O Mi Mix 3 5G, primeiro smartphone da Xiaomi com suporte ao novo padrão de internet móvel, foi lançado em fevereiro de 2019 rodando a MIUI 10 baseada no Android Pie. Em julho deste ano, a empresa revelou que não tinha planos de disponibilizar a MIUI 12 para este aparelho, algo que decepcionou muitos fãs levando em consideração que modelos mais simples seriam atualizados.

Alguns proprietários chegaram a criar uma petição no Change.org para que a Xiaomi liberasse a nova interface para essse modelo. Aparentemente, essa estratégia deu certo, dado que o Mi Mix 3 5G finalmente está recebendo a versão estável da MIUI 12, mas ainda assim existe um grande porém que iremos citar logo abaixo.

Antes disso, é importante lembrar que esse update, que traz a compilação "V12.0.1.0.PEMEUXM", pode ser baixado via OTA apenas em alguns países da Europa. Caso nenhum problema seja detectado pela empresa durante a fase inicial de distribuição, outras regiões devem receber a atualização nos próximos dias ou semanas.

Assim que a MIUI 12 estiver disponível em seu aparelho, antes de realizar a instalação, verifique a quantidade de bateria para evitar desligamentos durante o processo, recomendamos no mínimo 50%. Como estamos falando de um grande update, também aconselhamos que você faça um backup dos seus dados.

Nem tudo são flores

Apesar da nova interface da Xiaomi ter sido liberada, ela ainda é baseada no Android Pie. Ou seja, o Mi Mix 3 5G não receberá o Android 10, algo irônico quando lembramos que este modelo fazia parte do programa Android Q Beta no início de 2019 e, como foi dito anteriormente, chegou ao mercado como o primeiro smartphone da marca com suporte ao 5G, algo que deveria render um suporte de software melhor.