No mês passado, a Asus abriu um registro para que proprietários do Zenfone 6 entrassem no programa beta do Android 11. Agora, após algumas semanas, a empresa finalmente lançou a primeira versão de testes do novo SO móvel do Google.

Essa atualização, que traz a compilação "18.0610.2009.37" e pesa cerca de 1,4GB, torna a ZenUI, interface embarcada nos smartphones da Asus, ainda mais próxima do Android puro.

Isso porque diversas funções e aplicativos antigos da interface foram removidos, como Private Listening, ZenUI Help, grupo inteligente, alinhamento de ícones, pacotes de ícones personalizados e mecanismo de verificação do Avast. A beta do Android 11 também integra os recursos do PowerMaster nas configurações da bateria.

Por outro lado, todos os recursos padrões do Android 11 estão presentes, como notificações em formato de bolha, área específica para conversas e controles multimídia aprimorados, por exemplo. Além disso, a empresa também adicionou suporte para navegação por gestos em launchers de terceiros.

Importante

Apesar da Asus ter liberado o Android 11 Beta para o Zenfone 6, a empresa ainda não divulgou um cronograma de lançamento da versão estável do sistema, tampouco sabemos quando outros modelos da marca, como Zenfone 7 e 7 Pro, se juntarão ao programa de testes.

De qualquer forma, se você possui um Zenfone 6 e realizou sua inscrição no mês passado, verifique o menu de atualizações do aparelho, afinal, é bastante provável que o Android 11 já esteja disponível para download.

Como estamos falando de uma compilação beta, o sistema operacional pode apresentar alguns bugs e problemas maiores. Não recomendamos a instalação em seu aparelho de uso diário.