Com o anúncio do dos processadores ARM Cortex A78 e o Cortex X1, o chipset de última geração da Qualcomm emergiu. De acordo com relatos recentes, a próxima geração do SoC da Qualcomm se chamará Snapdragon 875. Sabe-se também que o chip contará com a combinação do Cortex C1 Super Core com o Cortex A78 (a Samsung também tem planos de implementar da mesma forma os processadores em seu chipset Exynos topo de linha).

No chipset Snapdragon 855 a Qualcomm utilizou uma arquitetura de cluster triplo "1+3+4". Esta arquitetura consiste em um super núcleo + três núcleos grandes + quatro núcleos voltados para eficiência energética. O Snapdragon 865, por exemplo, é formado por 1 núcleo de alta-frequência Cortex A77 + 3 Cortex A77 + 4 núcleos Cortex A55 focados em eficiência energética.

Agora a Qualcomm introduzirá o Snapdragon 875 com um processador Cortex X1 que possui um verdadeiro super núcleo, que proporcionará um desempenho 30% superior comparado ao Cortex A77. Já em relação ao Cortex A78, o Cortex X1 possui uma capacidade de processamento 23% superior, além de possuir o dobro da capacidade de deep learning.

Como já era de se esperar, o novo chipset, Qualcomm Snapdragon 875, será apresentado no quarto trimestre deste ano. Havia rumores de que o SoC chegaria antes, porém, devido a pandemia, não se sabe ao certo quando ele chegará.

Sem dúvida alguma de que o chipset Qualcomm Snapdragon 875 será utilizado como padrão para praticamente todos os celulares Android topo de linha no ano de 2021. É muito provável que a Xiaomi tenha intenções de ser a primeira a utilizar o novo SoC da Qualcomm. Entretanto, ao que parece, a empresa está de olho nos chips Dimensity 5G da Mediatek. Porém, é muito pouco provável que a Mediatek ameace os processadores da Qualcomm.

O que você achou do novo chip que chegaram aos smartphones flagship no ano que vem? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!