Diferente do que já fazíamos, o novo teste agora vai abordar 16 tipos diferentes de fotos e 8 tipos ou recursos diferentes em vídeos, além de mostrar os diferenciais que alguns smartphones possuem. Já aviso que o vídeo acima é um pouco longo, por mostrar alguns segundos cada um dos itens que vamos abordar, mas garanto que você terá um conteúdo de qualidade, por isso eu peço que inscreva-se em nosso canal do Youtube e marque as notificações para não perder esse material.

Galaxy A70 têm boas câmeras?

Essa é pergunta que vamos responder aqui, para isso vamos dividir os testes em foto e vídeo. Dentro de cada um dos testes ainda vamos trazer imagens feitas com a câmera frontal e também com as câmeras traseiras do aparelho. Bora lá começar então?

Ficha técnica das câmeras do Galaxy A70

Temos no Galaxy A70 o seguinte conjunto de câmeras. A principal com 32MP, abertura f/1.7, tamanho do sensor de 26mm. Um segundo sensor de 8MP, abertura f/2.2 de 12mm utilizado na lente ultra wide, e por fim um sensor de profundidade com 5MP e abertura f/2.2.

Já na câmera frontal contamos com o sensor de 32 MP, abertura f/2.0 de 26mm.

Fotografia no Galaxy A70

A começar pelas fotos, testamos as câmeras com fotos de objetos, paisagens, fotos urbanas, foto com HDR comparada sem HDR, fotos ultrawide, foto noturna, foto em modo retrato, fotos com zoom de 5x, foto macro, que é aquela mais próxima possível do objeto, além obviamente das selfies.

Galeria de fotos diurnas das câmeras traseiras do Galaxy A70

Nessa galeria, apresento diversas fotos, feitas com o sensor principal e também com o ultrawide, são apenas fotos diurnas, para você ver a qualidade máxima que o telefone pode suprir.

Detalhes da nitidez
Detalhes da preguiça
Foto traseira modo retrato
Detalhe de objetos
Detalhe de objetos
Foto Ultrawide
Paisagem urbana
Paisagem urbana Ultrawide
Paisagem urbana ultrawide
Paisagem
Paisagem e cores em dia ensolarado
Macro
Foto macro

Como já mencionei, as fotos em modo diurno, tendem a ter a melhor qualidade possível, em nitidez, claridade e cores. Mas as vezes pode pecar em alguns aspectos, como excesso de nitidez ou mesmo baixo alcance dinâmico. Não é o que acontece no A70, ele realmente fez fotos que você fica surpreso. É certamente as fotos diurnas um ponto forte do aparelho, mesmo com a câmera ultrawide.

Galeria de fotos noturnas das câmeras traseiras do Galaxy A70

Agora você verá todas as fotos da câmera traseira em fotos durante a noite. É aqui que a maioria dos smartphones peca.

Foto normal
Foto modo noturno
Foto mais distante noturna
Mesma foto passando da luz
Foto com luz incidente
UltraWide
normal
Paisagem urbana noturna
UltraWide
normal

Pude notar que nas fotos em modo noturno, onde ela aumenta o tempo de exposição, é muito complicado da imagem não sair tremida. A falta de estabilização ótica peca nesse sentido.

As cores até que ficam saturadas o suficiente, o problema que vi em alguns casos foi a exposição demasiada em algumas cenas, o que acaba aparecendo os pixels queimados e arruinando detalhes da foto. O pós-processamento tenta fazer uma suavização, mas não melhora muito. Sem dúvidas a noite é necessário você utilizar o modo HDR ativo, justamente para evitar esse excesso de exposição.

Como resultado temos fotos que perdem bastante os detalhes onde há pouca luz. Se você for fazer fotos de seus amigos a noite, peça que eles se posicionem abaixo de alguma luz, essa é a melhor tática para a câmera conseguir pegar um bom detalhamento com o foco e evitar aquelas imagens realmente ruins.

Galeria de fotos da câmera frontal do Galaxy A70

Na galeria frontal, mostramos os dois tipos (noturno e diurno) de fotos.

Selfie interna
Selfie interna modo retrato
Selfie bem iluminada
Selfie contra o azul do céu, testando HDR, contraste e cores
Selfie diurna, no pico do sol kkk
Selfie noturna, contra iluminação
Selfie noturna abaixo da iluminação
Selfie noturna, luz muito baixa
Selfie HDR ativo
Selfie sem HDR ativo
Selfie no parque

Agora o que mais me impressionou foi a câmera frontal. Mesmo gravando vídeo (peço que você assista ele, lá tem muito mais exemplos de gravações e teste de áudio), a câmera frontal se saiu muito bem.

É um dos melhores resultados que tive com um smartphone intermediário. Consegue entregar imagens detalhadas, cores equilibradas, com HDR ativo o alcance dinâmico é melhorado e não temos super exposição e diferença de cores exageradas.

De fato não pude notar também aquela suavização extrema que a Samsung aplica na maioria de suas câmeras frontais.

O modo retrato da câmera frontal consegue recortar bem o personagem, não tão bem quanto a traseira que conta com um sensor específico para isso, mas funciona bem.

Para selfies noturnas, novamente a dica é tirar foto onde o ambiente está bem iluminado, diferente da câmera traseira, a selfie geralmente o foco está muito próximo, então os detalhes da pessoa ficam bem evidentes, ainda assim queimando poucos pixels no fundo, mas irrelevante quando o personagem está focado.

Vídeos do Galaxy A70

Nos vídeos, eu peço você que assista acima o vídeo completo para ver o que eu vou mencionar aqui. A começar pela câmera traseira, temos duas lentes, com opção de gravação em 4K na principal, e fullhd na ultra wide.

Estabilização de imagem

Ambas com estabilização eletrônica, porém a principal funcionando apenas quando gravado em fullhd. A estabilização funciona bem, porém, o vídeo em fullhd no A70 perde muita qualidade. O smartphone grava a imagem cropada (cortada) para estabilizar os cantos, aplica efeito de suavização em tudo, tirando nitidez. Não curti essa ideia, principalmente se você gravar com o celular na mão.

Na câmera frontal essa estabilização fica menos evidente e a nitidez e qualidade de imagem são muito melhores que a câmera principal.

4K

A gravação 4K é muito boa, quando o smartphone estiver estável. Colocamos ele no tripé do estúdio, com luz que gravamos nossos vídeos, a qualidade de saída do A70 foi muito boa, poderíamos facilmente utilizar ele para fazer as gravações de apresentações. Não funciona bem para gravar detalhes de produtos ou locais onde tem pouca luz.

A imagem também fica toda tremida se gravar na mão. Portanto, evite ou compre um estabilizador de imagem (gimbal).

Veredicto

Câmeras do Galaxy A70
Câmeras do Galaxy A70

Meu veredicto das câmeras do A70 mostram um aparelho muito bom para selfies e gravações com a câmera frontal. Deixando a desejar em fotos noturnas com a câmera traseira. A ultra wide funciona com luz, ou pontos onde há luz. O uso do HDR se faz necessário sempre. É certamente o conjunto de câmeras um dos pontos fortes do aparelho.

Onde comprar o Galaxy A70:

E você, o que achou do nosso teste de câmeras novo? Gostou do resultado que apresentamos aqui, são testes reais, feitos como se você tivesse o produto em mãos. A ideia aqui é essa, mostrar o resultado para você poder decidir se a compra é válida.