Segundo a pesquisa da agência de marketing da Omdia, mais da metade dos smartphones lançados neste ano de 2020 terão porta USB-C. A fabricação de conectores USB Type C por ano de 2018 para 2023 irá de 824 milhões para 3,5 bilhões.

De acordo com o relatório da pesquisa citada acima, até o ano de 2020 mais da metade dos dispositivos eletrônicos fabricados possuirão ao menos uma conexão USB-C. Além disto, entre os anos de 2019 e 2024 terá um aumento na taxa de crescimento anual de 30%. É interessante saber que, segundo os especialistas, os conectores USB-C começaram a aparecer em produtos de baixo custo, o que leva a acreditar que o custo para a fabricação caiu e continuará em queda com o passar dos anos.

Alguns produtos da Apple já utilizam USB-C, porem alguns especulam que a empresa pretende banir a porta lightning e USB-C do iPhone para utilizar somente carregamento sem fio. Será que isto irá se tornar uma tendência? Geralmente é o que ocorre depois que a "maçã" passa a utilizar algo "novo" (pouco conhecido ou utilizado).

A meu ver, a tecnologia da porta USB-C é muito útil, e seria um retrocesso substitui-la pelo carregamento sem fio, pois não teremos a mesma qualidade e velocidade durante a carga da bateria. Se as previsões estiverem certas quanto ao carregamento ocorrer exclusivamente sem cabos, creio que será o mesmo tiro no pé que ocorreu com a retirada da entrada para fones de ouvido (P2 ou 3,5mm) do celular.

O que você acha que irá ocorrer daqui para frente com a tecnologia de carregamento de bateria e transmissão de dados? Será tudo sem fio? Com cabos? Ambos? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!