Tive uma bela surpresa com o resultado das câmeras do Redmi Note 9s, sinceramente eu não esperava que a câmera deste aparelho pudesse fazer fotos e vídeos realmente bons. Eu lhes pergunto: Será que é necessário instalar Gcam no Redmi Note 9s?

A Xiaomi tem evoluído bastante em relação a câmeras, os intermediários da fabricante haviam sido deixados de lado e não acompanharam a evolução dos topo de linha, pelo menos não no setor de câmeras. Do Redmi Note 8 pra cá, ou seja, desde o ano passado, isso mudou e eles foram incrementados com mais e melhores lentes.

O que é Gcam?

Gcam é um aplicativo de câmera, criado pelo Google e instalada nativamente nos smartphones da linha Pixel. Foi extraindo destes, que desenvolvedores criaram versões similares para outros smartphones, trazendo os benefícios do HDR aprimorado para a grande maioria de smartphones. Esse HDR aprimorado, faz literalmente milagres com as fotos, abaixo na galeria você pode ver a diferença entre o software nativo e a Gcam trabalhando.

Como funciona o teste de câmera?

Instalamos o aplicativo da Gcam no Redmi Note 9s da Xiaomi, assim comparamos a habilidade de pós-processamento do Google com o software nativo do aparelho. Fizemos o seguinte material:

Câmera frontal:

  • Selfies diurnas
  • Selfies noturnas
  • Vídeo externo (com captura de som)
  • Vídeo interno (com captura de som)

Câmera traseira

  • Fotos diurnas
  • Fotos noturnas
  • Teste de desfoque
  • Teste de HDR
  • Vídeo vertical
  • Vídeo horizontal
  • Vídeo com ultrawide
  • Vídeo 2x zoom digital

Galeria de fotos da Gcam vc Nativa no Redmi Note 9s

Os materiais aqui foram comparados com o app da Gcam também, então, você pode ver no vídeo acima os conteúdos produzidos em vídeo, e abaixo a galeria de fotos comparativa:

Traseira comparativa com ultrawide
Traseira teste HDR
Traseira diurna
Traseira teste HDR
Traseira diurna
Traseira diurna
Traseira comparativo desfoque
Traseira noturna
Traseira noturna
Traseira escura
Traseira objeto ambiente escuro
Selfie diurna
Selfie diurna a favor do sol
Selfie diruna
Selfie noturna ambiente interno
Selfie interna noturna
Selfie noturna, local muito escuro
Selfie noturna a favor da luz
Selfie noturna
Selfie retrato 2
Selfie retrato 3
Frontal diurna

Veredicto

Será que é necessário instalar a Gcam no Redmi Note 9s? Em meus testes, fica comprovado que para a câmera frontal, sim, se faz necessário. O resultado é muito superior. Tanto na questão de nitidez, quanto combinação de cores, alcance dinâmico e também nos recortes de modo retrato. A nativa em modo retrato esquece de aplicar o HDR.

Câmera traseira a Xiaomi fez um ótimo trabalho, não se faz necessário, ainda mais para poder utilizar as lentes ultrawide e macro.

Esse foi o melhor Xiaomi intermediário em termos de câmeras que eu ja testei.

Como instalar a Gcam no Redmi Note 9s

Para começar, você precisa ir até a Google Play e baixar o Gcamator, isso para qualquer smartphone. Ao instalar, abra o aplicativo. Ele vai automaticamente verificar o nível de api da câmera está liberado. A Gcam só funciona com níveis de api liberados acima de 2. Esses níveis são liberados pelas fabricantes, nem todos smartphones tem capacidade de instalar a Gcam por conta destes bloqueios.

Ele encontra para você a câmera e baixa o APK.

Onde comprar Redmi Note 9s