21s: Olha no que virou essa câmera! Teste de câmera

Mais um aparelho Samsung na nossa mão e claro, vamos testar se existe Gcam para instalar nele ou devemos confiar apenas na qualidade das câmeras nativas do Galaxy M21s. Acompanhe conosco.

Samsung vende smartphones Galaxy e seus acessórios através de drones na Irlanda
Smartphones

Samsung vende smartphones Galaxy e seus acessórios através de drones na Irlanda

Samsung decide fazer parceria com empresa de drones na Irlanda para realizar entrega de seus aparelhos da linha Galaxy! Confira!

Samsung GALAXY M21s, SUPER BATERIA + custo/benefício - Vale a pena comprar? - REVIEW
Smartphones

Samsung GALAXY M21s, SUPER BATERIA + custo/benefício - Vale a pena comprar? - REVIEW

Um smartphone que atende a faixa de consumidores em maior número no Brasil, o Galaxy M21s oferece alguns atributos presentes em seus parentes próximos como Galaxy A71 e M51, uma bateria potente e um display campeão. Vale a pena comprar?

Google vaza informações sobre vários smartphone ainda não lançados, incluindo o Zenfone 8
Smartphones

Google vaza informações sobre vários smartphone ainda não lançados, incluindo o Zenfone 8

O Google vazou acidentalmente o nome de doze smartphones que ainda não chegaram oficialmente ao mercado, incluindo o Zenfone 8 Flip, da Asus,

Samsung Galaxy A82 surge no Geekbench com Snapdragon 855
Smartphones

Samsung Galaxy A82 surge no Geekbench com Snapdragon 855

Galaxy A82, sucessor do Galaxy A80 com seu conjunto de câmeras que desliza e gira, deverá chegar ao mercado trazendo processador Snapdragon 855 da Qualcomm.

Agora é oficial, Galaxy A72 4G chegará com Snapdragon 720G
Smartphones

Agora é oficial, Galaxy A72 4G chegará com Snapdragon 720G

Listada no mês passado no Geekbench a variante 4G do Galaxy A72 agora aparece listada no Google Play Console com processador Snapdragon 720G, confirmando definitivamente seu processador.