A gente aqui do Oficina da Net está sempre de olho nos comentários da galera em cada vídeo e postagem nas redes sociais e no Youtube. O grande sucesso no comparativo entre o Galaxy A71 e o Redmi Note 9s nos mostrou que vocês curtiram esse formato então vamos repeti-lo, mas agora colocando lado a lado dois aparelhos da mesma família - aliás, uma das com maior número de vendas da história do Brasil - a família Moto G, da Motorola. O comparativo funciona da seguinte forma: vamos pontuar cada um dos itens a seguir e ao final deste comparativo, vamos decidir qual dos dois smartphones merece a sua atenção definitiva.

Os pontos que vamos analisar são:

  • Design e construção
  • Tela
  • Câmeras
  • Hardware e desempenho
  • Bateria
  • Software
  • Extras

Eu já adianto que será um duelo "beeem" equilibrado, então vamos lá!

DESIGN E CONSTRUÇÃO

Gosto de lembrar você que Design é muito subjetivo, portanto, o que é bonito para mim pode não ser bonito para você. De cara, ao observar o Moto G8 e o Moto G8 Power, o que vai pesar mais na hora da decisão é a Construção dos aparelhos. Na verdade os dois são bem construídos, em plástico, mas com cores legais e detalhes que tiram aquele liso basicão de anos atrás.No Moto G8 Power é possível ver bem estes detalhes na capa traseira (este que recebemos em azul) enquanto no Moto G8 (a versão que recebemos é a branca) ao movimentar o smartphone com as mãos, dá para notar o brilho diferenciado da tampa traseira.

Moto G8 Power - detalhe na capa traseira
Moto G8 Power - detalhe na capa traseira

Olhando os aparelhos pela frente, fica até difícil distinguir qual deles é qual, salvo conhecendo que o Moto G8 é maior que o G8 Power. Ambos tem a câmera frontal em formato "FURO" na tela - ao canto esquerdo superior. No primeiro embate de hoje, a decisão ficou empatada.

Moto G8 e Moto G8 Power - smartphones um sobre o outro com detalhe na câmera frontal
Moto G8 e Moto G8 Power - smartphones um sobre o outro com detalhe na câmera frontal

TELA

Moto G8 Power e Moto G8 - Display dos aparelhos é o mesmo
Moto G8 Power e Moto G8 - Display dos aparelhos é o mesmo

Os dois aparelhos possuem display do mesmo tamanho, um IPS de 6,4", no entanto, o Moto G8 possui resolução infelior (HD+ 1560x720) e corpo maior e consequentemente mais bordas, enquanto o Moto G8 Power, com corpo mais enxuto, tem resolução FullHD+ (2300x1080). Detalhe que a resolução inferior do Moto G8 não fica perceptível a olho nu e isso ainda rende o G8 um desempenho levemente superior ao Power. Notei também que o papel de parede padrão do Moto G8 Power é ruim, cheguei a pensar que o display era ruim, mas não, é só trocar o plano de fundo que fica tudo bem.

Empate mais uma vez.

CÂMERAS

Eis mais um quesito que teremos empate teórico. Mas o que todos querem saber é na prática como eles se saem. Os mesmo números das câmeras traseiras repetem também os mesmos resultados, ou seja, se esse fosse o fator principal pra você comprar um ou outro, teria de encontrar outro motivo para decidir, pois se há diferença é mínima e envolve também outros fatores que explicam porque uma foto se saiu melhor que a outra, como por exemplo o ângulo, a hora do dia, estava em movimento?, e muitos outros.

Você pode e deve brincar com as diferentes lentes do conjunto, a mudança de lente pode ser realizada com o deslize do dedo para cima ou para baixo.

Já na câmera frontal há sim diferenças, a começar pelo sensores distintos (8MP no Moto G8 e 16MP no Moto G8 Power). Aqui sim é perceptível a melhora na resolução da imagem tanto nas fotos quanto nos vídeos.

Comparação de fotos - Estrada de chão
Comparação de fotos - Estrada de chão
Comparação de fotos - Detalhe de uma flor
Comparação de fotos - Detalhe de uma flor
Comparação de fotos - Selfie
Comparação de fotos - Selfie

Neste caso, ponto para o Moto G8 Power pela câmera frontal melhor.

HARDWARE E DESEMPENHO

E o que explicaria o Moto G8 ir melhor em TODOS os testes de benchmark que nós tradicionalmente fazemos aqui? O hardware é absolutamente igual:

  • Sistema: Android 10
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 665
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB
  • Tela - Tipo: IPS
  • Tela - Tamanho: 6.4
  • Tela - Resolução: 720 x 1560
  • Câmera principal: 2 MP, f/2.2, (macro), 8 MP, f/2.2, 13mm (ultrawide), 1/4 e 16 MP, f/1.7, (wide)
  • Câm. Selfie: 8 MP, f/2.2
  • Bateria: 4000 mAh
  • Carregador: 18W

Motorola Moto G8 - Veja aqui a ficha técnica completa

  • Sistema: Android 10
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 665
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB
  • Tela - Tipo: IPS
  • Tela - Tamanho: 6.4
  • Tela - Resolução: 2300 x 1080
  • Câmera principal: 16 MP, f/1.7
  • Câm. Selfie: 16 MP, f/2.0
  • Bateria: 5000 mAh
  • Carregador: 18W

Motorola Moto G8 Power - Veja aqui a ficha técnica completa

Testes de benchmarks

Sim, os resultados não são tão expressivos entre um e outro, mas o Moto G8 levou a melhor nessa. Veja aqui o ranking completo de todos os smartphones testados pelo Oficina da Net nos últimos meses.

Quer saber como o Moto G8 e o Moto G8 Power se saíram nos testes de jogos? Então confira o Roda Liso deles clicando em nos respectivos links abaixo:

BATERIA

Já falando da bateria, em números o Moto G8 Power leva vantagem com 1000 mAh a mais que seu irmão, são 5000mAh contra 4000 do Moto G8. Na prática o resultado é bem semelhante, portanto, você pode fazer os aparelhos suportarem uma rotina mansa por um dia e meio sem problemas, mas para os que gostam de jogar ou não desgrudam das redes sociais, é muito provável que terá de recarregar a bateria ao final do dia.

Na hora de recarregar as baterias, os carregadores de 18W devem cumprir seu papel em no máximo 1h30.

Mesmo assim o G8 power leva vantagem na carteirada com seus 5000 mAh.

SOFTWARE

E lá vamos nós para mais um quesito empatado. Os dois smartphones possuem Android 10 com provável atualização automática para Android 11 quando estiver disponível. O sistema do Google está bem atualizado, mas as vezes leva uma fração de segundo irritante antes de realizar o comando recém solicitado pelo usuário, como trocar de aplicativos.

Durante os testes não tivemos nenhum problema grave como ter de reiniciar o smartphone nem nada disso, portanto, são problemas bem normais para smartphones de entrada intermediários.

Empate aqui também.

EXTRAS

Alto-falante frontal do smartphone - Áudio do Moto G8 Power é estéreo
Alto-falante frontal do smartphone - Áudio do Moto G8 Power é estéreo

Vamos colocar como extra aqui o SOM dos aparelhos isso porque o Moto G8 Power possui alto-falantes estéreo enquanto o G8 convencional possui apenas um alto-falante, o tradicional na parte de baixo. A diferença na qualidade entre os dois nesse quesito é incrível. A experiência de assistir a um vídeo no Moto G8 Power é completamente diferente que a do Moto G8.

Ponto para o Moto G8 Power

PREÇOS

Enquanto eu escrevo, gravo e edito este texto/ vídeo, os valores são os seguintes: Moto G8 por aproximadamente R$ 1280,00 e Moto G8 power por aproximadamente R$ 1380,00. Os valores sofreram com a pandemia e quem paga o "pato" somos nós, não é mesmo? A dica é aguardar a promoção certa que você corre o risco de achar o Moto G8 Power perto dos mil reais.

Ofertas Moto G8

Ofertas Moto G8 Power

VEREDITO

Sendo bem direto com vocês: Atualmente com pouco mais de100 reais você deixa o Moto G8 para trás e vem tranquilo no Moto G8 Power, a bateria com 1000mAh a mais, a câmera frontal bem melhor o áudio estéreo já são atributos mais que suficientes para justificar o pouco valor a mais.

A grande realidade é que a Motorola poderia evitar a criação desse artigo não lançando um desses aparelhos tão iguais. Faz de dois, um só e pronto.

Então, se você me permite uma dica, vai no G8 Power. Se você quiser observar os modelos de outras marcas, também pode encontrar coisa boa pelo mesmo preço como o Samsung Galaxy A30s ou o Xiaomi Redmi Note 8.

Espero que vocês tenham gostado desse comparativo, aguardo o feedback nos comentários e claro, se você é novo aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube para mais vídeos como este e marque o sininho que não custa nada né? Aquele abraço e até a próxima.