A Asus já é conhecida por fabricar smartphones dedicados a jogos. O mais recente da categoria foi o ROG Phone 3, anunciado em julho deste ano, mas chegando no Brasil só no final de outubro, custando o valor de R$ 6.499. Agora, a empresa está empenhada em apresentar um novo gadget da linha "ROG Phone", mas seu possível nome deve pular uma geração.

O novo dispositivo foi visto nas plataformas de benchmark do Geekbench e HTML5 com o número de modelo registrado como ASUS_I005D. De acordo com as imagens abaixo capturadas no portal das plataformas de testes, é possível perceber que a Asus está desenvolvendo o seu próximo aparelho com base no chipset Snapdragon 888 5G, apresentado pela Qualcomm há uma semana, e que por enquanto recebeu o codinome "Lahaina", em homenagem a uma ilha do Havaí.

ASUS_I005D na plataforma do Geekbench.
ASUS_I005D na plataforma do Geekbench.
ASUS_I005D na plataforma do HTML5.
ASUS_I005D na plataforma do HTML5.

Esse novo smartphone gamer será o sucessor do ROG Phone 3, e este quando foi anunciado, carregava o número de modelo ASUS_I003D. O número "3" presente no código de modelo foi confirmado quando o anúncio oficial do smartphone aconteceu. Seguindo a mesma linha de raciocínio agora, o novo smartphone da série recebeu o codinome ASUS_I005D, e de acordo com isso, não há indícios de que o novo aparelho seguirá a ordem numérica que esperava ser chamada de ROG Phone 4, mas sim ROG Phone 5.

ROG Phone 5

O motivo da troca de nomenclatura que pula a geração sequencial, acontece porque na China, a pronúncia do número "4" é muito semelhante à palavra "morte", e por isso as fabricantes chinesas não costumam ignorar esse número em seus lançamentos. Naturalmente, a Asus vai apresentar o novo modelo de smartphones gamers como "rogPhone 5".

Essa categoria de celulares da Asus, é totalmente dedicada para jogos, e oferece um hardware de alto desempenho, que garante estabilidade de performance. O design dos aparelhos não muda muito em relação aos seus antecessores, e por isso, a expectativa é que o ROG Phone 5 tenha um visual semelhante ao ROG Phone 3 e 2, porém com especificações técnicas mais modernas e robustas.

Até o momento, foi confirmado pelas fontes que o aparelho chegará ostentando o novo chipset Snapdragon 888 5G que trabalhará em conjunto com 8GB de RAM, e Android 11 como sistema operacional de fábrica. Os demais detalhes devem surgir em breve.