A Asus desde 2019 assumiu a postura de reduzir o número de smartphones lançados e focar no segmento premium. Trazendo modelos com especificações de alto nível para competir com os demais fabricantes no segmento de topos de linha.

Em 2017, por exemplo, foram lançados 12 smartphones, em 2018, 7 dispositivos e em 2019, 4 smartphones. Isso fez com que a sua lista de modelos fosse ficando cada vez mais enxuta, isso resultou na chegada de apenas 3 modelos no mercado mundial de smartphones, o ROG Phone 3, o Zenfone 7 e Zenfone 7 Pro, no Brasil, temos apenas dois modelos chegaram.

A estratégia de certa forma faz sentido, a Asus trouxe o ROG Phone 3, o único smartphone gamer do mercado nacional que traz especificações que mantém ele no pódio do Antutu Benchmark há meses e o Zenfone 7 com câmera flip de segunda geração e muitos recursos exclusivos.

Por que não o Zenfone 7 Pro? Bem, ninguém me deu informação privilegiada a respeito deste assunto. Mas entenda, a Asus até o último trimestre do ano, pretendia manter em solo brasileiro somente o ROG Phone 3, dada sua presença única no segmento gamer, oficialmente falando. Para entender melhor essa estratégia, vamos ver as configurações dos modelos.

Veja todas as retrospectivas: 

Julho/2020

ROG Phone 3

O único smartphone gamer do mercado nacional, chegou em julho trazendo especificações que desde seu lançamento o mantém no pódio do Antutu Benchmark, o smartphone chega com processador Snapdragon 865+ 5G, versão com 8GB ou 12GB de memória RAM e armazenamento interno de 128GB.

Sua tela de 6,59" AMOLED FullHD+, possui taxa de atualização de 144Hz e taxa de amostragem de toque de 270Hz, isso diminui absurdamente a latência de toque, além disso a tela é calibrada para garantir um valor Delta-E < 1 e há suporte para conteúdo HDR10+.

Sistema de resfriamento criado pela Asus para o ROG Phone 3 mantém o dispositivo sob controle permitindo até fazer overclock no smartphone.
Sistema de resfriamento criado pela Asus para o ROG Phone 3 mantém o dispositivo sob controle permitindo até fazer overclock no smartphone.

A tela conta também com certificação TÜV Rheinland, garantindo que ela não é prejudicial para os seus olhos. Para manter a jogatina rolando por mais tempo o ROG Phone 3 possui bateria de 6.000mAh com carregamento rápido de 30W.

O conjunto triplo de câmera do ROG Phone 3 traz sensor principal de 64 megapixels, ultra grande angular de 13 megapixels e 5 megapixels para capturas macro. Já a câmera frontal possui 24 megapixels.

Se não bastasse tudo isso, os recursos presentes no sistema permitem até fazer uma espécie de overclock no processamento do smartphone, assim como os gamers fazem em PCs.

Até o sistema de som foi pensado para entregar uma experiência mais imersiva para o usuário, seja ele um gamer casual ou profissional. O smartphone gamer da Asus conta com uma série de acessórios que podem transformar o smartphone praticamente em um PC.

Dezembro/2020

Zenfone 7 e Zenfone 7 Pro

Já o Zenfone 7 chegou com a proposta de atender um público diferente. O público que quer ter nas mãos um sistema de câmeras super versátil. E é aí que entra a câmera flip em sua segunda geração, trazendo agora, três sensores ao invés dos dois sensores presentes no Zenfone 6.

O Zenfone 7, que é o que chega ao mercado nacional oficialmente, traz processador Snapdragon 865 5G, 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno. Sua tela possui 6,67" com resolução FullHD+ com taxa de atualização de 90Hz e HDR+.

O smartphone da Asus com câmera flip para 2020, traz bateria de 5.000 mAh compatível com carregamento rápido de 30W.

Seu conjunto de câmera flip, entrega três sensores que em repouso ficam na parte de trás do smartphone e, basta um toque para que você tenha a mesma qualidade para capturas com as câmeras voltadas para frente.

O sensor principal presente no mecanismo flip é de 64 megapixels, um segundo sensor ultra grande angular possui resolução de 12 megapixels com foco variável, permitindo utilizar o mesmo para capturas macro e o terceiro sensor é um sensor telefoto de 8 megapixels. Uma peculiaridade sobre o conjunto de câmeras do Zenfone 7, ele é o primeiro do mundo a permitir gravar vídeos em 8K com a "câmera frontal" ;-)

O sistema também traz recursos exclusivos, principalmente para as câmeras com o objetivo de extrair o máximo das mesmas, como por exemplo um modo profissional de vídeo que permite até controlar separadamente fontes de áudio, seja dos microfones do smartphone e também de qualquer outro microfone conectado ao smartphone.

Você deve estar se perguntando, porque não trazer o Zenfone 7 Pro. Pois bem, como citei anteriormente a informação não é oficial, mas até por questão de posicionamento, trazer um smartphone com o mesmo processador do ROG Phone 3 e certamente com preço superior, deixaria as coisas um tanto quanto confusas.

As diferenças entre o Zenfone 7 e o Zenfone 7 Pro para o usuário final não são lá tão significativas assim. Então parece que a Asus preferiu separar os dois produtos, por segmento, especificações e também preço.

Vídeo incorporado do YouTube

Contudo, não está claro se a Asus em algum momento planeja trazer o Zenfone 7 Pro para o mercado brasileiro e, também, se a empresa planeja trazer modelos com mais memória RAM e armazenamento interno.

Esperamos que 2021 seja melhor para o segmento e permita que todas as empresas tragam mais variedade de dispositivos para o mercado, mas a Samsung e a Xiaomi poderíam trazer menos! Brincadeiras a parte, não vejo a hora de acompanhar novos dispositivos e marcas chegando ao mercado nacional. Vamos ver o que acontece em 2021.