O Honor X10 foi desenvolvido e anunciado como um smartphone destinado a popularizar ainda mais os smartphones 5G. O smartphone foi anunciado por 1899 yuan (cerca de US$268).

Com esse preço, o Honor X10 é o smartphone 5G mais barato da Huawei e, se a Huawei pode trazer um smartphone 5G tão barato, não demorará muito para que outros smartphones 5G comecem a aparecer no mercado.

Após o evento de lançamento, o Presidente de Honra, Zhao Ming, em entrevista respondeu quando perguntado se a Honor consideraria o processador MediaTek 5G da MediaTek, nos próximos dispositivos, ele deu uma resposta positiva.

Segundo ele, a MediaTek é parceira das várias linhas de produtos da Honor desde os primeiros anos até agora. Além disso, ele disse que Honor está usando chips MediaTek.

"Nossa estratégia sempre foi assim, também cooperaremos com os processadores 5G da MediaTek no futuro e a MediaTek sempre foi uma grande parceira… Queremos garantir que utilizemos plataformas diferentes e experimentemos produtos melhores do que nossos amigos. No futuro, devemos cooperar em várias plataformas".

Atualmente, a linha de processadores da MediaTek com tecnologia 5G atualmente incluem a recente série Dimensity, com os Dimensity 1000L, Dimensity 1000, Dimensity 1000+ e o Dimensity 820.

Não está claro qual a Honor escolherá. No entanto, mesmo que a Honor opte por usar os processadores 5G da MediaTek, provavelmente não ajudará a MediaTek a expandir sua participação de mercado.

Com os chips Kirin da Huawei ameaçados, a empresa precisará procurar alternativas viáveis. O MediaTek possui processadores 5G muito bons e competitivos. Portanto, não será uma surpresa se a Huawei optar por usar alguns de seus processadores.

O smartphone do momento ainda é o Honor X10, que vem com 9 faixas de frequência 5G. Este é o primeiro smartphone a usar tantas bandas de 5G. Segundo o fabricante chinês, nos próximos dois ou três anos, não encontraremos muitos smartphones com tantas faixas de frequência assim.

O Honor X10 traz processador Kirin 820 5G, tem versões com 6GB de memória RAM com 64GB e 128GB de armazenamento e, também, 8GB de memória RAM com 128GB de armazenamento interno e tela de 6,63 polegadas, FullHD+ com taxa de atualização de 90Hz.

O conjunto de câmeras é triplo, com uma câmera principal de 40 megapixels f/1.8, uma outra de 8 megapixels f/2.4 grande angular e uma terceira câmera de 2 megapixels para medição de profundidade.

A câmera frontal do Honor X10 é pop-up e possui 16 megapixels f/2.2. O smartphone traz 4.300 mAh de bateria compatível com carregamento rápido de 22.5W, além disso permite carregamento reverso.