A ZTE lançará o primeiro smartphone do mundo com câmera frontal sob a tela em 1 de setembro. Chamado de Axon 20 5G, este aparelho vem sendo provacado pela própria fabricante nas últimas semanas, tendo ganhado até mesmo uma renderização oficial mostrando seu design completo.

Agora, faltando poucos dias para o evento de lançamento, Lu Qianhao, um dos principais executivos da ZTE, resolveu compartilhar algumas informações sobre o desenvolvimento do Axon 20 5G. Segundo ele, a equipe de P&D levou cerca de 20 meses (1 ano e 8 meses) para conseguir criar este aparelho. Qianhao admitiu que a tecnologia é extremamente difícil, complexa e cara de se produzir.

Em julho, Brian Shen, vice-presidente da Oppo, também deu uma declaração semelhante, dizendo que a fase de desenvolvimento é como um "caminho tortuoso". O executivo até pediu que as pessoas não esperassem imagens de alta qualidade dos primeiros smartphones com essa tecnologia.

Alguns rumores apontam que a Oppo não está satisfeita com a qualidade das fotos registradas pelas câmeras sob a tela, apesar de ter sido a primeira fabricante a apresentar uma solução como essa em dezembro de 2019 na conferência "Oppo Inno Day" em Shenzhen, China.

Por outro lado, Ni Fei, presidente da ZTE, disse que a empresa chegou a realizar um teste às cegas usando o Axon 20 5G e os participantes não encontraram problemas ou grandes diferenças com relação a qualidade das imagens. Ou seja, parece que a tecnologia inserida neste aparelho será, no mínimo, utilizável.

Curiosamente, o Axon 20 5G não deve entrar na categoria dos topos de linha, pois de acordo com informações compartilhadas pelo TENAA, ele entrega um processador intermediário, o Snapdragon 765G. Outras características esperadas incluem: câmeras traseiras quádruplas, até 12GB de RAM e 256GB de armazenamento, bateria de 4.120 mAh e tela OLED de 6,92".