Que tal gravar vídeos em 4K e até 8K sem ocupar muito espaço em seu smartphone?

Samsung, Huawei e Qualcomm unem forças para promover um novo codec que ajudará os vídeos gravados no celular a ocupar menos espaço.

Que tal gravar vídeos em 4K e até 8K sem ocupar muito espaço em seu smartphone?

Os vídeos 8K já são uma realidade para dispositivos Android, existem smartphones que já possuem essa capacidade.

Os resultados desses tipos de vídeos são muito bons, embora as fabricantes estejam encontrando vários problemas ao longo do caminho. O padrão em uso atualmente é o codec de vídeo de alta eficiência (HEVC).

Embora hajam smartphones compatíveis com padrão HEVC, esse padrão apresenta vários problemas.

Isso que fez com que Samsung, Huawei e Qualcomm unissem forças para lançar um novo codec, chamado MPEG-5 EVC (Essential Video Coding), que será usado para os formatos de vídeos 4K, 8K e outros tipos de vídeos que gravamos com nossos smartphones.

O que é um codec

O codec é um código que executa sua função quando solicitado pelo sistema operacional ou por software específico. Este código converte sinais digitais de áudio e vídeo em um formato que possa ser reproduzido.

Ou seja, ele codifica e compacta os dados de um arquivo para que sua transferência seja mais rápida e ocupe menos espaço. Ao reproduzir o arquivo, ele é descompactado.

Um Codec é responsável por comprimir e descomprimir informações sem que a qualidade seja comprometida

Um codec, portanto, executa duas funções: comprimir e descomprimir. Compacte o arquivo primeiro para facilitar a transferência e descompacte-o para fornecer todos os dados para esse arquivo. No campo do vídeo é de grande importância, pois deve ser capaz de comprimir sem perda de qualidade em sua reprodução.

O atual codec de vídeo de alta eficiência (HEVC), que existem desde 2017, promete reduzir o tamanho deste vídeo, oferecendo boa qualidade de reprodução. Isso é importante agora que a gravação de vídeo 4K é bastante comum e agora com a chegada do 8K, mais ainda. Embora esse codec enfrente um grande problema, foi o que fez marcas como Samsung ou Huawei procurarem alternativas.

Licenças ou patentes são o principal problema da HEVC, pois existem três grupos diferentes de patentes, o que torna caro o uso desse padrão em smartphones ou processadores, uma vez que os chips Qualcomm o suportam. MPEG-5 EVC (Essential Video Coding) é o codec que Samsung, Huawei e Qualcomm procuram promover.

O MPEG-5 EVC é um codec que será isento de royalties em sua versão base, que será um aspecto essencial para sua adoção pela indústria, embora haja uma versão paga, com algumas melhorias adicionais.

Além disso, as três marcas alegam que oferecerão termos justos, razoáveis ​​e não discriminatórios para suas respectivas reivindicações essenciais de patentes que cobrem esse padrão.

Vídeos passarão a ocupar menos espaço

O MPEG-5 não nasceu apenas como uma alternativa aos problemas de licenciamento e preço da HEVC. Ele vem com duas licenças: uma base na qual você não precisa pagar royalties e um perfil principal que será pago, mas que oferecerá uma série de vantagens importantes. São essas vantagens sobre o HEVC que fazem com que marcas como Samsung ou Qualcomm promovam esse formato.

Como oferece maior eficiência de compactação e ferramentas de compactação, o que significa que os vídeos ocupam menos espaço no celular, sem perder a qualidade.

Considerando que os vídeos 8K ocupam muito espaço no celular, é uma grande melhoria, que ajudaria o MPEG-5 a se tornar o padrão 8K por excelência. Resta ver se isso se tornará uma opção do setor, deixando o HEVC para trás.

Acer Nitro 5: Não compre sem ver esse vídeo!

Comentários
Minha foto
Insira um comentário