O suporte de software do Galaxy S8 e S8+, lançados em 2017, pode ser encerrado em breve pela Samsung. Isso porque a empresa acaba de inseri-los no calendário de atualizações de segurança trimestrais, removendo da lista que liberava correções do Android mensalmente.

No momento, os proprietários do Galaxy S8 e S8+ estão no patch de segurança de abril, que foi liberado pela Samsung no final de março. Porém, agora que ambos fazem parte de outro cronograma, o próximo update será disponibilizado apenas em julho. Com essa decisão, a gigante sul-coreana deve focar sua atenção em modelos mais recentes.

Se pararmos para pensar, a medida adotada pela Samsung não chegar a ser uma surpresa, afinal, ela já cumpriu a promessa de duas grandes atualizações do Android, mantendo apenas correções de segurança que agora passam a ser trimestrais, sugerindo que o suporte não deve demorar muito para ser encerrado, possivelmente este ano.

Vale lembrar que a política da gigante sul-coreana é bem semelhante a de outras fabricantes que usam o sistema operacional móvel do Google. Os próprios Pixels, por exemplo, só recebem duas grandes atualizações do Android e três anos de pacotes de segurança.

Apesar do Galaxy S8+ ter sido lançado em 2017, ele ainda continua sendo bastante elogiado por muitos fãs da Samsung, muito em parte devido ao seu belíssimo design. Claro, este modelo não entrega tecnologias mais recentes ou câmeras de alta resolução, mas ainda pode ser uma opção interessante no mercado de usados.

Especificações do Galaxy S8+:

Este smartphone possui uma tela Super AMOLED de 6,2" com resolução de 2960 x 1440 pixels, aspecto 18,5:9, HDR10 e vidro com proteção Gorilla Glass 5.

Por dentro, temos o processador Snapdragon 835 ou Exynos 8895, dependendo do mercado, aliado a 4GB ou 6GB de RAM e 64GB ou 128GB de armazamento interno, expansível via microSD.

No departamento de câmeras, existe apenas um único sensor na traseira de 12MP com abertura f/1.7, enquanto que o frontal soma 8MP com a mesma abertura.

Para manter o Galaxy S8+ ligado, a Samsung inseriu uma bateria de 3.500 mAh com carregamento rápido de 15W. Como recurso de segurança, há um leitor de digitais na traseira.

Samsung Galaxy S8 Plus - Veja aqui a ficha técnica completa