Ontem (23), Leonardo de Morais, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) anunciou em uma coletiva online à imprensa o lançamento do aplicativo mobile "Anatel Comparador de Ofertas". De acordo com a empresa, o app permite que os consumidores de serviços de telefonia, TV e internet busquem e comparem as ofertas das principais operadoras do Brasil.

O app Anatel Comparador de Ofertas busca e compara planos de internet, telefone fixo, celular e TV das principais operadoras do Brasil como, por exemplo, Claro, Oi, Sky, Tim, Vivo e Algar. O presidente da Anatel, Leonardo de Morais diz:

"É o fortalecimento da capacidade de escolhas, empoderamento mediante à transparência de oferta. Esse aspecto conjunto a outros, como diminuição do fardo do cancelamento e cobrança são peças chaves para que o consumidor esteja apto para se tornar um agente decisivo e ativo no mercado."

Embora o aplicativo criado pelo órgão regulador dos meios de comunicação do país seja interessante, até o momento não é possível comparar valores de planos de serviços dentro de combos, onde normalmente há um desconto considerável de valores. Porém, a Anatel afirma que este é somente o início da plataforma e que ela será aprimorada ao longo do tempo, oferecendo informações mais acuradas e abrangentes (para mais operadoras) para os usuários.

O superintendente de competição da Anatel, Abraão Balbino diz que o algoritmo do aplicativo coleta as informações disponibilizadas pelas operadoras e as exibe lado a lado de ordem crescente ou decrescente. De acordo com o executivo:

"O que estamos garantindo para os consumidores é que não há nenhum viés em favor de oferta A ou B."

De acordo com a Anatel, os valores que estiverem no app devem estar em sincronia dentro e fora dele. Ou seja, desta forma as operadoras não poderão encarecer o valor que está no aplicativo por qualquer motivo que seja.

O app Anatel Comparador de Ofertas já está disponível para smartphones Android e iOS (iPhone).

O que achou da iniciativa da Anatel? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!